Pesquisadores criaram uma biblioteca de granizos para melhorar a precisão das simulações de tempestades. Esta biblioteca pode revolucionar as previsões meteorológicas e gerar múltiplos benefícios para diversas indústrias: dos seguros à agricultura.
Hélder Lopes
Climatologista - 112 artigosBacharel e Mestre em Geografia. Possui Doutorado em Geografia e Planejamento Regional pela Universidade do Minho e em Geografia - Área de Mudanças Globais e Sistemas Naturais pela Universidade de Barcelona com a mais alta classificação e louvor.
Pesquisador do Laboratório de Paisagens, Patrimônio e Território (Lab2PT) e colaborador do Grupo de Climatologia do Instituto de l’Aigua (IdRA, Grupo de Climatologia - Barcelona). Nos últimos anos, tem trabalhado com a implementação de alguns métodos de participação cidadã no âmbito da pesquisa em climatologia e turismo.
Tem artigos publicados nas principais revistas internacionais indexadas no ISI Web of Knowledge e SCOPUS, e alguns capítulos de livros em algumas das principais editoras internacionais. Já apresentou vários trabalhos em conferências e workshops nacionais e internacionais, alguns dos quais relacionados ao tema da climatologia e ganhou 10 prêmios por suas realizações acadêmicas. É membro da Sociedade Internacional de Biometeorologia – seção Clima, Turismo e Recreação e é revisor científico de algumas revistas de renome nacional e internacional.
Desde muito cedo, tem interesse por questões relacionadas com o tempo, o clima, e as mudanças climáticas, e em como diversos setores de atividade são afetados por ela.
Artigos de Hélder Lopes
O aquecimento acelerado do Ártico está liberando grandes quantidades de mercúrio aprisionado no permafrost, representando uma ameaça crescente para milhões de habitantes da região e para os ecossistemas locais.
Pesquisadores da Universidade Técnica de Munique (TUM) e do Instituto de Pesquisa de Impactos Climáticos de Potsdam (PIK) alertam para as grandes incertezas nas projeções climáticas, dificultando a identificação de momentos críticos de inflexão no sistema terrestre.
Alerta no Ártico: rios atmosféricos estão a provocar um sobreaquecimento mais rápido na região. Novo estudo da Nature associa o aumento destes eventos a um degelo marinho acelerado e alterações climáticas globais.
O dia 5 de junho de 2024 marcou um dia histórico para a exploração espacial. À meia-noite em Moscovo, na Rússia, o cosmonauta russo Oleg Kononenko alcançou a incrível marca de 1.000 dias no espaço.
Cigarras de olhos vermelhos têm invadindo Chicago desde o mês de maio, obrigando os residentes a cobrirem as árvores em rede para as proteger. A medida preventiva visa evitar os danos nas árvores mais jovens.
Os dados de satélites da NASA revelam uma aceleração preocupante na subida do nível do mar, principalmente devido ao aquecimento global, mas com influência do El Niño no último ano.
O exercício físico é fundamental para a saúde e bem-estar. Mas será que precisamos descansar entre os dias de esforço? É bom fazer exercício todos os dias? Para responder a estas perguntas, vamos ver o que a ciência diz sobre o assunto.
Pesquisadores publicaram na revista Nature um estudo que demonstra que especialização excessiva das comunidades precede extinções em massa, oferecendo um potencial sistema de alerta precoce para a perda de biodiversidade marinha.
O aumento do vapor d'água na atmosfera, juntamente com o papel preponderante do dióxido de carbono, intensifica o efeito de estufa e impulsiona as mudanças climáticas globais. Esse é um dos objetos de estudo da equipa da NASA Science.
O Japão está atravessando um período de casos de infecção bacteriana causada pelo estreptococo do grupo A, com várias consequências para a saúde humana. Saiba mais aqui.
Falsos sinais de GPS estão a gerar o caos nos céus, levando a incidentes perigosos e manobras evasivas desnecessárias, alertam pilotos e agências de aviação. Saiba mais aqui!
Recentemente, foram identificados fungos capazes de substituir a proteína da carne. De uma pesquisa espacial da NASA, transformou-se em um produto gastronômico diferenciado e capaz de substituir uma série de produtos para uma alimentação saudável.
O satélite Solar Orbiter, também conhecido por SOLO, revela imagens recentes da crescente atividade solar em apenas dois anos, colocando em causa as previsões tradicionais e a compreensão sobre o ciclo solar e os seus impactos. Saiba mais aqui!
Um estudo liderado por Robin Wordsworth, da Universidade de Harvard, revela que a ressonância de Fermi, um fenómeno da física quântica, desempenha um papel crucial no aquecimento global causado pelo dióxido de carbono (CO2).
As fabricantes automóveis líderes no mercado estão mudando a estratégica, diminuindo os investimentos em veículos elétricos e autônomos, reflexo da complexa interação entre a queda na procura e os custos de desenvolvimento elevados.
A renovação da pirâmide de Menkaure, no complexo de Gizé, no Egito, desencadeou uma onda de críticas nas redes sociais, com especialistas e comentaristas a denunciarem o projeto como “absurdo”.
Em uma recente expedição, geofísicos a bordo do navio de pesquisa "RV Investigator" descobriram uma cadeia de montanhas submarinas entre a Tasmânia e a Antártica, que abrange 20.000 km². Saiba mais aqui!
Um estudo da University of New South Wales revela que as nuvens estratosféricas sobre o Ártico são um elo crucial perdido nos modelos climáticos, destacando o seu interesse para a representação mais precisa do clima passado, presente e futuro.
Os ciclones tropicais estão começando mais cedo, alertam cientistas, com um estudo recente a revelar que estas tempestades intensas estão a antecipar-se entre 3 a 4 dias. Saiba mais aqui!