Meteored - Equipe Internacional

Como todo projeto importante, Meteored é possível graças a grande equipe humana que há por trás. Nossos Físicos, Meteorologistas, Engenheiros, Designers, Jornalistas, Editores, etc. trabalham cada dia em busca do melhoramento dos nossos produtos e serviços, para que sejam da melhor qualidade, assim como criando outros novos, de maneira que sigamos sendo uma referência na linha de frente da meteorologia.

HeadQuarters

A sede principal de Meteored, encontra-se na Espanha. Aqui está a direção e a maioria da nossa equipe técnica, na frente do I+D+I em meteorologia. É uma equipe jovem, porém com experiência e frescura. Apresentamos-lhe:

Francisco Javier López Martínez - Chief Executive Officer (CEO)

Francisco Javier López Martínez

Chief Executive Officer (CEO)

Economista de formação, informático amador e amante da meteorologia, co-fundador de Meteored lá pelo ano 2000. Javier coordena a equipe e recursos de Meteored, com o objetivo de melhorar os serviços meteorológicos futuros.

Juan José Martínez Serrano - Direção – Fundador

Juan José Martínez Serrano

Direção – Fundador

Licenciado em Geologia pela Universidade de Granada, revelou a sua paixão pela meteorologia quando ainda era criança. Co-fundador da Meteored no ano 2000, fez do seu entusiasmo um meio de vida. Seu trabalho, desde a direção é diversificado, sempre melhorando Meteored em todo o seu conjunto.

Adrián Martínez Navarro - Chief Operating Officer (COO)

Adrián Martínez Navarro

Chief Operating Officer (COO)

Ligado a Meteored de forma tangível desde 2008, informático de vocação e amante da Engenharia de Software, Adrián atualmente forma parte da coluna vertebral das operações de empresas a nível estratégico de negócios e produtos, sempre impulsando o desenvolvimento desde a visão compartilhada de equipe.

José Antonio Jiménez Pérez - Chief Technology Officer (CTO)

José Antonio Jiménez Pérez

Chief Technology Officer (CTO)

Apaixonado pela informática desde a infância, com a vista sempre fixada no amanhã, natural de Huercal-Overa de Almeria e estabelecido no mesmo berço de Meteored, se juntou à família em 2010, passando posteriormente a formar parte do sistema nervoso central da empresa, sempre em busca da otimização de recursos e investigando novas tecnologias que permitem a expansão do modelo de negócio ao infinito e além.

Marcos Molina Cano - Coordenador do Departamento de Meteorologia

Marcos Molina Cano

Coordenador do Departamento de Meteorologia

Marcos se juntou a Meteored em 2015 e desde então desempenha o trabalho de coordenador do Departamento de Meteorologia, melhorando e desenvolvendo novos produtos baseados em dados de modelos meteorológicos, satélites e radares. É físico, licenciado pela Universidade de Múrcia e um amante da meteorologia e da informática.

Juan Sánchez Segura - Desenvolvedor de aplicações

Juan Sánchez Segura

Desenvolvedor de aplicações

Juan é engenheiro informático e durante anos trabalhou em projetos de modelamento de qualidade do ar para a Região de Murcia, junto ao departamento de física da UMU. A partir daí, pouco a pouco se tornou amador pelo mundo da meteorologia e dos modelos. Se juntou a Meteored no início de 2018 e atualmente é o segundo a bordo no Departamento de Meteorologia.

Raquel Lorente Plazas - Meteorologista

Raquel Lorente Plazas

Meteorologista

Doutora em Física pela Universidade de Múrcia e máster em meteorologia pela Universidade de Granada, é especialista em modelos atmosféricos. Raquel foi investigadora na Universidade de Notre Dame, na Universidade de Washington e no National Center for Atmospheric Research de EEUU. Em 2019, se incorporou na Meteored através das becas Torres Quevedo com o projeto ESTUMETEO, cujo objetivo é a validação e o melhoramento das previsões centradas nas necessidades dos nossos usuários.

Laura Palacios Peña - Meteorologista

Laura Palacios Peña

Meteorologista

Doutora em Ciências Atmosféricas pela Universidade de Murcia, mestre em Meteorologia e Geofísica pela Universidade de Granada e graduada em Ciências Ambientais. Sua especialidade são modelos meteorológica e qualidade do ar. Já trabalhou como pesquisadora visitante na Oxford University (UK) e no Pacific Northwest National Laboratory (PNNL, EUA). Está no departamento de Meteorologia da Meteored desde 2020.

Lydia Gascó Ayala - Full stack Developer

Lydia Gascó Ayala

Full stack Developer

Nasceu em Castellón e cedo voltou as suas origens nas terras de Múrcia, onde Meteored chegou na sua vida através de uma grande coincidência, formando parte dela em 2009. Junto a Meteored aprendeu, cresceu e formou-se em algo que sem saber, se apaixonou. Ama estar com a família, viajar e, sempre que pode, foge para escutar o som do mar.

Isabel Martínez López - Desenvolvedora Web e Country Manager

Isabel Martínez López

Desenvolvedora Web e Country Manager

Licenciada em informática pela Université Claude Bernard - Lyon e francesa de nascimento, Isabel se juntou a Meteored em 2013. Especialista em desenvolvimento Web, sua versatilidade a levou a coordenar os country manager de Meteored além de ser ela mesma Country Manager de Tameteo.com.

Cati Pelegrín González - Coordenadora Web e SEO

Cati Pelegrín González

Coordenadora Web e SEO

Engenheira informática e Master em SEO, Cati se juntou a Meteored em 2014 como desenvolvedora web. Atualmente é responsável pelas tarefas de publicidade, Otimização de Posicionamento em Buscadores, e além disso, coordena a equipe web. Inconformista e detalhista, proporciona para a sua equipe experiência, responsabilidade e um toque femenino.

Juan Carlos Martínez Expósito - Desenvolvedor web

Juan Carlos Martínez Expósito

Desenvolvedor web

Graduado em Engenharia informática e um grande amante do mundo da engenharia de software. Atualmente forma parte da equipe de desenvolvimento web e serviços, proporcionando a equipe seu conhecimento e experiência em tecnologias web no processo de engenharia e desenvolvimento dos produtos da Meteored.

Juan Pedrosa Pérez - Desenvolvedor web

Juan Pedrosa Pérez

Desenvolvedor web

Engenheiro informático de profissão e por vocação. Juan adora aprender novas ideias que vão surgindo no mundo do desenvolvimento de software. Após uns anos no mundo da consultoria, desembarcou na Meteored em 2017, onde foi evoluindo e absorvendo conceitos do mundo da meteorologia.

Juan Diego González Ramos - Desenvolvedor web

Juan Diego González Ramos

Desenvolvedor web

Recentemente graduado em Engenharia Informática, entrou na Meteored com toda a força para continuar aprendendo e avançando. Faz parte da equipe como apoio no Departamento de Geolocalização e desde esse momento está viciado em meteorologia. Sua grande motivação é continuar trabalhando para que ninguém fique sem a previsão meteorológica mais precisa em suas cidades.

Diego Jesús Ramos Rodríguez - Desenvolvedor web

Diego Jesús Ramos Rodríguez

Desenvolvedor web

Nascido em Vera, Almeria, Diego sempre percebeu que seu futuro estaria ligado ao mundo da informática. Por isso, após se graduar em engenharia informática pela Universidade de Granada decidiu se envolver no projeto da Meteored para continuar sua formação como desenvolvedor web. O resto ainda está por se escrever...

Francisco Javier García Sánchez - Desenvolvedor web

Francisco Javier García Sánchez

Desenvolvedor web

Engenheiro em informática. Ligado ao mundo da web desde o início da Internet. Especialista em desenvolvimento Web. Junta-se à Meteored em 2020 para continuar trabalhando e inovar muitos projetos. Apaixonado por animais, mar, esportes e família.

Fernando Jesús Fernández Valero - Desenvolvedor web

Fernando Jesús Fernández Valero

Desenvolvedor web

Engenheiro Técnico em Sistemas Informáticos pela Universidade de Almería, juntou-se à equipe da Meteored em 2015. Atualmente faz parte do departamento de desenvolvimento web onde é responsável por encontrar soluções que facilitem a interação do usuário com nossos serviços.

Belinda González Haro - Desenvolvedora web

Belinda González Haro

Desenvolvedora web

Engenheira da Computação pela Universidade de Granada. Ingressou na equipa Meteored em 2020 onde decidiu iniciar a sua carreira profissional em um ambiente onde prevalece a inovação para continuar a formar e lidar com as tecnologias mais recentes.

Pedro Marín Álvarez - Coordenador Apps

Pedro Marín Álvarez

Coordenador Apps

Forma parte da família Meteored desde 2013. Engenheiro Técnico em Informática pela Universidade de Granada. Viciado em android verde desde 2011. Defensor incessante do Clean Code e dos algoritmos eficientes. Fazendo o possível para estar sempre informado no design de interfaces. Comprometido em melhorar a acessibilidade e a experiência de usuário.

José Miguel Pérez Caballero - Coordenador iOS Apps

José Miguel Pérez Caballero

Coordenador iOS Apps

Engenheiro informático, em Meteored desde 2013 está no comando dos apps de iOS. Tudo começou quando ainda era criança com um Spectrum. A informática, e em concreto a programação se converteu em hobby. Na universidade teve seu primeiro iMAC, onde virou fã. Proporciona a equipe experiência no desenvolvimento de plataformas iOS, Swift e diversão.

Alejandro Vicente Millán - Desenvolvedor mobile

Alejandro Vicente Millán

Desenvolvedor mobile

Alejandro, graduado em engenharia informática com menção em Engenharia de Software pela Universidade de Almeria e especializado em desenvolvimento de aplicativos para dispositivos mobile, está desde 2016 trabalhando no departamento de aplicativos de Meteored, anteriormente como desenvolvedor Android e atualmente como desenvolvedor iOS.

Rocío Martínez Costa - Desenvolvedora Android

Rocío Martínez Costa

Desenvolvedora Android

Graduada em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Miguel Hernández de Elche. Apaixonada por desenvolvimento de software e novas tecnologias, ingressou na equipe multidisciplinar da Meteored em 2013. Atualmente trabalha como desenvolvedora na equipe Android, trazendo seu conhecimento de engenharia de software, imaginação e experiência para agregar novas funcionalidades e aprimorar as existentes.

Equipe de editores internacionais

Meteored, conta com uma equipe de editores internacionais, situada em vários países do mundo. Nossos especialistas em meteorologia,chefes de redação e suas equipes, contam-nos toda a atualidade relacionada com o tempo em diferentes países e idiomas.

Edição Brasil

Tiago Robles

Tiago Robles

Editor Chefe

Meteorologista formado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, integrando posteriormente o grupo de meteorologistas da SOMAR Meteorologia, trabalhando com previsão do tempo e de clima com ênfase nos setores energético e agrícola, e na difusão em mídias.Apaixonado pela meteorologia e pela interação com a biosfera, Tiago se especializou ainda mais na área de clima voltada para a agricultura, se tornando mestre em meteorologia pela Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul e integrando o Grupo de Pesquisa em Clima na mesma instituição, participando e elaborando discussões climáticas para o Brasil.Em 2018, passou a fazer parte de nossa equipe como Redator Chefe da Meteored para o site tempo.com e continuou trabalhando com previsão de tempo e clima como Meteorologista e Consultor para a Oráculo Meteorologia.

