Paola Bueno

Redação / 81 artigos

Meteorologista formada pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), no ano de 2015, e atualmente mestranda no programa de Meteorologia no mesmo instituto. Nos meus anos de experiência em Meteorologia adquiri amplo conhecimento na área computacional, de análise de dados e na elaboração de previsões de tempo e clima, sempre engajada e determinada em desenvolver novas pesquisas e elaborar produtos meteorológicos que contribuam diretamente com o desenvolvimento científico, a preservação ambiental e a sociedade em geral.

Publicidade

Artigos de Paola Bueno

5 extremos meteorológicos que marcaram a última semana

Tempestades severas, inundações, ondas de calor extremas, deslizamentos de terra e incêndios foram alguns dos eventos meteorológicos extremos que atingiram diversas partes do mundo ao longo da última semana! Porém, 5 deles se destacaram pela sua magnitude e fatalidade!

Nuvem de joaninhas confunde meteorologistas na Califórnia

Uma curiosa mancha detectada pelo radar do Serviço Meteorológico Americano deixou os meteorologistas confusos na última terça-feira. A macha que parecia ser chuva na verdade era uma “nuvem” de joaninhas! Mas por que será que o radar detectou uma “nuvem” de joaninhas?

Tempestades de poeira deixam mais de 20 mortos na Índia

Além da forte onda de calor que tem atingido o norte da Índia nas últimas semanas, tempestades de poeira, acompanhadas de fortes rajadas de ventos, raios e chuva, assolaram a região na quinta-feira (06/06), resultando na morte de 26 pessoas.

Termômetros chegam aos 50°C na Índia e Paquistão

No último final de semana diversas localidades na Índia e Paquistão registraram temperaturas próximas dos 50°C! Além do calor extremo, a falta de água também tem agravado ainda mais a situação, que já provocou a morte de 17 pessoas.

Por que as previsões do tempo erram?

Como são feitas as previsões do tempo? Por que elas muitas vezes erram um pouco ou completamente as condições meteorológicas futuras? A matemática nos explica!

Nível de CO2 na atmosfera atinge marca histórica

Nesse mês alcançamos uma marca nunca observada na história da humanidade: o nível de 415 partes por milhão de concentração de CO2 na atmosfera! Esse nível foi observado pela última vez a mais de 3 milhões de anos atrás!

Como os ventos se formam?

O vento é um importante elemento meteorológico que faz parte do nosso dia a dia, eles descrevem as condições do tempo em determinado lugar e compõe a grande circulação atmosférica global. Mas o que dá origem aos ventos?

Nova tempestade tropical a caminho de Moçambique e Tanzânia

Um novo sistema tropical está se formando no Oceano Índico, a norte de Madagascar. Esse nova ameaça tropical poderá se tornar um ciclone tropical e atingir a Tanzânia e Moçambique, que já foi atingido pelo poderoso ciclone tropical Idai em março.

Tempestade severas castigam os Estados Unidos

Entre domingo (14/04) e segunda-feira (15/04), um sistema de tempestades severas varreram os estados do centro-sul até a costa leste norte americana. O sistema trouxe uma mistura catastrófica de chuvas intensas, ventos forte, granizo, inundações, neve e tornados!

Temporada de furacões 2019: o que as previsões indicam?

Previsões indicam que a temporada de furacões do Oceano Atlântico Norte será mais “tranquila” em comparação a intensa temporada de furacões do ano passado! Um dos principais responsáveis por essa previsão é o El Niño-Oscilação Sul.

Chuvas fortes provocam mortes e destruição no Piauí

As chuvas volumosas, geradas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), tem castigado o estado do Piauí nas ultimas semanas. Ontem à noite, as chuvas fortes foram responsáveis pela morte de 3 pessoas e dezenas de feridos na capital piauiense, Teresina.

Março 2019: O que aconteceu no Brasil e no mundo?

Em março as chuvas ocorreram de forma irregular pelo Brasil. Em algumas regiões, essas chuvas foram bem significativas e estiveram associadas a vários transtornos. Ao redor do mundo, o mês também foi marcado pela ocorrência de eventos meteorológicos extremos.

O El Niño finalmente está estabelecido!

O El Niño, apesar de atrasado, finalmente se estabeleceu no último mês de fevereiro! Todos os critérios foram cumpridos, inclusive o acoplamento oceano-atmosfera, que não havia ocorrido até então. Entenda quais são os critérios de estabelecimento do El Niño!

Chuvas geram prejuízos no último final de semana do verão

O último final de semana de verão foi marcado por chuvas fortes e volumosas em diversas localidades do país. Em muitos casos, essas chuvas resultaram em inundações, alagamentos, deslizamentos de terras e até mesmo desmoronamentos de ruas e rodovias.

Seguinte