Com as mudanças climáticas, os fenômenos extremos estão a tornar-se mais intensos e frequentes causando impactos desastrosos às populações atingidas, como foi o caso recente na região de Valência.
Teresa Abrantes
Redatora de notícias de Atualidade e Ciência - 38 artigosTeresa Abrantes é licenciada em Física, pela Faculdade de Ciências de Lisboa com 35 anos de serviço no Instituto Português do Mar e da Atmosfera ex- Instituto de Meteorologia. Saiu do Instituto em 2014. Desde 2014, ela dá aulas de Meteorologia no Instituto Superior de Educação e Ciência para o Curso de Engenharia de Proteção Civil, e trabalha como consultora na área de meteorologia em projetos do Banco Mundial. Participou de um projeto no Paquistão e colabora em um projeto em Moçambique e em Angola.
Durante 19 anos fez parte da equipe de meteorologistas que apresentavam o Boletim Meteorológico em dois canais da televisão portuguesa. Ao longo da sua carreira profissional no Instituto, trabalhou na área de previsão e alertas meteorológicos, ocupou diferentes cargos diretivos, integrou diversos grupos de trabalho nacionais e internacionais e foi representante nacional em diferentes grupos e comitês internacionais, nomeadamente da Organização Meteorológica Mundial e membro da Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica.
Participou e apresentou trabalhos em diversas conferências nacionais e internacionais, relacionados com a sua especialização, previsão do tempo e apoio meteorológico ao combate de incêndios florestais.
Artigos de Teresa Abrantes
Devido às diferentes variáveis em jogo, à previsão do estado do tempo está sempre associado um grau de incerteza, mas isso agrava-se quando se tratam de eventos meteorológicos extremos, como as chuvas intensas, ondas de calor ou os tornados.
Os países do chamado Chifre da África enfrentaram uma grave crise de fome devido à seca extrema que atingiu aqueles países no período de 2020 a 2022.
De acordo com o relatório anual da Organização das Nações Unidas, nos próximos meses (em 2024) prevê-se um aumento nos preços dos alimentos e condições meteorológicas extremas.
A edição de 2024 do livro “Guinness World Records” reconhece a NOAA e seus parceiros da área com dois recordes mundiais relacionados a drones e veículos não tripulados.
O sistema climático da Terra está fora do equilíbrio energético, como resultado da mudança climática induzida pelo homem. Veja as principais conclusões de um estudo publicado na revista Earth System Science Data.
O Relatório do estado do clima global publicado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) mostra que as concentrações dos gases de efeito estufa na atmosfera continuam atingindo níveis recordes, contribuindo para o aquecimento da Terra e dos oceanos.
Desde o séc. XIX, em que se padronizaram as observações marítimas e se elaboraram as primeiras previsões, que a evolução da meteorologia e da Organização Meteorológica Mundial não tem parado.
Ao analisarem uma amostragem significativa de pedras de granizo, cientistas eslovenos descobriram partículas microplásticas no granizo.
Os incêndios florestais estão a tornar-se mais intensos e mais frequentes, devastando comunidades e ecossistemas no seu caminho. De acordo com um estudo recente, prevê-se que aumentem até 50% dentro dos próximos 80 anos.
As temperaturas elevadas fazem com que espécies vegetais na Antártica se proliferem rapidamente, nos últimos anos. O continente gelado passa por grandes transformações. Saiba mais aqui!
Svalbard, a região da Terra permanentemente habitada mais próxima do Pólo Norte, está a sofrer impactos negativos devido às alterações climáticas.
A aviação é, atualmente, um dos principais meios de transporte de cargas e de passageiros em todo o mundo e, também, um dos principais emissores de CO2.
A região oriental da Austrália está enfrentando as piores cheias das últimas décadas após os terríveis incêndios de há um ano. Contamos-lhe mais aqui!
Aproveitando o fato de existir atualmente o confinamento dos cidadãos nas suas casas, foram criados alguns projetos. Além de poderem contribuir para diminuir o triste isolamento de muitas pessoas, podem, por outro lado, beneficiar algumas atividades como a meteorologia.