Paola Bueno

Paola Bueno

Meteorologista

Meteorologista formada pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, onde também adquiriu seu título de Mestra em Ciências, em 2018, e atualmente realiza seu doutorado em Meteorologia.Em seus anos de experiência em Meteorologia Paola Bueno adquiriu amplo conhecimento na área computacional, análise de dados e na elaboração de previsões de tempo e clima, colaborando com os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos Climáticos do IAG/USP. Uma profissional sempre engajada e determinada no desenvolvimento de novas pesquisas e produtos meteorológicos que contribuam diretamente para o avanço da ciência no Brasil, a preservação ambiental e para a sociedade em geral.“Desde pequena sempre fui uma observadora atenta do céu, sempre curiosa em entender o que ele queria nos dizer. Hoje minha profissão me permite entender cada movimento das nuvens e ainda me permite passar todo esse conhecimento adiante, o que faz essa profissão ser ainda mais gratificante!"

Davi Moura

Davi Moura

Meteorologista

Bacharel em meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas em 2014 e mestre pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em 2016. Atualmente, Davi Moura é doutorando pelo mesmo instituto com período sanduíche pelo Max Planck-Institute Für Meteorologie, na Alemanha.Atua no desenvolvimento de uma parametrização de descargas elétricas atmosféricas com efeitos na microfísica das nuvens de tempestades e na química da atmosfera. Criador e administrador do Tempo e Clima Brasil que tem por objetivo divulgar conteúdos científicos relevantes para alunos, professores e interessados em geociências.Aprecia a meteorologia pelos desafios científicos e pela multidisciplinaridade envolvida. O tempo e o clima do nosso planeta ajudaram a escrever a história da vida na terra. Nós, seres humanos, criamos cada vez mais dependência das informações das condições atmosféricas para o transporte, cultivo, guerras, logística, saúde, dentre outras. Estudar esta fina camada gasosa que nos mantém vivos é extremamente fascinante.

Carolina Barnez

Carolina Barnez

Oceanógrafa

Bacharel e Mestra em oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e Doutora em meteorologia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Carolina Barnez tem experiência com educação ambiental para crianças e jovens em diversos assuntos relacionados à biologia, sustentabilidade e ciências da Terra.Especialista na interação oceano-atmosfera, principalmente no impacto dessa interação no clima da Terra, hoje é pesquisadora no Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica do Instituto Superior Técnico em Lisboa, Portugal. Trabalha principalmente com ciclones extratropicais, seus impactos nos oceanos, no sistema climático e os efeitos das mudanças climáticas nesses sistemas.É uma grande entusiasta das ciências e tecnologias. Acredita que a divulgação científica é essencial para a valorização da ciência na sociedade é imprescindível para termos uma sociedade melhor informada e com liberdade de escolha e opinião.

Matheus Manente

Matheus Manente

Meteorologista

Meteorologista formado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), trabalhou como meteorologista na Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (FUNDESPA) e como pesquisador na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).Matheus Manente foi também um dos sócios fundadores da Oráculo Meteorologia, onde desenvolveu serviços, prestou consultoria meteorológica para grandes empresas e desenvolveu um aplicativo agrometeorológico com previsões de curto, médio e longo prazo focado em produtores rurais.Além da meteorologia, Matheus também possui uma carreira em música e, em 2020, passou a integrar a equipe da Meteored como redator para o site tempo.com.

Bruno César Capucin

Bruno César Capucin

Meteorologista

Formado em engenharia mecatrônica pela Universidade Paulista e trabalhando na indústria, se deparou com um sonho do passado de querer estudar Meteorologia. Foi então no ano de 2015 que Bruno César ingressou na Universidade Estadual Paulista, onde se formou meteorologista em 2018. Durante os anos da graduação, pode compreender a complexidade dos fenômenos atmosféricos e obteve diversas experiências com a meteorologia sinótica, dinâmica e climatologia.Desenvolveu uma grande paixão pela arte em prever o tempo e o clima. Atualmente faço parte do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Itajubá e mantém um blog pessoal intitulado Tempo Online no Facebook.

Amanda Souza

Amanda Souza

Meteorologista

Amanda Souza é uma profissional brasileira que assume o posto de redatora na Meteored Brasil. Meteorologista formada desde 2017 pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) traz para a equipe sua experiência com a previsão do tempo de curto, médio e longo prazo. Na vida acadêmica buscou aprimorar seus conhecimentos em Meteorologia Sinótica, fez iniciação científica junto ao Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), sendo premiada no Congresso Nacional de Meteorologia com o trabalho “Caracterização de Sistemas Frontais em Latitudes Tropicais e Subtropicais da América do Sul”.Na carreira foi além da sinótica e buscou maiores conhecimentos na agricultura, ou seja, como o tempo e o clima poderiam afetar positiva ou negativamente o produtor rural e as diversas culturas no país. Além de uma meteorologista analítica que a fez assumir o cargo de coordenadora da equipe de previsores da Somar Meteorologia, Amanda se mostrou uma grande comunicadora e pôde explorar a mídia através de emissoras nacionais importantes, onde levava boletins com a previsão do tempo na TV e no rádio diariamente.

Amanda Balbino

Amanda Balbino

Meteorologista

Meteorologista formada pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Amanda Balbino trabalhou na área de agrometeorologia relacionando os efeitos das condições meteorológicas no ciclo das principais culturas agrícolas do país.Durante sua experiência como meteorologista na agricultura, auxiliava no planejamento de atividades agrícolas, através de análises de dados meteorológicos históricos, além das análises de previsão do tempo local e de tendências climáticas para várias regiões. Atualmente, possui um programa na rádio comunitária de Maria da Fé – MG, onde fala sobre a previsão do tempo para o município e também sobre condições meteorológicas previstas para toda região do sul do estado de Minas Gerais.O que a motiva ir além é contribuir de algum modo com a sociedade através da meteorologia. Levando informações que agreguem no dia-a-dia das pessoas e que as ajudem na transformação de hábitos.

Rafaela Freitas

Rafaela Freitas

Redação

Piter Scheuer

Piter Scheuer

Redação

Amante da meteorologia desde a infância, venho há muitos anos pesquisando e tentando entender tudo que se passa na troposfera terrestre, desde a formação de uma nuvem até um furacão. Minha paixão pela previsão do tempo e observação meteorológica me levaram a fazer o curso técnico de meteorologia no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e em seguida a graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Edição Espanha

José Antonio Maldonado

José Antonio Maldonado

Diretor de Meteorologia

José Antonio Maldonado estudou Ciências Físicas na Universidade de Sevilla e possui uma vasta experiência profissional de mais de 50 anos na área da meteorologia.Depois de dar aulas como professor do ensino médio, no ano de 1970 ingressou, por oposição, no Corpo Facultativo de Meteorologistas, atualmente denominado Corpo Superior de Meteorologistas do Estado. Pouco depois, inscreveu-se no Instituto Nacional de Meteorologia (atual AEMET) e em 1986, ingressou na Televisão Espanhola como Chefe da Área de Meteorologia, cargo que desempenhou durante mais de 20 anos. Aí se encarregou da direção do programa “El Tiempo”, participando nos diversos noticiários e cuidando da formação dos jornalistas que ingressassem no departamento. Ao mesmo tempo, foi colaborador do jornal ABC durante 22 anos e do ‘Cinco Días’ durante uma década.Presidente Honorário da Associação Meteorológica da Espanha (AME), Maldonado é, também, membro do Conselho de Administração da AEMET e medalha de ouro da Província de Sevilha 2010. Além disso, em sua trajetória recebeu muitos outros prêmios, como o “Prêmio Científico“ no Festival Internacional Meteo de Issy les Moulineaux, o “TP de Ouro” e o prêmio “Melhor Apresentador Europeu do Tempo 2006”, pela EMS (European Meteorological Society).Nos últimos anos, a vida profissional de José Antonio passou pela internet, ingressando a nosso projeto em junho de 2019 como Diretor de Meteorologia da Meteored.

Juan José Villena

Juan José Villena

Redator Chefe

Formado em Jornalismo e Comunicação Audiovisual pela Universidade CEU Cardenal Herrera em 2009, Juanjo Villena possui ampla formação em meteorologia, por meio de cursos como ‘Um clima que muda’ ou ‘Mudanças climáticas e gestão sustentável dos recursos territoriais’, ambos do Laboratório de Climatologia da Universidade de Alicante.Apaixonado por meteorologia desde pequeno, Juanjo é especialista em comunicação meteorológica e ambiental, e possui uma vasta experiência em mídias, onde atua desde 2007. Começou no grupo Vocento através da Las Provincias TV, como editor e designer do programa ‘Meteo’. Foi preditor em várias rádios locais e apresentador do tempo na delegação valenciana de TVE. Ocupou o cargo de Administrador e Diretor da Meteovisión, até que em 2017 se juntou à nossa equipe, como Redator Chefe da Meteored. Atualmente, colabora com ‘Onda Cero’ e o jornal ‘Levante’, entre outros.Além disso, é organizador e palestrante de eventos de divulgação meteorológica e climática como os realizados em Beniarrés desde 2013. Paralelamente, declara-se um caçador de tempestades e fotógrafo (Prêmio Cidade de Manises 2010).

Francisco Martín León

Francisco Martín León

Coordenador da RAM

José Miguel Viñas

José Miguel Viñas

Meteorologista

Após cursar a licenciatura em Ciências Físicas na Universidade Complutense de Madrid, José Miguel Viñas levou seu trabalho profissional para o ramo da comunicação e divulgação meteorológica em diferentes meios de comunicação. Trabalhou como ‘homem do tempo’ na Antena 3 Televisão, entre 1999 e 2003, e posteriormente começou a colaborar no programa da Rádio Nacional da Espanha “No es un día cualquiera”, com Pepa Fernández, onde passou 15 temporadas (2004-2019). Sua seção “El tiempo del tiempo” foi premiada com a Menção Honrosa na edição de 2006 do concurso “Ciência em Ação”. Também dirigiu e apresentou o programa de rádio “Os quatro elementos”, na CMMedia durante os anos 2017-2018.Atualmente, combina seu trabalho como meteorologista da Meteored com colaborações na RNE (“De Pe a Pa”), na La 2 da TVE (“A aventura do saber” e “Órbita Laika”) e outros meios de comunicação.É um dos fundadores da ACOMET e atualmente é membro da Junta Diretiva da AECC (Associação Espanhola de Comunicação Científica). Também participou da Campanha Antártica Espanhola 2017-2018. Desde 2013 é consultor da Organização Meteorológica Mundial. Faz palestras regularmente e escreveu 7 livros, o último dos quais é “Conhecer a Meteorologia. Dicionário ilustrado do tempo e clima” (Alianza Editorial, 2019). Em seu website pessoal (divulgameteo.es) você poderá encontrar mais informações meteorológicas.

