Embarcamos em uma viagem pelas majestosas cadeias de montanhas que moldam os continentes para descobrir qual delas se estende por mais países. Veja aqui.
Gabriela Aceitón Cortés
Jornalista Científica - 40 artigosGabriela Aceitón Cortés é jornalista, formada em Comunicação Social pela Universidad de Las Américas, com quatro anos de experiência em jornalismo científico e comunicação institucional.
Sua experiência profissional inclui o trabalho como jornalista no Centro de Biotecnologia de Sistemas do Instituto Fraunhofer Chile e responsável pelas comunicações da área de pesquisa de Polinização e Agricultura Sustentável desta mesma instituição, bem como suporte de comunicação na corporação Know Hub Chile.
Actualmente y luego del traspaso del Centro de Biotecnología de Sistemas a la Universidad Andrés Bello en el 2021, se desempeña como Community Manager del Centro, generando contenido de valor en temas como sostenibilidad,
innovación científica, agricultura sostenible, medio ambiente y equidad de género en ciencia y tecnología.
Artigos de Gabriela Aceitón Cortés
Este novo megaprojeto de infraestrutura procura ligar os oceanos Pacífico e Atlântico de forma sustentável. Veja aqui os principais detalhes.
Um estudo identificou dupla mutação que poderia explicar resistência ao tratamento de câncer de pulmão em pacientes que nunca fumaram. Saiba mais aqui.
Pesquisadores japoneses conseguiram anexar tecidos artificiais de pele aos rostos dos robôs, um avanço que promete revolucionar sua aparência e funcionalidade, aproximando-os cada vez mais dos seres humanos.
Localizada a mais de 5 mil metros acima do nível do mar, nos Andes peruanos, esta cidade é conhecida por ser o assentamento humano mais alto do mundo. Aqui te contamos mais.
Embora seu nome pareça intimidante, muitas vezes com razão, é essencial conhecer esses insetos para evitar situações perigosas e manter o equilíbrio dos ecossistemas.
A ciência forneceu evidências de que o nosso ritmo biológico pode influenciar o momento final das nossas vidas. Variantes genéticas sugerem uma ligação entre o nosso relógio biológico e a morte.
Uma empresa de biotecnologia na França tem desenvolvido uma nova forma de gerar luz através de bactérias bioluminescentes, oferecendo uma alternativa de iluminação mais sustentável e amiga do ambiente.
Este substantivo, proveniente da língua Yagan, expressa com precisão uma ação que é muito difícil de descrever em outras línguas. Considerada “intraduzível”, conquistou o recorde de palavra mais concisa do mundo.
Verde, vermelho ou amarelo, características de zonas áridas e com nomes diferentes dependendo do país. Aqui contamos fatos que talvez você não soubesse sobre esta famosa fruta.
Um dos protótipos imita insetos que podem “patinar” na água ou voar em círculos como as abelhas, e o outro tem a capacidade de escalar superfícies como os besouros.
Alimentos como gengibre, molho de soja ou sementes de gergelim possuem propriedades nutricionais antienvelhecimento com grande valor na dieta japonesa, população conhecida com a vida mais longa do mundo.
Embora as plantas não tenham órgãos visuais, são capazes de identificar de onde vem a luz graças a um tecido nos seus caules que lhes permite "ver" e criar sinais para crescer nessa direção.
Os investigadores analisaram as flores dos amores-perfeitos e descobriram que eram mais pequenas e produziam menos néctar do que há 20 ou 30 anos, tornando-se “menos atraentes” para os polinizadores.
CASGEVY é o nome do medicamento revolucionário que ajuda a tratar a anemia falciforme e a talassemia beta, doenças genéticas que afetam os glóbulos vermelhos.
Este modelo não tradicional de obtenção de alimentos está ganhando popularidade porque permite, entre outras coisas, a utilização eficiente do espaço, a redução do consumo de água e a produção contínua ao longo do ano. Aqui contamos mais
Os pesquisadores desenvolveram um material que captura eficazmente os íons de urânio em comparação com outros métodos, abrindo a porta a uma fonte de energia nuclear mais amiga do ambiente.
Embora suas raízes estejam no Mediterrâneo, as folhas desta árvore são famosas mundialmente por dar sabor às nossas refeições e por oferecer benefícios à saúde graças às suas propriedades medicinais.
Num ato sem precedentes, o chamado “Pacto de Dubai” faz um forte apelo à tomada de medidas para deixar para trás o uso de petróleo, gás e carvão e fazer uma transição rápida e justa ao uso de energia limpa.
Esse mapeamento pode ajudar os cientistas a compreender como são reguladas as emoções ou estados mentais e condições neuropsiquiátricas generalizadas, como distúrbios alimentares ou transtornos obsessivo-compulsivos.