Paola Bueno

Redação / 56 artigos

Meteorologista formada pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), no ano de 2015, e atualmente mestranda no programa de Meteorologia no mesmo instituto. Nos meus anos de experiência em Meteorologia adquiri amplo conhecimento na área computacional, de análise de dados e na elaboração de previsões de tempo e clima, sempre engajada e determinada em desenvolver novas pesquisas e elaborar produtos meteorológicos que contribuam diretamente com o desenvolvimento científico, a preservação ambiental e a sociedade em geral.

Publicidade

Artigos de Paola Bueno

2019: um ano já marcado pelos extremos climáticos

Em pouco mais de um mês, 2019 já registrou uma série de eventos climáticos extremos. Ondas de frio mortais no hemisfério norte, ondas de calor no hemisfério sul, chuvas intensas, enchentes e grandes nevascas marcaram o início desse ano.

Qual a situação dos principais reservatórios do país?

Em pleno período chuvoso experimentamos um mês de janeiro mais seco que o normal em grande parte do Brasil. Isso faz com que seja necessária uma maior atenção ao nível dos principais reservatórios do sistema de abastecimento hídrico e energético do país.

Ilha de calor urbana: o efeito das cidades no clima

A urbanização das grandes cidades é responsável por um efeito no clima local chamado de Ilha de Calor Urbana. Esse efeito é responsável pelo agravamento das ondas de calor nos grandes centros urbanos do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Torre ATTO: a maior torre de pesquisa do mundo

Você sabia que na Amazônia existe uma torre maior que a torre Eiffel de Paris? E que ela é inteiramente dedica a pesquisa científica? Essa é a Torre ATTO, instalada no coração da Amazônia!

A onda de calor que atinge a Austrália

Além do Brasil, a Austrália também tem sofrido com as altas temperaturas nesse verão. Enquanto aqui os termômetros estão beirando os 40°C, lá eles estão muito próximos dos 50°C!

A primeira onda de calor no Brasil

O ano de 2019 começou muito quente no Brasil! Temperaturas acima de 40°C foram registradas em várias cidades, com sensação térmica chegando aos 50°C! Essa sucessão de dias muito quentes marcaram a primeira onda de calor de 2019 no Brasil!

O que são os bloqueios atmosféricos?

Os bloqueios atmosféricos são sistemas meteorológicos que geralmente estão associados a um período mais quente e seco que o normal. Por este motivo, são sistemas extremamente importantes na elaboração de previsões, principalmente para os setores hídricos, energético e agropecuário do país.

As chuvas que trouxeram alívio ao Sertão Nordestino

Nas últimas semanas, o Sertão Nordestino foi surpreendido com grandes volumes de chuvas. Essas chuvas foram muito bem-vindas na região que vem sofrendo com a falta de chuvas e a situação de seca que se prolonga há vários anos.

Califórnia: Depois do fogo vieram as inundações

Depois do Camp Fire, Woolsey Fire e Hill Fire destruírem grande parte do estado da Califórnia no mês passado, agora foram as fortes chuvas que atingiram as regiões incendiadas com inundações e fortes enxurradas.

O que é a Oscilação de Madden-Julian?

É comum ouvirmos nas previsões do tempo o termo “Oscilação de Madden-Julian”. Mas, que oscilação é essa? E por que ela é tão importante para a previsão do tempo no Brasil?

Como foi a temporada de furacões de 2018?

O dia 30 de novembro marca o fim da temporada de furacões do oceano Atlântico Norte! Ao contrário das previsões feitas, essa temporada foi mais ativa que o normal, com dois furacões, Florence e Michael, que vão entrar para a história.

El Niño: atuais condições e previsões

Estamos observando a persistência de anomalias quentes de temperatura de superfície do mar nos oceanos Pacífico Central e Leste nos últimos meses, mas ainda não houve o estabelecimento do El Niño. O que será que tem atrasado o estabelecimento desse evento?

Por que sentimos o cheiro da chuva?

Quem não gosta daquele cheiro de terra molhada ou aquele cheiro de ar limpo após uma chuva?! Mas, se a chuva em si não tem cheiro, como e porque sempre sentimos esses aromas quando chove?

Grandes incêndios florestais estão devastando a Califórnia

Incêndios de grande magnitude estão devastando o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, desde a última quinta-feira. 31 pessoas morreram, mais de 300 mil tiveram que deixar suas casas, milhares de casas foram destruídas e uma imensa área foi completamente queimada.

Fortes chuvas causam prejuízos e vítimas no Rio de Janeiro

As fortes chuvas dos últimos dias geraram grandes prejuízos e perda de vidas no estado do Rio de Janeiro. Um grave deslizamento de terra matou 15 pessoas na cidade de Niterói e, além disso, várias pessoas permanecem desalojadas ou desabrigadas.

Seguinte