Samuel Biener

Samuel Biener

Redator e Editor Audiovisual

Graduado em Geografia e Planejamento Territorial em 2016 e Mestre em Planejamento e Gestão de Riscos Naturais em 2017, ambos pela Universidade de Alicante. Samuel possui uma amplia formação em aspectos relacionados à Geografia e nos riscos de origem atmosférica, com participação em diversos congressos e eventosorganizados por órgãos de investigação ou entidades públicas.Seu amor pela meteorologia está ligado aos fenômenos meteorológicos extremos tão típicos do Mediterrâneo. Atualmente, Samuel se especializou na área de Climatologia e na divulgação dos efeitos das mudanças climáticas na bacia do Mediterrâneo. Possui uma ampla trajetória como pesquisador e divulgador no Laboratório de Climatologia da UA, vinculado ao Instituto Interuniversitário de Geografia. Foi treinador no Gabinete de História Natural de Madrid, para a preparação dos exames competitivos de observador meteorológico da AEMET. Também colabora com vários meios de comunicação locais e regionais, e desembarcou na Meteored em 2019 como redator e editor audiovisual.Tem participado em diversos congressos sobre meteorologia e climatologia como orador, e tem publicado artigos em revistas especializadas de prestígio nacional e internacional, focando em aspectos relacionados com a Geografia, riscos atmosféricos e mudanças climáticas no Mediterrâneo. Membro da Associação de Geógrafos Espanhóis e da Associação Meteorológica do Sudeste.

Marc Redondo

Marc Redondo

Redator

Graduado em Jornalismo pela Universidade Européia de Madrid, possui Mestrado Universitário em Comunicação Social da Investigação Científica na Universidade Internacional de Valencia, um Mestrado em Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável no Instituto de Investigações Sociológicas e um Mestrado Executivo em Administração e Direção de Aeroportos e companhias aéreas na Vértice Business School. Atualmente é Doutorando em Informação e Comunicação na Universidade de Barcelona.Desde 2001 exerce o cargo de meteorologista em meios de comunicação. Apresentou as crônicas do tempo em diversas rádios catalanas e de Andorra, como son Radio Estudi Esplugues, Ràdio Despí, Ràdio Berga, Ràdio Principat e Ràdio Seu. Na televisão, estreou em 2005 no Canal Méteo. Desde 2007 apresenta o tempo no La Sexta, com uma pequena licença de três anos na 13TV em 2014. Em 2013 dirigiu um projeto para a televisão pública da Arábia Saudita. Também escreveu artigos em revistas como Altaïr e Skipper.É membro da Associação de Comunicadores de Meteorologia (ACOMET) e da Associação Catalana de Observadores Meteorológicos, de Cataluña (ACOM).

Fernando Llorente

Fernando Llorente

Redator e Observador AEMET

Fernando Llorente Martínez estudou Física do Ar na faculdade de C.C. Físicas da Universidade Complutense de Madrid e foi aprovado ao Corpo de Observadores do Estado em 1989, quando a meteorologia na Espanha estava a cargo do Instituto Nacional de Meteorologia.Inscrito no Observatório Meteorológico da base aérea de Villafría, em Burgos, entre 1990 e 1992, publicou inúmeros artigos de Meteorologia e de Astronomia no Diario 16, que se publicava nesta capital castelhana, além de produzir uma coluna de previsão semanal.Em seu próximo destino, entre 1992 e 1994, no Observatório Provincial de Segóvia, também publicou vários artigos de Astronomia e uma série semanal sobre Introdução à Meteorologia, todos no jornal ‘El Adelantado de Segovia’, além de dar palestras em institutos da província e em associações culturais. Foi o responsável pelo início da seção de Meteorologia na televisão local de Segóvia.Desde a sua chegada à sede central do INM em Madrid, atual AEMET, em 1994 publicou uma série de artigos de introdução à Meteorologia na Revista RAM e participou durante dois anos dos cursos de Meteorologia ministrados pelo COFIS, Colégio Oficial de Físicos.Atualmente colabora semanalmente como redator da tiempo.com e auxilia na elaboração de vídeos que podem ser vistos na Revista RAM.É um grande adepto da fotografia meteorológica e astronômica e algumas de suas imagens apareceram em vários livros de meteorologia publicados por José Miguel Viñas. Também é membro da Associação Espanhola de Meteorologia, AME, em cujas publicações aparecem várias de suas fotografias meteorológicas.

Natacha Payà

Natacha Payà

Redatora

Graduada em Geografia e Planejamento Territorial pela Universidade de Alicante em 2016. Posteriormente, como resultado de sua paixão pelo clima e tudo relacionado à natureza, Natacha Payá cursou o mestrado em Climatologia e Meios de Comunicação na Universidade de Barcelona, concluindo em 2018.Colabora desde setembro de 2018 em nossa equipe Meteored. Natacha considera que o Tiempo.com está lhe dando a oportunidade de continuar se especializando neste setor e poder transmitir aos leitores aquilo que ela tanto gosta, a Climatologia.Atualmente, além do mencionado, também realiza uma colaboração semanal para o jornal Levante-EMV, uma coluna dedicada ao espaço do tempo e a temas atuais relacionados com a meteorologia e a natureza.Pessoalmente, se considera uma pessoa muito ativa e com boas habilidades de comunicação. Hoje, tenho muita vontade de poder treinar mais e conseguir ser uma boa climatologista.

Victor González

Victor González

Redator

Ex-aluno de graduação em Física da Universidade de Valladolid e atual oponente para o Corpo de Observadores de Meteorologia do Estado.Grande aficcionado pela meteorologia, muito interessado em fenômenos singulares e convecção profunda e, especialmente, dedicado a seu estudo e divulgação. É professor colaborador no Centro Huerta del Rey de Valladolid, especializado em alunos com grande capacidade intelectual e necessidades educativas especiais, onde desenvolve principalmente sessões de aprendizagem e divulgação de física, astronomia e meteorologia.Participa ativamente dos fóruns do “tiempo.com” (Meteored), especialmente no projeto “Casos de Presumíveis Supercélulas na Espanha”, além de fazer parte da equipe de moderadores do fórum e desde 2014 é um de seus administradores. Colabora com o concurso fotográfico da AME (Associação Meteorológica Espanhola) como jurado e foi previsor no antigo site tiemposevero.es (Spain Severe Weather) dedicado a caçadores de tempestades e aficcionados com a meteorologia.Membro da Sociedade Astronômica Syrma e presidente da mesma de 2013 a 2019. Atuou ministrando palestras e workshops de meteorologia e climatologia e coordenou a realização de três Ciclos de Conferências Carlos Sánchez Magro ministrados na Universidade de Valladolid por pesquisadores e astrofísicos espanhóis. Além disso, é divulgador na associação Physics League, entidade sem fins lucrativos dedicada à divulgação da física, e membro da Sociedade Americana de Ótica.

Maider Rodríguez

Maider Rodríguez

Redatora

Formada em Geografia pela Universidade del País Vasco e Mestre em Climatologia Aplicada pela Universidade de Barcelona, Maider passou mais de dez anos se dedicando à comunicação meteorológica e climatológica na rádio e televisão. Passou pelo Canal Extremadura, trabalhou também no programa de Televisão Espanhola “Aquí la Tierra” como apresentadora do espaço meteorológico e como editora de conteúdos meteorológicos. Colabora desde 2017 com a Meteored como redatora de artigos informativos sobre questões meteorológicas.É, além disso, sócia da ACOMET, a Associação de Comunicadores em Meteorologia da Espanha. Nela, e em colaboração com a Associação Espanhola de Climatologia, participou da elaboração do “Vocabulário climático para comunicadores e divulgação geral”.Passou também pelo Gabinete de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Universidade de Barcelona e pelo Grupo de Análises de Situações Meteorológicas Adversas (GAMA), e colaborou com várias produtoras na elaboração do prognóstico meteorológico para gravações de TV e filmes.Recentemente, formou-se como Especialista em Gabinetes de Comunicação e redes sociais da Universidade Complutense de Madrid para completar seu perfil de comunicadora.

Pedro Gavidia

Pedro Gavidia

Redator

Formado em Geografia pela Universidade de Valência desde 2009, Pedro possui uma ampla formação avançada em meteorologia, climatologia e meio ambiente. Como formação acadêmica, ele possui dois mestrados oficiais: ‘Técnicas para a gestão do Meio Ambiente e Território’ da UV e ‘Climatologia Aplicada e Meios de Comunicação’ da Universidade de Barcelona. Além disso, conseguiu o Diploma de Pós-Graduação ‘Proteção, Conservação e Gestão de Espaços Naturais Protegidos’ da Fundação ADEIT e também o certificado de ‘Estratégias para ganhar. Meteorologia em todo o mundo’ da UB.Sua experiência profissional iniciou em 2009 no Centro de Estudos Ambientais do Mediterrâneo e, posteriormente, realizou colaborações na Rádio Barcelona-Cadena SER e na Televisão de Badalona. Depois, trabalhou como Guarda Rural junto à Câmara Municipal de Ayora, realizando seu próprio projeto de vigilância meteorológica e climatológica das florestas do município, relacionando tudo isto com a prevenção de incêndios e a avaliação das áreas naturais mais afetadas pela escassez de chuvas. Também participou da elaboração e redação de vários relatórios para o Ministério da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural da Junta Comunitária de Castilla-La Mancha, como o ‘Estudo sobre efeitos constatados e percepção da Mudança Climática no meio rural de Castilla-La Mancha’ e ‘Guia informativo dos espaços naturais protegidos de Castilla-La Mancha’.Atualmente, Pedro Gavidia administra sua própria página de Facebook (MeteoAyora) ao mesmo tempo em que colabora com diferentes meios de comunicação no âmbito meteorológico, como: EsRadio Onda Requena, Radio Ayora o Infojúcar. Desde o ano de 2017 faz parte da equipe de colaboradores da Meteored.

Carolina Morán

Carolina Morán

Redação

Yurima Celdrán

Yurima Celdrán

Redatora

Graduada em Ciências Marinhas pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria em 2016. Sua grande curiosidade em conhecer a forma como os oceanos interagem com a atmosfera a levou a cursar o Mestrado em Meteorologia, finalizado em 2017 na Universidade de Barcelona. Oceanógrafa e meteorologista por vocação, seu grande interesse em ajudar a entender e prevenir as mudanças que ocorrem na atmosfera devido às atividades antropogênicas, a levou a colaborar com o Instituto de Diagnóstico Ambiental y Estudos da Água – CSIC, onde estudou as diferentes variáveis meteorológicas que influenciam o comportamento do ozônio troposférico. Além disso, Yurima tem 1 ano de experiência na Rádio Televisión Canaria como meteorologista e apresentadora do espaço meteorológico no noticiário, fazendo suas próprias previsões do tempo e editando conteúdos meteorológicos.Sua paixão por transmitir seus conhecimentos sobre meteorologia e climatologia a levou a ser colaboradora da Meteored desde 2021, como redatora de artigos informativos sobre assuntos meteorológicos.

