Tiago Robles

Redação / 409 artigos

Os fenômenos atmosféricos sempre foram de meu interesse. Observar tempestades acompanhadas de raios, granizo e vendavais sempre me fascinaram desde mais novo. Esse simples interesse se tornou profissão quando tomei conhecimento da existência de curso que estuda a atmosfera e todos os seus processos, podendo me tornar um Meteorologista e transformar uma fascinação de jovem em um trabalho de gente grande. Assim, me tornei Meteorologista pela Universidade de São Paulo e atualmente estou cursando o Programa de Pós-Graduação em Meteorologia na Universidade Federal de Santa Maria. Ao longo desse processo adquiri experiência de mais de 5 anos em previsão do tempo e climatología.

Publicidade

Artigos de Tiago Robles

Atualidade 23 Jan. 2020

Espuma invade cidades da Espanha após passagem da tempestade Gloria

A tempestade Gloria provocou destruição, ondas gigantes, neve, fortes rajadas de vento e fenômenos que muitos não podiam imaginar. A espuma que invadiu a cidade de Tossa de Mar causou muita curiosidade. Qual o motivo? Aqui, dizemos quais são suas possíveis causas.

Previsão 15 Jan. 2020

Como será a segunda quinzena de Janeiro de 2020?

Os próximos 15 dias serão representados por uma mudança brusca de padrão. Os responsáveis por isso são as oscilações Antártica e de Madden-Julian. Confira a discussão climática.

Ciência 13 Jan. 2020

Quer conhecer a Lua ou Marte? A ilha Lanzarote pode ser uma opção!

Você já viajou para a Lua? Se você for a Lanzarote, pode estar muito perto de pisar nela. Seu solo vulcânico e clima a tornam um local especial para testes de missão espacial. Aqui falamos um pouco mais sobre esta ilha que nos aproxima do espaço.

Atualidade 06 Jan. 2020

Incêndios na Austrália: um pingo de esperança vinda dos céus

Ao longo dessa semana uma pequena mudança nos padrões atmosféricos na Oceania trazem esperança para a ocorrência de chuvas nas regiões de incêndio. Apesar dos volumes baixos já é um cenário animador diante das condições atuais.

Atualidade 03 Jan. 2020

Chuvas torrenciais provocam enchentes e desabamentos em SP e no RJ

Com a atuação de uma frente fria juntamente a um sistema de baixa pressão próximo à costa do Sudeste contribuíram para chuvas torrenciais na tarde de ontem na Grande São Paulo e no estado do Rio de Janeiro. Imagens impressionantes da força das água na região Serrana do Rio.

Atualidade 02 Jan. 2020

O pólo norte magnético está se movendo em direção à Europa

Até 50 quilômetros por ano, nosso 'pólo norte' magnético se desvia de sua posição original, aproximando-se da Rússia e do norte da Europa. Que funções a magnetosfera da Terra desempenha e que consequências poderia ter uma flutuação como essa? Confira a resposta aqui.

Seguinte