Tiago Robles

Redação / 198 artigos

Os fenômenos atmosféricos sempre foram de meu interesse. Observar tempestades acompanhadas de raios, granizo e vendavais sempre me fascinaram desde mais novo. Esse simples interesse se tornou profissão quando tomei conhecimento da existência de curso que estuda a atmosfera e todos os seus processos, podendo me tornar um Meteorologista e transformar uma fascinação de jovem em um trabalho de gente grande. Assim, me tornei Meteorologista pela Universidade de São Paulo e atualmente estou cursando o Programa de Pós-Graduação em Meteorologia na Universidade Federal de Santa Maria. Ao longo desse processo adquiri experiência de mais de 5 anos em previsão do tempo e climatología.

Publicidade

Artigos de Tiago Robles

Como será a segunda quinzena de Fevereiro?

Fevereiro já vem se mostrando um mês bastante diferente em relação a Janeiro, com temperaturas mais amenas e chuvas mais frequentes em boa parte do Brasil. Mas será que as condições vão se manter assim? Te contamos aqui!

Enchentes no deserto do Atacama no Chile

As inundações repentinas afetaram uma das áreas mais secas do mundo nas últimas horas: o deserto do Atacama, no Chile. Já no sul do país, grandes incêndios devastaram milhares de hectares de vegetação.

Semana chuvosa em boa parte do Brasil

A primeira semana de Fevereiro marca a mudança de padrão, com chuvas passando a ocorrer com maior frequência e volume no Centro-Norte do país. Os maiores volumes ocorrem no Sudeste e na Região Nordeste.

Fim de semana: a frente fria da mudança

Este fim de semana representará a mudança que todos estavam esperando. A chegada de uma frente fria provoca bastante chuva e alívio ao calorão no Centro-Sul. No restante do país a mudança ocorre na próxima.

Muito calor e pouca chuva em boa parte do Brasil

Nos próximos dias as temperaturas se mantêm elevadas e o calor se intensifica em boa parte do Brasil. Para agravar, o tempo seco irá predominar. No entanto há risco para temporais em algumas localidades. Confira mais detalhes da previsão aqui!

Congelamento das Cataratas do Niágara

Parte das cachoeiras se transformou em gelo e os arredores estão cheios de neve devido ao frio intenso que vem ocorrendo nessa há dias. As previsões indicam que os dias de frio intenso continuarão. Assista ao vídeo e detalhes aqui.

Fim de semana de mudanças

Finalmente o bloqueio enfraque e premite que uma frente fria avance, provocando chuvas mais abrangentes nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Com isso, o risco de temporais também aumenta.

Risco de temporais nas regiões Sul e Sudeste

O tempo se mantém instável no Rio Grande do Sul, com alerta para temporais. No Brasil Central, o calor e as pancadas isoladas predominam. Já no litoral norte do país as chuvas se mantêm frequentes e volumosas.

Seguinte