Beatriz Hervella

Beatriz Hervella

Redação

Daniel Santos Muñoz

Daniel Santos Muñoz

Redação

David Ruiz

David Ruiz

Redação

Roger Solé

Roger Solé

Divulgador de meteorologia e meio ambiente

Graduado em Geografia pela Universidade de Barcelona em 2009, em Estudos de Ciência da Informação pela Universitade Aberta da Catalunha (UOC) em 2020 e pós-graduado em apresentadores de TV em Blanquerna-Ramón Llull, Roger Solé trabalha há mais de 12 anos. campo da comunicação meteorológica e divulgação ambiental nos meios de comunicação.RTVA - rádio e televisão públicas andorranas - foi a sua escola, onde começou a fazer previsões meteorológicas em conjunto com outros canais locais da Catalunha, como a Olot TV.Entre 2014 e 2017, as isóbaras e anticiclones abriram caminho para que desenvolvesse outros desafios dentro do setor de mídia: foi editor e gerente de redes sociais do programa ‘MeteoMauri’ da Catalunya Ràdio, produtor-roteirista de ‘La Primera Pedra’, um programa de informação e entretenimento matinal de Rac1 e locutor em ‘InfoTrànsit’ de RACC, realizando as crônicas de informação rodoviária na Catalunha. Nesse período, foi diretor e apresentador do programa ‘Planeta Méteo’ da Ràdio 4-RNE Cataluña.Atualmente é jornalista do departamento de comunicação da Área Metropolitana de Barcelona (AMB), meteorologista da Betevé e colaborador do programa ‘De Boca a Orella’ da Ràdio 4-RTVE com a seção "Atmosfera". Além disso, ele é membro do Col·legi de Geògrafs de Catalunya, a delegação catalã do Colégio de Geógrafos da Espanha.

Toni Rubio

Toni Rubio

Redação

Joan Boscà

Joan Boscà

Redação

Edição México

Úrsula Pamela García

Úrsula Pamela García

Meteorologista

Úrsula Pamela García é cientista ambiental com Graduação em Ciências Atmosféricas, formada pela Universidade Veracruzana. Durante vários anos, atuou como Meteorologista Previsora no Serviço Meteorológico Nacional do México.Sua experiência profissional inclui sua participação na NOAA, integrando o Tropical Desk, e nos cursos de Meteorologia Tropical oferecidos pelo National Hurricane Center, ambos nos Estados Unidos. Também realiza intercâmbios internacionais em países como China, Costa Rica, Peru, Porto Rico e Guatemala.Seus conhecimentos sobre radares, sensoriamento remoto, estações de observação meteorológica, modelagem numérica e cursos de divulgação para meios de comunicação social, foram certificados pela Agência Estatal de Meteorologia da Espanha (AEMET) e pela Organização Meteorológica Mundial (WMO).Além disso, teve a oportunidade de ser a primeira mulher meteorologista operacional do México, que, junto com a tripulação do avião caça-furacões, entrou e sobrevoou o furacão Simon, em 4 de outubro de 2014.

Juan Antonio Palma

Juan Antonio Palma

Redator chefe e meteorologista

Meteorologista particular desde o ano 2008. Juan Antonio Palma se especializou em meteorologia operacional, desenho de infraestrutura cibernética para monitoramento e análise meteorológica, assim como aplicações do modelo ECMWF na meteorologia, certificado pela Agencia Espanhola de Meteorologia (AEMET) e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).Trabalhou como meteorologista operacional no Serviço Meteorológico Nacional do México, com base no Centro Hidrometeorológico Regional de Mérida, Yucatán. Foi responsável pela área de meteorologia do jornal "Por Esto!" e o canal de televisão "Tele Yucatán". Atualemnte, colabora com o meio digital "Estamosaqui.mx". Fundador do projeto Meteorología Yucatán no Facebook e Twitter.

José Martín Cortés

José Martín Cortés

Meteorologista

Estudou Bacharelado em Ciências Atmosféricas na Universidade Veracruzana, localizada em Xalapa, Veracruz. Profissionalmente, José Martín Cortés é meteorologista previsor desde 2014, trabalhando no Centro de Estudos e Prognósticos Meteorológicos da Secretaria de Proteção Civil de Veracruz.Desde criança, sempre foi um grande seguidor de tudo relacionado ao clima, sempre querendo ser meteorologista. Felizmente, graças ao apoio familiar e ao gosto que nunca perdeu, ele conseguiu. Colaborou com a empresa SkyAlert México realizando prognósticos e monitoramento de sistemas meteorológicos, assim como concedeu entrevistas a vários meios de comunicação, tanto nacionais como internacionais, sobre eventos como furacões, pó do deserto de Saara e ondas de frio, participando também de programas de rádios e televisão.Em 2019 e 2020 foi convidado pela Universidade Autônoma do México (UNAM) a dar palestras sobre tempestades com efeitos de inverno dos Estados Unidos e do México.

Omar Payán Quinto

Omar Payán Quinto

Ecologista e meteorologista

Omar Payán é engenheiro em Ecologia pela Faculdade de Zootecnia e Ecologia da Universidade Autónoma de Chihuahua, graduado em 2000. Mestre em Administração pela Faculdade de Contabilidade e Administração, Universidade Autónoma de Chihuahua.Conta com quase 9 anos de experiência (2009–2017) sendo Chefe do Centro de Previsão Meteorológica de CONAGUA Direção Local Chihuahua. Durante esse tempo, foi responsável pela elaboração de prognóstico regional, bem como pela divulgação para tomadores de decisão e meios de comunicação da região, além de administrar a rede de estações meteorológicas da Comissão Nacional de Águas.Fez cursos de capacitação em Logan, Utah e Victoria, Canadá, sobre operação e manutenção de estações meteorológicas. Atualmente, tem um espaço no programa de rádio noturno ‘Imagen Chihuahua’, onde compartilha o prognóstico do tempo e notícias gerais em relação a eventos meteorológicos.

Martha Llanos Rodríguez

Martha Llanos Rodríguez

Redatora

Martha Llanos é formada em Ciências Atmosféricas pelaUniversidade Veracruzana, atualmente elabora as previsões do tempo para a Cidade do México, onde também contribuiu na criação e operação do Sistema de Alerta Antecipado de Tempo Severo da cidade.É co-fundadora da Juventude Mexicana frente às Mudanças Climáticas e do CliMet. Líder Climática do Climate Reality, representante do 500 Women Scientists capítulo CDMX, membro do REDESClim e da American Meteorological Society.Nos últimos anos, tem organizado e participado de congressos, fóruns, workshops e cursos nacionais e internacionais voltados para ciências atmosféricas e mudanças climáticas, onde tem se dedicado à difusão da importância da cultura meteorológica e dos sistemas de alerta precoce como meios para a preservação do ambiente e para a redução do risco de desastres. Trabalha com Agenda 2030 e com o Marco de Sendai Desastres, do qual foi Delegada na Assembléia Juvenil das Nações Unidas em fevereiro de 2018.

Edição França

Marc Hay

Marc Hay

Editor-chefe, especialista em Meteorologia

Marc Hay é Mestre em Línguas Estrangeiras Aplicadas (Universidade da Sorbona de Paris – Paris IV) e tem Mestrado 2 em Jornalismo (Escola Superior de Jornalismo).Trabalha na BFMTV desde 2014 como jornalista responsável por temas relacionados ao meio-ambiente. Também apresenta as diferentes seções do tempo da rede, de segunda a sexta-feira, a partir do meio-dia local.Antes de trabalhar para a BFMTV, Marc Hay teve a oportunidade de apresentar o “Tiempo a la carta” no France 3 por duas temporadas, substituindo Laurent Romejko. Começou sua carreira no Chaîne Météo, onde apresentava a edição noturna.Editor-chefe desde 2018 do tameteo.com, Marc Hay é apaixonado pela meteorologia desde a sua infância.

Guillaume Woznica

Guillaume Woznica

Météorologue

Apaixonado por Meteorologia e Mídia há mais de 15 anos, Guillaume Woznica é editor do site tameteo desde 2018.Após as suas primeiras experiências na rádio local em 2007, em 2010 tornou-se consultor meteorológico para as rádios do grupo Ouest-France incluindo a estação Hit West, com sede em Nantes. Paralelamente, criou uma associação de entusiastas do clima e um website de previsões para a França ocidental.Em setembro de 2012, se juntou à equipe matinal do Hit West como colunista meteorológico, todos os dias da semana. Também a partir de 2012, apresenta o tempo na televisão no canal local TLC.; elabora e apresenta a previsão do tempo todas as noites.Em fevereiro de 2014, chegou ao La Chaîne Météo para co-apresentar o programa matinal de segunda a sextas, e as previsões meteorológicas regionais. É responsável também pelo desenvolvimento e administração das redes sociais. Em setembro de 2017, se juntou ao canal LCI (grupo TF1) para apresentar diariamente o tempo no programa matinal a partir das 6h.Interessado em fenômenos meteorológicos severos e em previsões de longo prazo, Guillaume analisa periodicamente a evolução do clima na imprensa regional.

Clément Meirone

Clément Meirone

Editor, Engenheiro de Estudos da Qualidade do Ar

Clément Meirone é apaixonado por tempo e clima desde muito pequeno. Aos 15 anos, criou um site especializado exclusivamente para o Departamento de Yonne (França), de donde é natural. Météo89 tinha mais de 35.000 assinantes nas redes sociais e lhe garantiu o título de “Jovem do Ano“ na região, em 2016.Ao mesmo tempo, continuou seus estudos em Geografia e Meio-Ambiente, com um Bacharelado pela Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne e um Mestrado II pela Universidade de Estrasburgo e pela Escola Nacional de Engenharia de Água e do Meio-Ambiente em 2019.Depois de vários estágios no setor privado, atualmente é Engenheiro de Estudos no setor de Qualidade do Ar, dando um lugar importante para o tema de adaptação às mudanças climáticas e aos fenômenos extremos.Desde 2019, escreve artigos para o site tameteo.com e cobre notícias do tempo na França e em todo o mundo.

Virginie Hilssone

Virginie Hilssone

Jornalista especialista em Meteorologia

Virginie Hilssone possui Mestrado em Comunicação de Mídia. É jornalista e apresentadora especializada em tempo desde 2014.Depois de estrear no La Chaine Météo (canalsat), apresentou “El Tiempo” na RTBF (na Bélgica) e na CNews. Atualmente, trabalha na redação da France Télévisions e na BFMTV, e também na estação de rádio Mouv (grupo Radio France).É apaixonada por biometeorologia (ciência que estuda as interações entre os fenômenos atmosféricos e os seres vivos) e escreveu seu primeiro livro sobre este assunto, intitulado “Mieux vivre avec le temps” (Viver melhor com o clima) e publicado pelas Edições Flammarion, em fevereiro de 2020.Também coordena um blog no qual compartilha diariamente suas descobertas e conselhos para viver melhor de acordo com o clima/tempo.

