Uma nova pesquisa revela como um mega evento de El Niño instigou a maior extinção em massa de todos os tempos, no fim do período Permiano. Veja mais detalhes aqui.
Tiago Robles
Editor Chefe - 1311 artigosMeteorologista formado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, integrando posteriormente o grupo de meteorologistas da SOMAR Meteorologia, trabalhando com previsão do tempo e de clima com ênfase nos setores energético e agrícola, e na difusão em mídias.
Apaixonado pela meteorologia e pela interação com a biosfera, Tiago se especializou ainda mais na área de clima voltada para a agricultura, se tornando mestre em meteorologia pela Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul e integrando o Grupo de Pesquisa em Clima na mesma instituição, participando e elaborando discussões climáticas para o Brasil.
Em 2018, passou a fazer parte de nossa equipe como Redator Chefe da Meteored para o site tempo.com e continuou trabalhando com previsão de tempo e clima como Meteorologista e Consultor para a Oráculo Meteorologia.
Artigos de Tiago Robles
Conforme previsto aqui pela Meteored, o fenômeno conhecido como “chuva preta” foi registrado ontem (10 de setembro) em algumas cidades do Rio Grande do Sul, assustando moradores.
Um estudo recente feito a pedido da Organização Mundial da Saúde finalmente respondeu se há relação entre o uso do aparelho e câncer no cérebro, e a resposta é: não! Veja os detalhes aqui.
Sim, há terremotos na região da Amazônia ocidental, mas como eles ocorrem em grandes profundidades, não são destrutivos. Sua origem intriga pesquisadores, que agora vão tentar desvendar os seus mistérios.
A NASA vê a internet como um item muito importante para o sucesso da missão Artemis 3. Junto com a empresa Nokia, vão instalar rede 4G na Lua para que os astronautas consigam se comunicar com a Terra, entre outras coisas.
Bloqueio atmosférico se mantém na próxima semana e intensifica a onda de calor sobre o Brasil. Alerta para temperaturas elevadas combinadas com baixa umidade e qualidade do ar ruim em virtude da fumaça das queimadas.
Quem não quer saber o segredo da longevidade, não é mesmo? Apesar de não haver uma fórmula mágica, pesquisadores observaram que a exclusão de uma proteína pode reduzir a inflamação e estender a vida útil.
A COVID-19 é uma infecção respiratória que surgiu em 2019 e, posteriormente, várias variantes apareceram, trazendo preocupações. Agora, cientistas descobriram um novo anticorpo que é capaz de neutralizar todas as variantes.
Cientistas conseguiram criar, pela primeira vez, um mapa global colorido e de alta resolução de Marte, que revela detalhes sem precedentes da superfície do planeta vermelho. Saiba mais aqui.
Pesquisadores divulgaram recentemente a descoberta de um fóssil gigante de um escorpião marinho na Austrália, que ultrapassava o tamanho de uma pessoa adulta. Veja mais informações.
Um novo estudo identificou que as ondas de calor podem fazer com que as abelhas percam a sua habilidade de sentir o aroma das flores, prejudicando assim o processo de polinização.
A região Norte do Brasil está passando por uma forte estiagem. No Amazonas, rios estão se transformando em bancos de areia, e especialistas alertam que a situação pode piorar.
Já se sabia que o ouro se forma no mineral quartzo com a ajuda de terremotos, porém, agora foi descoberto exatamente como os tremores atuam com o mineral para formar enormes pepitas de ouro.
Onda de calor ganha intensidade na primeira semana de setembro e mantém condições extremas para boa parte do Brasil. As temperaturas máximas passam dos 40°C e a umidade do ar atinge patamares abaixo dos 10%.
O país sul-africano enfrenta uma seca severa que já deixou milhões de pessoas com insegurança alimentar. Por isso, o governo liberou o abate de animais selvagens para combater a fome da população.
Os incêndios florestais e queimadas não afetam apenas a qualidade do ar e a saúde das pessoas, mas também colocam em risco a vida animal. E o que esses animais estão fazendo para sobreviver ao fogo e ao calor?
A atração Space Adventure é um acervo com peças da agência espacial americana, que conta com duas unidades aqui no Brasil: uma em Canela (RS) e outra em Balneário Camboriú (SC).
O Brasil vem sofrendo com muitos incêndios na Amazônia nos últimos dias, e especialistas explicam que a fumaça das queimadas aumenta o risco de doenças cerebrais e prejudica pulmões e rins.
Cientistas descobriram como recuperar neurônios mais antigos, o que pode ajudar no desenvolvimento de tratamentos de lesões no cérebro e doenças neurodegenerativas.
Após alguns anos de pesquisas, cientistas chineses descobriram um novo método de usar o solo da Lua para produzir grandes quantidades de água. Veja mais informações aqui.