Tiago Robles

Redação / 365 artigos

Os fenômenos atmosféricos sempre foram de meu interesse. Observar tempestades acompanhadas de raios, granizo e vendavais sempre me fascinaram desde mais novo. Esse simples interesse se tornou profissão quando tomei conhecimento da existência de curso que estuda a atmosfera e todos os seus processos, podendo me tornar um Meteorologista e transformar uma fascinação de jovem em um trabalho de gente grande. Assim, me tornei Meteorologista pela Universidade de São Paulo e atualmente estou cursando o Programa de Pós-Graduação em Meteorologia na Universidade Federal de Santa Maria. Ao longo desse processo adquiri experiência de mais de 5 anos em previsão do tempo e climatología.

Publicidade

Artigos de Tiago Robles

Ciência 05 Dez. 2019

O que são tornados de fogo e por que eles se formam?

Tornados de fogo rotacionam chamas no ar com intensidade semelhante a de tornados comuns. Eles podem ser extremamente raros, mas são devastadoramente perigosos. Explicamos por que eles se formam e os riscos que apresentam.

Previsão 02 Dez. 2019

Previsão climática para Dezembro

O clima de 2019 vem sendo influenciado por fatores não muito comuns trazendo um comportamento atípico até o momento para a estação chuvosa. Será que em Dezembro essa influencia irá se manter? Saiba como será o clima para este mês aqui!

Previsão 29 Nov. 2019

Fim de semana: chuvas volumosas no SE e CO e mudanças no S

Neste fim de semana de transição as chuvas continuam a trazer risco para transtornos nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, a passagem de uma frente fria traz mudanças com possibilidades de pancadas isoladas. Confira os detalhes.

Previsão 27 Nov. 2019

Chuvas diminuem no Sul e se concentram no Centro-Norte do país

Nos próximos dias o tempo firme volta a predominar em praticamente toda a Região Sul e as chuvas mais volumosas ocorrem no Centro-Norte do país e lavem riscos para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Confira os alertas.

Atualidade 25 Nov. 2019

Como é viver na cidade mais alta do mundo

A cidade peruana de La Rinconada, com mais de 5000 metros de altura, é o maior assentamento permanente do mundo. Quase sem serviços, a vida é difícil e complexa. Saiba mais como é viver lá!

Ciência 23 Nov. 2019

1 milhão de espécies estão em perigo de extinção

A natureza está diminuindo a um ritmo sem precedentes na história da humanidade, e as mudanças climáticas estão entre os cinco geradores diretos de extinção. Isso será suficiente para motivar ações globais?

Previsão 22 Nov. 2019

Fim de semana: risco de temporais aumenta no Sudeste

A passagem de uma frente fria aumenta o risco de chuvas intensas em boa parte do Sudeste durante o fim de semana. Já no Sul, o destaque é para o alívio do calor. Contamos mais destaque da previsão para todo o Brasil aqui.

Ciência 21 Nov. 2019

Quão importante é o ciclo do carbono?

O carbono (C) é um dos elementos mais abundantes do Universo, a seguir ao hidrogénio (H), ao Hélio (He) e ao oxigénio (O), e é o pilar da vida, tal como a conhecemos. Descubra mais aqui!

Previsão 20 Nov. 2019

Mais calor para o Centro-Sul e chuvas intensas ainda ameaçam o ES

Nos próximos dias a aproximação de uma frente fria contribui para a atuação dos ventos de norte e, consequentemente, para o aumento das temperaturas em boa parte do Centro-Sul. Ao mesmo tempo, chuvas volumosas mantêm em alerta o Espírito Santo.

Atualidade 14 Nov. 2019

Chuvas no ES: inundações, deslizamentos, soterramentos e desalojados

Chuvas de moderada a forte intensidade vem ocorrendo de forma constante no estado do Espírito Santo nos últimos dias. Como resultado: inundação, deslizamentos, soterramentos e perdas materiais. Não há ainda registro de vítimas fatais. As imagens são impressionantes.

Atualidade 13 Nov. 2019

Imersos na poluição: o drama de Nova Délhi

Existem vários fatores que desencadearam os perigosos níveis de poluição na cidade de Nova Délhi. As concentrações extraordinariamente altas de poluentes estão colocando em risco a vida de milhões de pessoas que vivem lá.

Previsão 13 Nov. 2019

Alerta de tempo severo para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

A partir desta quarta-feira (13) áreas de instabilidade intensas atingem o Centro Sul do Brasil, trazendo potencial para chuvas torrenciais e fortes rajadas de vento. Há risco para transtornos como alagamentos, inundações, destelhamentos e deslizamento de terra.

Seguinte