Hinatea Chatal

Hinatea Chatal

Jornalista especialista em Meteorologia

Natural da Polinésia Francesa, Hinatea Chatal possui Bacharelado em Informação-Comunicação e Mestrado em Recursos Humanos, pela Papeete. Iniciou sua carreira apresentando seu próprio programa de rádio. Atraída pela televisão, é co-apresentadora do talk-show franco-taitiano: Fare Ma'ohi, em Polynesia La1ère (Grupo FranceTV).Movida por novos desafios, decidiu continuar sua carreira profissional em Paris. Apaixonada por viagens e pelo meio-ambiente, embarcou no mundo da meteorologia no canal La Chaine Météo e rapidamente se tornou uma peça coringa no CNews. Paralelamente, apresenta um programa de rádio na TropiquesFM, onde escreve crônicas de culinária, viagens e clima, e informa os ouvintes sobre questões dos departamentos e territórios de Ultramar.Hinatea é também membro do Fórum Météo Climat, juntamente com os apresentadores meteorológicos mais emblemáticos e participa a todos os anos do Fórum de Paris. Desde 2020, escreve vários artigos para o tameteo.

Johanna Castelle

Johanna Castelle

Jornalista especialista em Meteorologia

Johanna Castelle, jornalista e apresentadora do tempo/meio-ambiente, é apaixonada por meteorologia e questões ambientais. Possui um Mestrado II em Economia Ambiental e Energética pela Universidade Paris I Panthéon-Sorbonne e um diploma em Jornalismo Audiovisual pela Academia Audiovisual de Paris.ohanna Castelle apresenta a seção do tempo na rádio e na televisão, bem como crônicas relacionadas a notícias ambientais no Cnews e RMC Découverte. No exterior, apresentou o tempo no canal de televisão suíço Meteonews e na rádio Spoonradio.

Edição Itália

Lorenzo Pasqualini

Lorenzo Pasqualini

Giornalista, caporedattore

Graduado em 2012 em Geologia Aplicada à Engenharia, Território e Riscos Geológicos pela Universidade La Sapienza de Roma, Lorenzo Pasqualini começou a colaborar em 2009 com jornais e revistas relacionadas à geologia, meio-ambiente, meteorologia e atualidade. Em 2012 concluiu o curso de Jornalismo Ambiental “Laura Conti“, em Savona, e está matriculado desde 2013 no Colégio de Jornalistas da Região de Roma (Lacio).Appassionato di meteorologia e giornalismo fin dal piccolo, Lorenzo ha collaborato per diversi anni con Meteoweb e con il giornale cartaceo La Quarta, testata diffusa nell'ex IV Municipio di Roma, oggi III. Ha vissuto diversi anni in Spagna, a Oviedo e Madrid, maturando una gran conoscenza del paese. Da Madrid ha collaborato con diversi giornali italiani, fra cui il quotidiano “il manifesto”, con approfondimenti, reportage e notizie dalla Spagna. Ha fondato nel 2012 il sito di informazione El Itagnol.Dal 2017 è entrato nella nostra squadra Meteored, come caporedattore del portale in lingua italiana “Ilmeteo.net”. Per il suo lavoro come giornalista italiano in Spagna, ha ricevuto nel 2019 il premio del Comitato Italiani all'Estero (Comites Madrid) presso il Consolato d'Italia nella sezione “giornalismo”. Continua a collaborare con testate italiane e spagnole da Roma e da Madrid.

Daniele Ingemi

Daniele Ingemi

Meteorologista

“Meteorologista Técnico”, no padrão WMO, certificado pela Dekra. Em 2011, Daniele Ingemi começou a estudar meteorologia, após realizar um curso de especialização em meteorologia sinótica e previsão a médio e curto prazo, estudando modelos conceituais para a região euro-mediterrânica, na Aeronáutica Militar. Desde 2010, começou a colaborar com vários jornais, rádios e televisões locais, como previsor e comunicador. Desde 2013 até hoje desempenha o cargo de meteorologista no jornal online “Tempostretto”.Desde 2015 é consultor meteorologista privado, realizando previsões a nível local para pequenos municípios de Sicília e para empresas privadas de produção de energia, de transportes e de atividades agrícolas, que necessitam de previsões detalhadas e precisas para suas pequenas áreas territoriais.Desde 2016 está inscrito no Colégio de Jornalistas de Sicília, como jornalista-publicitário. Entre 2016 e 2018, colaborou como previsor e analista meteorológico em um jornal húngaro e em uma revista científica russa, escrevendo artigos sobre sinótica e estudo de fenômenos meteorológicos extremos como inundações, tempestades de vento, ondas de calor e secas.Em abril de 2019 recebeu a certificação Dekra, como “técnico meteorologista”, no padrão WMO. Em seguida, se inscreveu na AMPRO, a Associação de Profissionais da Meteorologia Italiana, onde ocupa o cargo de “técnico meteorologista”.Trabalha com estudos sobre a meteorologia dinâmica, sinótica e os fenômenos meteorológicos extremos, e com previsões meteorológicas marinhas para o Baixo Tirreno, Canal de Sicília e Jonio.

Luca Lombroso

Luca Lombroso

Meteorologista

Luca Lombroso é Meteorologista da associação AMPRO, comunicador ambiental, palestrante e escritor. É consultor meteorologista para várias entidades, entre elas, o Aeroporto de Bolonia. É técnico em meteorologia no Observatório Geofísico de DIEF UNIMORE. É presidente da Associação Emilia Romaña Meteo. Sua experiência no setor da meteorologia se desenvolveu especialmente nos anos 90, graças aos cursos no exterior e à sua participação como meteorlogista no Projeto MAP 1999. É especialista em previsão de fenômenos meteorológicos extremos e de neve. Apresentador de televisão e meteorologista, atualmente colabora com o “Licia Colò” na TV 2000 e com “Agorà” na rede estatal Rai Tre. Na Radio Due, aparece habitualmente nos programas “Caterpillar AM” e em “Miracolo italiano”.Autor de vários livros, o último intitulado “Ciao Fossili cambiamenti climatici resilienza e futuro post carbon“, Edição Artestampa. Recebeu vários prêmios, dentre eles, “Bilancia d'oro” em 2006, e em 2013 o “Un Bosco per Kyoto”, “penna d'autore” e o “Contropremio Carver” 2013 e 2016. Participou de várias “cúpulas do clima” das Nações Unidas, entre elas a COP21, na qual foi aprovado o Acordo de Paris.Seu sonho para o futuro é viver e trabalhar com emissão zero na zona de floresta nublada de Costa Rica, onde administra uma estação meteorológica experimental na Reserva Karen Mogensen.

Marco Virgilio

Marco Virgilio

Jornalista especialista em Meteorologia e Climatologia

Marco Virgilio, jornalista e operador de comunicações matriculado nos cartórios nacionais. Comunicador científico, especialmente nos âmbitos da Meteorologia e da Climatologia. Previsor meteorológico freelance desde 2001, tanto para meios de comunicação como para entidades públicas e privadas. Fundador da Meteopoint em 2002, empresa privada de serviços meteorológicos.Desde 2003 dirige anúncios sobre o tempo e transmissões sobre ciência na televisão local Telefriuli. Especialista em análise de modelos meteorológicos e avaliação de cenários em longo prazo. Previsor em eventos ao ar livre, ele dá suporte a velejadores, alpinistas e atletas de todo o mundo. Colaborou com publicações locais e nacionais.Em 2008 publicou o “Guida pratica al meteo per l'escursionista” (CO.EL. editrice). Em 2009 recebeu o primeiro prêmio da European Meteorological Society (EMS) na seção Outreach & Communication Award. Docente em cursos de Meteorologia para a formação nas áreas de caminhadas, naturalismo e montanhismo.Produtor de documentários naturalísticos para a RAI, emissoras privadas e outras entidades. Sócio e membro diretor da Unione Meteorologica del Friuli Venezia Giulia (UMFVG Onlus) desde 2002.

Luca Ciceroni

Luca Ciceroni

Repórter, Meteorologista

Apaixonado por meteorologia desde pequeno, tem Licenciatura em Física da Atmosfera e Meteorologia, pela faculdade de Ciências Matemáticas, Físicas e Naturais de Bolonia. Luca Ciceroni trabalha como colaborador do CNR (Conselho Nacional de Pesquisas) nos laboratórios do ISAC (Instituto das Ciências da Atmosfera e do Clima).Em 2005 foi contratado pela Sky Italia, sob a direção de Emilio Carelli, como meteorologista revisor e meteo-repórter para o canal SkyMeteo24. Em poucos meses, Luca ganhou espaço no canal e passou a ter serviços externos para o SkyTG24. Após a experiência positiva como meteo-repórter em 2009, recebeu outras reportagens para cobrir, sempre relacionadas a eventos meteorológicos importantes, como a histórica nevasca de 2012 em Roma.Desde 2007 colabora regularmente com a RadioStudioDelta, como meteorologista. Desde 2011 está inscrito no Colégio de Jornalistas de Emilia Romagna como jornalista. Em junho de 2018, deixou a Sky para iniciar sua carreira como freelance. Em setembro de 2018, adentrou ao mundo do jornalismo móvel (MOJO) que, graças às novas tecnologias e intimamente ligado às plataformas sociais, permite que a informação chegue ao cidadão de forma clara e rápida. O objetivo é estar no lugar certo na hora certa, pois é justamente assim que funciona um ‘meteo-repórter’.Em setembro de 2019, após avaliação do Executivo da AMPRO, passou a fazer parte da primeira e única associação de meteorologistas profissionais na Itália. Olhando os perfis das redes sociais do meteorologista, é fácil perceber sua paixão por viagens, pela natureza e pela eletrônica, esta última associada à instrumentação meteorológica.

Michele Conenna

Michele Conenna

Redação

Natalia Cristiano

Natalia Cristiano

Redação

Ivonne Carpinelli

Ivonne Carpinelli

Redação

Edição Portugal

Alfredo Graça

Alfredo Graça

Redator-Chefe

Alfredo Graça licenciou-se em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2017. Frequenta atualmente o 2º Ano do Mestrado em Riscos, Cidades e Planejamento do Território na mesma instituição. Realiza estágio no Instituto Geofísico da Universidade do Porto e completou um período de mobilidade no âmbito do programa Erasmus no Departamento de Geografia da Universitat Autònoma de Barcelona entre setembro de 2018 e fevereiro de 2019. Realizou cursos de verão relacionados com Geografia no Instituto de Geografia e Planejamento do Território na Universidade de Lisboa (2013) e na Universidade de Oxford (Oxford Summer Courses, 2015).Em 2018, apresentou um projeto na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto sobre a paróquia histórica São Julião (Portalegre), enquadrado no IJUP (Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto). No mesmo ano, em setembro, foi um dos autores do pôster sobre a variação do nível do mar publicado no Research Gate, e que foi exposto numa conferência sobre alterações climáticas na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É redator-chefe da seção de notícias da Meteored, equipe do tempo.pt, desde janeiro de 2018.Desde pequeno tem paixão pela Natureza, em particular por tudo o que envolve a Geografia, o tempo e o clima. Desde a praia e os oceanos, ao céu e às montanhas, do cheiro das plantas e das árvores até à contemplação da beleza assustadora de trovoadas e vulcões.

Joana Campos

Joana Campos

Redatora de notícias da atualidade e Ciência

Joana Campos licenciou-se em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 2017. Atualmente, está no último ano do Mestrado em Riscos, Cidades e Planejamento do Território, na área de Prevenção de Riscos e Planejamento do Território, na mesma instituição. Ser redatora para um site de notícias é a sua primeira experiência na área.Tem um pôster sobre a variação do nível do mar publicado no Research Gate, que foi exposto numa conferência sobre alterações climáticas, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em setembro de 2018. De janeiro/2019 até abril/2019 esteve em Bari, no sudeste italiano, onde fez um estágio no Dipartimento di Scienze della Terra e Geoambientali e, também, obteve dados para a sua dissertação de mestrado.Desde muito nova tem um gosto especial pelo clima e por tudo o que está envolvido, tendo sido este o principal motivo pela escolha da sua área de estudo.

Teresa Abrantes

Teresa Abrantes

Redatora de notícias de Atualidade e Ciência

Teresa Abrantes é licenciada em Física, pela Faculdade de Ciências de Lisboa com 35 anos de serviço no Instituto Português do Mar e da Atmosfera ex- Instituto de Meteorologia. Saiu do Instituto em 2014. Desde 2014, ela dá aulas de Meteorologia no Instituto Superior de Educação e Ciência para o Curso de Engenharia de Proteção Civil, e trabalha como consultora na área de meteorologia em projetos do Banco Mundial. Participou de um projeto no Paquistão e colabora em um projeto em Moçambique e em Angola.Durante 19 anos fez parte da equipe de meteorologistas que apresentavam o Boletim Meteorológico em dois canais da televisão portuguesa. Ao longo da sua carreira profissional no Instituto, trabalhou na área de previsão e alertas meteorológicos, ocupou diferentes cargos diretivos, integrou diversos grupos de trabalho nacionais e internacionais e foi representante nacional em diferentes grupos e comitês internacionais, nomeadamente da Organização Meteorológica Mundial e membro da Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica.Participou e apresentou trabalhos em diversas conferências nacionais e internacionais, relacionados com a sua especialização, previsão do tempo e apoio meteorológico ao combate de incêndios florestais.

João Tomás

João Tomás

Redator de notícias da atualidade

Licenciado em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 2012, João Tomás adquiriu o gosto pela climatologia durante a Licenciatura e, principalmente, durante o Mestrado em Riscos, Cidades e Planejamento do Território, que concluiu em 2016.Especializou-se em Prevenção de Riscos e Planejamento do Território, tendo participado de vários colóquios sobre esta temática. Atualmente, realiza o Mestrado em Ensino da Geografia, no Instituto de Geografia e Planejamento do Território/Instituto da Educação da Universidade de Lisboa. Como atividade profissional, João Tomás leciona como professor no ensino superior. Sua função é ajudar os alunos a compreender a climatologia, a meteorologia e todos os fenômenos associados à ela. Colabora como Redator na Meteored desde junho de 2019.

Mónica Barbosa

Mónica Barbosa

Redatora de notícias de Ciência

Mónica Barbosa é licenciada em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pós-graduada em Gestão dos Recursos Naturais pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e realiza o Mestrado em Riscos, Cidades e Planejamento do Território na área de Prevenção de Riscos e Planejamento do Território, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.Com um interesse particular na compreensão das diferentes escalas temporais dos fenômenos, ela mostra uma paixão especial pelo estudo das dinâmicas que inferem no comportamento da climatologia, do ambiente e, por inerência, na vida do Homem neste belo planeta azul. Integrou este projeto numa perspectiva de aprendizagem contínua, visando que isto contribua positivamente para o seu contínuo sucesso. Profissionalmente, é colaboradora do Ministério da Defesa Nacional, fundamentalmente na área da Logística – Aquisições.

Lidia Magno

Lidia Magno

Redação

Paula Gonçalves

Paula Gonçalves

Geógrafa

Paula Gonçalves é Licenciada em Geografia (2014) e Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Planejamento de Território (2016) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde encontrou o fascínio pela Cartografia, Climatologia aplicada, Saúde Pública e Riscos Naturais.Desde o término da licenciatura, se viu envolvida em projetos de pesquisa relacionados com climatologia, como a participação no projeto internacional Citizen Sensing - urban climate resilience through participatory risk management systems, entre 2018 e 2020. Participou e apresentou trabalhos em diversas conferências nacionais e internacionais relacionadas com a sua especialização. Teve o privilégio, em 2017, de lecionar Climatologia Aplicada, como assistente convidada, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É, também, membro-fundadora da Associação Portuguesa Para os Sistemas de Informação Geográfica.De todos os trabalhos científicos publicados, destaca-se a sua participação como co-autora nos livros O(s) Climas de Gaia e Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas: Metroclima. Porto.Atualmente é técnica-Geógrafa no Gabinete Técnico Florestal no Município de Vale de Cambra.

Carlos Tavares

Carlos Tavares

Redação

Edição Argentina

Christian Garavaglia

Christian Garavaglia

Redator chefe, Meteorologista

Licenciado em Ciências da Atmosfera pela Universidade de Buenos Aires, Christian Garavaglia soube transformar a sua paixão desde os 12 anos na sua profissão. Desenvolveu a sua carreira durante estes anos em locais adequados para canalizar a sua clara vocação para a previsão do tempo, o alerta precoce e a disseminação de informação meteorológica à sociedade.Iniciou este caminho como estudante e fez parte do Grupo de Previsão do Departamento de Ciências da Atmosfera e dos Oceanos (UBA). Depois, entrou para o Serviço Meteorológico Nacional onde tem trabalhado como meteorologista desde 2010.Em 2013, começou a complementar o seu trabalho diário como meteorologista, trazendo informação ao público através de vários meios de comunicação social. Na televisão foi apresentador do tempo durante três anos nas notícias 360tv e co-organizou uma revista na DirecTV Sports dedicada ao mundo do desporto e da neve. Também teve várias participações como meteorologista convidado em notícias e revistas nos principais canais de televisão (Canal 13, Telefe, Telenueve, C5N, Fox Sports, entre outros).Fez parte da equipa multidisciplinar Agrolink, dedicada à informação do mundo agrícola, sendo colunista de rádio na Radio10 e escrevendo notas para o portal web. Também trabalhou em portais de notícias e estações de rádio na província de Tucumán. Colaborou muitas vezes com os principais meios de comunicação escritos e portais de notícias do país (Clarín e Infobae, entre outros).Desde 2018 juntou-se à equipa da Meteored para desenvolver e levar a cabo o projeto na Argentina como Redator Chefe. Hoje coordena uma equipa de trabalho composta por 5 profissionais que diariamente mantêm atualizado um dos mais importantes portais meteorológicos do país.

Marina Fernández

Marina Fernández

Meteorologista, Colunista de TV

Marina Fernández tem uma sólida formação em ciências exatas e naturais, o que lhe permite compreender os processos físicos que ocorrem na atmosfera, e a complexidade das interações com o resto do ambiente.Estudou na Licenciatura em Ciências da Atmosfera na Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (DCAO-FCEN) da Universidade de Buenos Aires. Complementou os seus estudos com o curso de Gestão Ambiental na área de pós-graduação do Mestrado em Engenharia Ambiental, na Universidade Tecnológica Nacional, e com vários cursos de curta duração como, por exemplo: Especialização em Técnicas Espectroscópicas para a Medição de Poluentes Atmosféricos, no CITEDEF.Colaborou ativamente com projetos e publicações em diferentes áreas de investigação, sob a direção de excelentes profissionais pertencentes ao CONICET.Participou ativamente na área de divulgação científica dentro e fora da sua faculdade. Foi guia educacional, em eventos organizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva (MINCyT) e pela Sociedade Max Planck da Alemanha.Fez parte do Serviço Meteorológico Nacional Argentino até 2011, para o Programa de Monitorização Ambiental do Rio Uruguai.Trabalha atualmente como meteorologista (meteorologista e colunista sobre fenómenos naturais), para Todo Noticias (TN), um dos canais de notícias mais proeminentes na Argentina.

Enzo Campetella

Enzo Campetella

Meteorologista

Enzo Campetella é meteorologista formado pela Universidade de Buenos Aires em 1993. Para além da sua formação em meteorologia, é um observador meteorológico de superfície. Durante mais de 3 anos, desenvolveu tarefas como meteorologista do Serviço Meteorológico da Argentina. Depois, a sua atividade derivou no aconselhamento meteorológico a empresas privadas.Paralelamente à meteorologia desenvolveu tarefas no jornalismo, sendo correspondente para diferentes meios de comunicação social no Congresso Nacional da Argentina entre 1995 e 2007. A experiência adquirida ajudou a aperfeiçoar a sua própria estratégia de comunicação, participando durante várias temporadas em programas de rádio para ajudar os produtores agrícolas em épocas de geadas tardias. O ciclo Radiocentígrado na LU18 Radio El Valle foi um dos mais emblemáticos no vale superior do Rio Negro, na Patagónia.Como parte do seu trabalho de divulgação, desenvolveu cursos de meteorologia para amadores, e está atualmente a liderar um projeto para levar esta ideia a uma maior escala com a sua presença na Internet através do site Somos el Clima.

Cindy Fernández

Cindy Fernández

Comunicadora meteorológica

Cindy Fernández é licenciada em Ciências da Atmosfera, com especialização em Agrometeorologia na Universidade de Buenos Aires. Desde os primeiros anos da sua carreira meteorológica, foi voluntária em diferentes atividades de divulgação científica, dentro e fora da universidade.Desde 2015 que faz parte da equipa de Imprensa e Comunicação Cidadã do Serviço Meteorológico Nacional, onde se formou como comunicadora meteorológica. Para além de ser a porta-voz da organização, faz também parte do comité editorial da revista Meteoros e da equipa das redes sociais. Há mais de 5 anos que está presente em vários meios de comunicação social e participou como meteorologista convidada em diferentes noticiários e programas.Pela terceira temporada, participa como colunista no programa de divulgação científica La Liga de la Ciencia da televisão pública, onde trata de questões relacionadas com fenómenos meteorológicos e alterações climáticas.No início de 2019 juntou-se à equipa de profissionais da Meteored Argentina, onde trabalha como redatora de notícias até hoje.

Leonardo De Benedictis

Leonardo De Benedictis

Meteorologista

Leonardo De Benedictis é licenciado em Ciências da Atmosfera com especialização em Meteorologia Sinóptica e licenciado pela Universidade de Buenos Aires em 2006. Também fez cursos tais como "Seminário de Meteorologia Operacional Aeronáutica" e "Curso de Análise e Interpretação de Imagens de Satélite" ambos ministrados no Serviço Meteorológico Nacional. Além disso, completou o "IV Curso Ibero-Americano de Meteorologia por Satélite" ministrado pelo centro de formação da Cooperação Espanhola – EUMETSAT em Cartagena de Indias, Colômbia.Atualmente especializado na difusão meteorológica em meios de comunicação social como a Radio Continental desde 2007 e o Canal Rural desde 2013 até à data, bem como outros meios de rádio, como a Radio 10, Los 40 principales, Radio Pop, Rock & Pop entre outros, e meios de televisão, como a 360 Tv.Juntamente com doutores da Universidade de Buenos Aires, apresentou trabalhos científicos como "Relationship Between the Occurrence of South American Low Level Jet and Daily Precipitation and Temperature Extreme Events" na 1ª International CLIVAR Science Conference em Baltimore, Maryland, USA. Também participou nos 9º e 10º CONGREMET, apresentando trabalhos sobre meteorologia sinóptica. Nas "XIV Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM" da Universidade Estadual de Campinas, Brasil. E no "4th International Verification Methods Workshop", Finnish Meteorological Institute (FMI) em Helsínquia, Finlândia.Em outubro de 2009, foi-lhe atribuído o Diploma de Honra por "Desempenho Meritório" pelo Serviço Meteorológico Nacional.

Edição Alemanha

Leon Beurer

Leon Beurer

Editor, Bacharel em Ciências

Leon Beurer é um entusiasta da matemática, o que o incentivou a estudar matemática na Universidade de Colonia. Seus estudos o aproximaram desta ciência. Também sempre teve um grande interesse por Física e é particularmente apaixonado por física da atmosfera.Também participou de palestras sobre meteorologia e continuou sua graduação na área de meteorologia. Gosta de observar e investigar as situações climáticas. Avaliações estatísticas de séries temporais meteorológicas também fazem parte de seu hobby, e aqui ele está particularmente interessado no fenômeno das mudanças climáticas. Depois de formar-se no ensino médio, agora está realizando mestrado e escreve textos científicos para o portal daswetter.com.Durante um período na África do Sul, ele adquiriu mais experiência de vida. Mora em Rostock.

Johannes Habermehl

Johannes Habermehl

Editorial

Johannes Habermehl sempre foi fascinado pelo clima e sempre esteve interessado por ele. Nasceu em Lingen e vive na bela Maguncia desde a infância. Lá, ele observa a situação meteorológica atual, dia-a-dia, e adquiriu importantes conhecimentos meteorológicos por meio do auto-estudo.No processo, também participou de eventos físicos e reuniões na Universidade Johannes Gutenberg. Ainda criança, começou a fotografar fenômenos meteorológicos e ainda observa o clima com todos os seus fenômenos e facetas.Também se interessa por astronomia e costuma observar o céu estrelado à noite. Sempre fez descobertas emocionantes no céu noturno. Desde 2018 escreve, regularmente, textos sobre o tempo para o site daswetter.com.

Anneliese Lunkenheimer

Anneliese Lunkenheimer

Editora, professora aposentada

O clima é a paixão secreta de Annelieses e tem sido desde o seu nascimento. Até mesmo seus avós eram interessados em observar o clima. Desde criança, ela sempre olhava para o céu e o tempo com grande interesse.Depois de estudar geografia, Anneliese Lunkenheimer lecionou durante anos em uma escola primária perto de Mainz. Nunca perdeu o interesse pelo clima e sempre foi um assunto importante durante suas aulas.Anneliese está particularmente interessada em fenômenos climáticos como as tempestades e os furacões. Principalmente no campo dos tornados, adquiriu muitos conhecimentos e está sempre se atualizando. Desde 2019, Anneliese escreve regularmente notícias sobre o tempo para o site wetter.com. Ela adora compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas, que é aí quando a profissão de professora entra em campo.

Thomas Dengfurt

Thomas Dengfurt

Redação, Geógrafo

Thomas Dengfurt é um menino do norte da Alemanha que cresceu perto de Kiel. Também completou com sucesso seus estudos no norte da Alemanha. Entre outras coisas, ele se interessa muito por geografia, ciências agrícolas e nutrição. Além disso, o clima é sua grande paixão.Thomas é entusiasmado, principalmente, com os fenômenos climáticos como tempestades e tornados. Também observa regularmente o comportamento dos furacões e estuda o seu desenvolvimento.Desde 2019, Thomas faz parte da equipe do daswetter.com. Uma de suas paixões é levar situações climáticas complexas e fenômenos meteorológicos de uma forma mais simples para um grande público. Thomas adora viajar pelo mundo, de preferência com sua mochila, e gosta de conhecer novos países, pessoas e culturas. É um verdadeiro viajante e sempre tem o clima em mente.

Tim Weingärtner

Tim Weingärtner

Editorial, economista e ‘Caçador-de-tempestades’

Tim Weingärtner é o louco caçador de tempestades da equipe do daswetter.com. Ele vai atrás de cada tempestade. Várias vezes, ele foi capaz de presenciar um tornado bem de perto, mesmo nos Estados Unidos. É totalmente doido pelo clima desde a infância. No entanto, realizou seus estudos na área de administração de empresas.Seus pais acreditavam que ele deveria estudar algo mais decente, pois para eles a meteorologia não era uma opção e Tim seguia bem os seus conselhos. Desde que terminou seus estudos em Berlim, ele observa o clima como um hobby a cada hora e minuto livres. Pode acontecer que Tim passe suas férias perseguindo tempestades com sua câmera.Tim fornece aos leitores previsões meteorológicas e ainda fica “de olho” nas condições atuais do tempo a todo momento, para que você nunca perca um aviso meteorológico perigoso.

Daniela Aragón

Daniela Aragón

Redação

Niklas Weise

Niklas Weise

Meteorologista

Niklas Weise demonstrou interesse em eventos climáticos e análise de dados desde a infância. Desde então, tem ficado particularmente interessado com a previsão e o desenvolvimento de eventos meteorológicos extremos e mudanças climáticas.Portanto, a etapa de estudar meteorologia na Universidade de Hannover não estava longe, estudos que ele já concluiu com sucesso com um mestrado em ciências. Durante seus estudos, várias viagens à Jordânia, Índia e Nova Zelândia, por exemplo, permitiram-lhe conhecer diferentes zonas climáticas e vivenciar de perto as mudanças climáticas.Niklas é atualmente responsável pela previsão do tempo na Radio Regenbogen e está realizando outros projetos de sua autoria com a Meteo-Weise. Escreve textos científicos interessantes e previsões do tempo para o portal daswetter.com.Niklas mora em Mons-en-Baroeul, uma pequena cidade perto de Lille, no norte da França.

Edição Reino Unido

Clarissa Wright

Clarissa Wright

Editora Chefe

Clarissa Wright obteve seu primeiro diploma em Bacharelado em Geologia e Petróleo na Universidade de Aberdeen em 2013, e, posteriormente, concluiu o Mestrado em Micropalaeontologia Aplicada e de Petróleo na Universidade de Birmingham. Após concluir seu mestrado, entrou na indústria de publicações científicas em Londres como Editora Assistente na Springer Nature, onde foi depois promovida a Editora Assistente Sênior. Enquanto dava suporte para vários periódicos acadêmicos e escrevia para o Blog BMC, ela conquistou um prêmio de redação em blogs. Depois de deixar a Springer Nature, seguiu para a área do jornalismo científico como jornalista científica freelance, disseminando pesquisas científicas para o público em diversos setores.Tendo participado de expedições, colaborando com o Oman Botanic Garden, incluindo Oman Botanic Expedition 2019, ela gerenciou blogs e mídia para os projetos, tendo publicado conteúdo sobre descobertas geológicas em Oman para a revista UKGE's Deposits Magazine.Atualmente, é editora-chefe do YourWeather e também colabora com outras mídias, como a NatureVolve. Sempre apaixonada por investigar o mundo natural, ela gosta de explorar a natureza através da ciência e da arte, enquanto cria desenhos e pinturas nas horas vagas.

Rory Morrow

Rory Morrow

Especialista Ambiental

Rory Morrow é apaixonado por ciências e natureza, alguém que tem um grande interesse em questões ambientais, tais como as mudanças climáticas, especialmente no que diz respeito a como elas influenciam a biodiversidade. Formou-se em Zoologia na Universidade de Glasgow em 2019, e desenvolveu um forte amor pela escrita, inicialmente sonhando em se tornar um romancista de ficção científica. Posteriormente, ele começou a atuar como escritor freelance, combinando suas paixões por vida selvagem e meio ambiente.Rory começou colaborando com uma variedade de mídias online, incluindo a redação de guias turísticos para a AnyTravelTips, bem como de artigos sobre natureza e listas de espécies para a Great British Coast. Mais tarde, ele também contribuiu com conteúdo ambiental para publicações online, tais como a Phytoon. Em suas horas de lazer, Rory adora passar um tempo ao ar livre, seja para observar a natureza ou fazer caminhadas pelas montanhas escocesas. Ele também é um padeiro ávido e ainda usa de suas habilidades manuais para escrever um pouco de ficção científica de vez em quando.

Phil Rosenberg

Phil Rosenberg

Pesquisador de clima

Phil Rosenberg se formou na Universidade de Sheffield com um Mestrado em Física e Astronomia em 2003 e, então, desenvolveu seu interesse pelos planetas. Completou o Doutorado no Instituto de Pesquisa em Ciências Planetárias e Espaciais, da Open University, onde analisou dados da sonda Huygens que pousou na lua de Saturno, Titã.Depois de investigar a atmosfera de Titã, Phil trouxe seus interesses para mais perto de casa, trabalhando para o Met Office em sua atmospheric research aircraft. Trabalhou extensivamente com instrumentação, fazendo medidas in-situ de aerossóis e propriedades microfísicas de nuvens. Estava no primeiro vôo científico do Reino Unido através da pluma vulcânica Eyjafjallajökull, a qual fechou o espaço aéreo em 2010. Viajou por todo o mundo trabalhando em projetos científicos fazendo medições na aeronave.Phil, desde então, mudou-se para a Universidade de Leeds e trabalha como parte do National Centre for Atmospheric Science. Continuou a viajar para trabalho de campo e ainda trabalha de perto com aeronaves de pesquisa atmosférica do Reino Unido. Esteve envolvido na medição de tempestades de poeira no Saara, tempestades no Reino Unido e cobertura de nuvens nos trópicos, que tem impactos nas mudanças climáticas.

Catherine Early

Catherine Early

Jornalista ambiental

Catherine Early é jornalista freelance e editora especializada em questões ambientais há mais de 15 anos. Escreve sobre diversos tópicos como mudanças climáticas, energia, resíduos, biodiversidade, poluição do ar, construção do ambiente, estratégia de negócios, investimento sustentável e política e regulamentação.Ocupou cargos permanentes no Environmentalist (agora conhecido como Transform), no the ENDS Report, na revista Planning e no Windpower Monthly. Seus clientes freelance incluem: The Ecologist, Resurgence, China Dialogue, o Economist World Ocean Initiative, Utility Week e The Guardian.Foi finalista no concurso de jornalismo Guardian's International Development Journalism de 2009, e fez parte da equipe que ganhou o prêmio PPA Business Magazine do ano de 2011 pelo Windpower Monthly. Também ganhou um prêmio de excelência no ‘Haymarket Media Group's employee awards' por histórias baseadas em dados na revista “Planning Magazine”.Possui um grau de honra 2:1 em Língua Inglesa e Literatura pela Universidade de Birmingham, e concluiu um curso de pós-graduação em jornalismo com o treinamento “PMA Training”.

Richard Johnson

Richard Johnson

Editor

Rich estudou Meteorologia e Ciências Climáticas na Universidade de Leeds, acompanhado por um ano na Universidade de Wisconsin-Madison nos EUA. Após a universidade, Rich decidiu se mudar para New Delhi, na Índia, onde começou sua carreira de previsor na Climate Connect – uma empresa de análise de energia. Ajudou a projetar e a implementar modelos orientados por inteligência artificial para a previsão da demanda de eletricidade e geração de energia renovável, enquanto ‘testemunhava’ em primeira-mão o rápido crescimento da energia solar em toda a Ásia.Cansado da sufocante poluição do ar em New Delhi, Rich voltou para o Reino Unido e se juntou ao grupo de previsão do tempo no MetDesk. O trabalho aqui envolveu previsões para as indústrias de rodovias, ferrovias, serviços públicos e eventos, em regime de turno para cobrir 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ele agora é previsor no Meteogroup em Londres.Rich já escreveu conteúdo relacionado ao clima para vários jornais nacionais, incluindo a coluna ‘Weatherwatch‘ do The Guardian. Particularmente, gosta da natureza competitiva e acelerada da previsão e, é especialmente entusiasmado com o impacto do clima nos eventos esportivos. Rich é um corredor entusiasta e um ávido fã de futebol.

John Kealy

John Kealy

Redação

Helena Mottram

Helena Mottram

Meteorologista

Helena Mottram se formou com seu primeiro diploma em Meteorologia e Clima na University of Reading em 2017. Trabalhou como meteorologista para o MeteoGroup UK, onde escreveu previsões para meios de comunicação, energia e, principalmente, briefing, produzindo scripts e atualizando o site da BBC Weather. Helena então concluiu seu mestrado em TV Broadcast Journalism na City, University of London, onde Helena trabalhou como pesquisadora no Good Morning Britain da ITV e como produtora assistente no noticiário das 6 e 10 horas da BBC.Helena agora trabalha como jornalista freelance, o que lhe permite combinar seu amor pelo clima, jornalismo e mídia social. Escreveu vários artigos para a revista Glamour e trabalha regularmente com o MeteoGroup DTN para escrever previsões meteorológicas e artigos para jornais regionais e nacionais. Helena também trabalha como produtora digital para a ITV Daytime, onde executa e edita conteúdo para as contas de mídia social do Good Morning Britain, Lorraine, This Morning e Loose Women.Em seu tempo livre, Helena dirige weather_with_helena, um blog de clima e moda onde posta previsões do tempo diariamente e trabalha como criadora de conteúdo para marcas nas redes sociais.

Susie Wright

Susie Wright

Editora

Susie Wright recebeu seu primeiro diploma em física pela Universidade de Cambridge em 2015, antes de mudar-se para a Universidade de Oxford para estudar um PhD em física atmosférica em colaboração com o UK Met Office. Durante seu PhD, ela trabalhou na modelagem de aspectos do clima da Terra usando parte do modelo de previsão do Met Office, com foco na compreensão de como o calor é transportado através da atmosfera do equador para os pólos. Apresentou seu trabalho em uma série de conferências nacionais e internacionais, incluindo a European Geosciences Union General Assembly, e publicou em um jornal revisado por pares.Além de sua pesquisa, ela esteve envolvida em vários projetos de engajamento público, incluindo o Stargazing Oxford, que foi altamente elogiado na categoria de Inovação do prêmio “South East Physics public engagement awards”. Susie tem um grande interesse na percepção pública da ciência e na intersecção entre ciência e mídia. Passa seu tempo livre correndo e é uma ávida fã de futebol.

Josephine Cobden

Josephine Cobden

Redação

Kerry Taylor-Smith

Kerry Taylor-Smith

Jornalista Ambiental

Kerry é redatora e editora freelance, especializada em ciências e tópicos relacionados à saúde. Como redatora freelance, seu trabalho apareceu em muitas revistas e sites científicos e médicos, incluindo o portfólio AZO, Forward, Patient e título NS Media.Os artigos de Kerry cobrem uma ampla gama de tópicos, incluindo astronomia, nanotecnologia, física, dispositivos médicos, produtos farmacêuticos e saúde mental, mas etem um interesse particular em ciências ambientais, tecnologia limpa e mudanças climáticas.Kerry foi anteriormente editora do site Laboratory News, onde escreveu notícias, comentários e reportagens cobrindo uma série de tópicos científicos. Ela também foi responsável por comissionar e editar recursos, revisar a revista e manter a presença online do título.Kerry é treinada em NCTJ e é formada em Ciências Naturais pela University of Bath, onde estudou uma variedade de tópicos, incluindo química, biologia e ciências ambientais.

Ioana Colfescu

Ioana Colfescu

Redação

Edição Chile

Viviana Urbina

Viviana Urbina

Redatora Chefe

Meteorologista graduada pela Universidade de Valparaíso, Chile. Viviana é Mestre e Doutora em Ciências na área de Meteorologia pela Universidade de São Paulo, Brasil. Se especializou em modelagem regional, para o estudo de circulações locais, impactos de superfícies urbanas na atmosfera, transporte e dispersão de poluentes atmosféricos. Realizou pós-doutorado no programa de Pós- Graduação em Engenharia Elétrica da UTFPR, Brasil.Enquanto estudava no Chile, e depois no Brasil, foi assistente em disciplinas de meteorologia sinótica. No início de sua carreira, trabalhou como meteorologista e apresentadora da previsão do tempo na Rádio Valentín Letelier. Atualmente, trabalha meio-turno com monitoramento atmosférico e previsão para a Oráculo Meteorologia, no Brasil. No Chile, realiza divulgação científica através da Nimbus Meteorología na área das ciências atmosféricas e, também, trabalha meio período como acadêmica na Universidade Católica de Maule. Desde setembro de 2019 é redatora-chefe da Meteored no Chile.

Reina Campos Caba

Reina Campos Caba

Meteorologista

Reina é Meteorologista pela Universidade de Valparaíso, com diploma em Ensino Universitário e Mestrado em Educação Ambiental pela Universidade de Playa Ancha.Atualmente, trabalha como docente e orientadora de teses na Universidade de Santiago do Chile e na Universidade San Sebastián. Seu trabalho se concentra na aplicação da Meteorologia e Climatologia em carreiras relacionadas com as áreas ambiental, geográfica, energética e sustentabilidade. Sua linha de pesquisa é sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável, aplicando as estratégias de aprendizagem no ensino superior para a adaptação profissional à crise climática.Reina Campos tem focado sua experiência na realização de previsões de incêndios florestais (CONAF), na estimativa de precipitações, em empresas de energia elétrica e agrícolas. Formou-se em cursos meteorológicos, de empresas de reconhecimento mundial como: Holding Mininco e Forestal Arauco S.A. Também, do Comitê de Despachantes de incêndios Florestais do Chile. Além disso, colaborou com mídias escritas como o diário Las Últimas Noticias e a Revista Técnicos Mineros de Chile. Sua dissertação de Mestrado foi publicada no livro “Vinculándonos con el territorio”, publicado pela editora da Universidade de Playa Ancha.

Laura Faz

Laura Faz

Meteorologista

Graduada em Meteorologia pela Universidade de Havana (Cuba) em 2017 e diplomada em Gestão Ambiental com menção em Planejamento Territorial, pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas e Tecnologias (InsTEC), vinculado à Universidade de Havana. Desenvolveu sua tese sobre a implantação de um sistema de previsão de radiação solar de curtíssimo prazo por métodos de extrapolação de imagens, resultando em um estudo de novidade científica em Cuba.Laura Faz trabalhou por dois anos na consultoria ambiental GAMMA S.A. em Havana, vinculado a projetos de elaboração de estudos de riscos naturais e Planos de Redução de Desastres. Especialista na área de gestão de desastres naturais, possui também experiência na implantação de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e conhecimento em Marketing Verde. Fã da fotografia meteorológica, foi selecionada para participar do National Geographic Photocamp Cuba em 2016.

Alejandro Sepúlveda

Alejandro Sepúlveda

Jornalista científico

Alejandro Sepúlveda é jornalista e graduado em comunicação social, com 16 anos de experiência no âmbito meteorológico. Esteve encarregado da edição jornalística e da redação dos boletins meteorológicos emitidos pela Televisión Nacional de Chile desde 2004 até 2017.Atualmente é editor de conteúdos e membro da equipe de apresentadores dos boletins do tempo da CNN Chile e Chilevisión (Warner Media Chile). Também é redator de conteúdos para os portais web e as redes sociais de ambas as mídias, e colunista do Desafío Tierra, o programa ambiental, da CNN Chile.Fora do ambiente de trabalho, Alejandro é membro da ONG Ciudadanos y Clima, da rede de aficcionados da meteorologia, Vigías del Tiempo Chile, e é o representante do Chile no grupo internacional Climate Without Borders.É uma pessoa que gosta muito da natureza e contribui para o seu cuidado.

Pamela Henríquez

Pamela Henríquez

Meteorologista e Editora

Desde cedo demonstrou amor pela ciência, o que a fez estudar Meteorologia na Universidade de Valparaíso, no Chile.Vem desenvolvendo sua carreira contribuindo em diferentes projetos sociais e privados, sempre com o objetivo de que a meteorologia seja compreendida por uma grande quantidade de pessoas, unindo conceitos e fenômenos com perspectiva ambiental.Possui uma Estação Meteorológica Automática (EMA) em Placilla de Peñuelas, Valparaíso, com a finalidade de fornecer e registrar dados atualizados para o mesmo local. Há mais de 15 anos trabalha como meteorologista, gerando previsões e assessorias a diferentes meios de comunicação, como o Programa Valparaíso Ciudadano da Rádio Portales,o Rádio Vistamar e o programa online F.TV.É sócia-fundadora da Empresa Reciclaje Urbano Placilla de Peñuelas, dedicada à reciclagem de resíduos domésticos, onde se encarrega pela divulgação de informações científicas e meteorológicas à comunidade. Também presta assessorias para a Equipe de Emergência do Ilustre Município de Valparaíso e é integrante da rede de fãs de meteorologia “Vigías del Tiempo Chile”, onde sua EMA está vinculada.Pamela tem a convicção de que somente com informação e educação podemos conseguir mudanças reais na humanidade, e a Meteorologia é uma ponte direta para isso.

Roberto Agredano Martín

Roberto Agredano Martín

Redator colaborador

Graduado em Ciências Marinhas pela Universidade de Cádiz e Engenheiro Civil pelas Universidades de Córdoba e UCAM. Roberto Agredano possui ampla formação em sistemas costeiros devido ao Mestrado de Engenharia Costeira e Portuária pela Universidade de Cantabria e IH Cantabria e à candidatura ao doutorado em Ciências da Engenharia (Eng. Civil) pela Pontificia Universidade Católica do Chile.Roberto é especialista em morfodinâmica de ambientes costeiros e em como os climas de onda impactam as costas. Seu trabalho atual é como docente e pesquisador na Universidade Católica do Maule (Chile), onde atua desde 2018 em disciplinas relacionadas à mecânica dos fluídos e à engenharia costeira. Sua principal área de pesquisa está relacionada com a modelagem hidrodinâmica e com a evolução de sistemas costeiros sujeitos a climas de ondas extremas (swells) no contexto de mudanças climáticas, tendo colaborado em capítulos de livros como Nuevas metodologías para el estudio de marejadas en Chile e publicado artigos em revistas internacionais de alto impacto.Além disso, Roberto colaborou em importantes projetos para instituições públicas, como o estudo Determinación del riesgo de los impactos del Cambio Climático en las costas de Chile, encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente e que gera um importante insumo para futuras ações no uso e organização dos territórios costeiros no Chile.