Paola Bueno

Redação / 69 artigos

Meteorologista formada pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), no ano de 2015, e atualmente mestranda no programa de Meteorologia no mesmo instituto. Nos meus anos de experiência em Meteorologia adquiri amplo conhecimento na área computacional, de análise de dados e na elaboração de previsões de tempo e clima, sempre engajada e determinada em desenvolver novas pesquisas e elaborar produtos meteorológicos que contribuam diretamente com o desenvolvimento científico, a preservação ambiental e a sociedade em geral.

Publicidade

Artigos de Paola Bueno

Tempestade severas castigam os Estados Unidos

Entre domingo (14/04) e segunda-feira (15/04), um sistema de tempestades severas varreram os estados do centro-sul até a costa leste norte americana. O sistema trouxe uma mistura catastrófica de chuvas intensas, ventos forte, granizo, inundações, neve e tornados!

Temporada de furacões 2019: o que as previsões indicam?

Previsões indicam que a temporada de furacões do Oceano Atlântico Norte será mais “tranquila” em comparação a intensa temporada de furacões do ano passado! Um dos principais responsáveis por essa previsão é o El Niño-Oscilação Sul.

Chuvas fortes provocam mortes e destruição no Piauí

As chuvas volumosas, geradas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), tem castigado o estado do Piauí nas ultimas semanas. Ontem à noite, as chuvas fortes foram responsáveis pela morte de 3 pessoas e dezenas de feridos na capital piauiense, Teresina.

Março 2019: O que aconteceu no Brasil e no mundo?

Em março as chuvas ocorreram de forma irregular pelo Brasil. Em algumas regiões, essas chuvas foram bem significativas e estiveram associadas a vários transtornos. Ao redor do mundo, o mês também foi marcado pela ocorrência de eventos meteorológicos extremos.

O El Niño finalmente está estabelecido!

O El Niño, apesar de atrasado, finalmente se estabeleceu no último mês de fevereiro! Todos os critérios foram cumpridos, inclusive o acoplamento oceano-atmosfera, que não havia ocorrido até então. Entenda quais são os critérios de estabelecimento do El Niño!

Chuvas geram prejuízos no último final de semana do verão

O último final de semana de verão foi marcado por chuvas fortes e volumosas em diversas localidades do país. Em muitos casos, essas chuvas resultaram em inundações, alagamentos, deslizamentos de terras e até mesmo desmoronamentos de ruas e rodovias.

Temporais no Centro-Oeste arrastam carros e animais

Nessa terça-feira (12/03), fortes chuvas castigaram diversas localidades do Centro-Oeste do Brasil. Municípios como Itaporã, no Mato Grosso do Sul, e Valparaíso, em Goiás, registraram um grande volume de chuvas em um curto período de tempo, gerando grandes transtornos.

As chuvas em São Paulo estão ficando mais intensas?

São Paulo pode estar deixando de ser a terra da garoa para ser a terra das tempestades?! De acordo com estudos, a quantidade de dias com chuva forte ou moderada cresceu, enquanto que o número de dias com chuva fraca diminuiu!

Nasce uma nova estação brasileira na Antártica

Sete anos após um grande incêndio, a nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) está prestes a ser concluída! O renascimento da estação brasileira marca o início de uma nova era no cenário de pesquisas científicas no continente antártico.

A Camada de Ozônio está se recuperando

A ultima avaliação a respeito da camada de ozônio, feita pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), indica que a camada de ozônio está se recuperando, graças as metas estabelecidas pelo Protocolo de Montreal!

Região Norte em alerta devido às cheias dos rios

Alguns rios do oeste da Amazônia apresentam níveis fluviais acima do normal para o período. Isso já tem prejudicado a vida de milhares de famílias, principalmente no Acre e Rondônia, e nos alerta para um possível novo evento de cheia extrema.

2019: um ano já marcado pelos extremos climáticos

Em pouco mais de um mês, 2019 já registrou uma série de eventos climáticos extremos. Ondas de frio mortais no hemisfério norte, ondas de calor no hemisfério sul, chuvas intensas, enchentes e grandes nevascas marcaram o início desse ano.

Qual a situação dos principais reservatórios do país?

Em pleno período chuvoso experimentamos um mês de janeiro mais seco que o normal em grande parte do Brasil. Isso faz com que seja necessária uma maior atenção ao nível dos principais reservatórios do sistema de abastecimento hídrico e energético do país.

Ilha de calor urbana: o efeito das cidades no clima

A urbanização das grandes cidades é responsável por um efeito no clima local chamado de Ilha de Calor Urbana. Esse efeito é responsável pelo agravamento das ondas de calor nos grandes centros urbanos do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Torre ATTO: a maior torre de pesquisa do mundo

Você sabia que na Amazônia existe uma torre maior que a torre Eiffel de Paris? E que ela é inteiramente dedica a pesquisa científica? Essa é a Torre ATTO, instalada no coração da Amazônia!

A onda de calor que atinge a Austrália

Além do Brasil, a Austrália também tem sofrido com as altas temperaturas nesse verão. Enquanto aqui os termômetros estão beirando os 40°C, lá eles estão muito próximos dos 50°C!

A primeira onda de calor no Brasil

O ano de 2019 começou muito quente no Brasil! Temperaturas acima de 40°C foram registradas em várias cidades, com sensação térmica chegando aos 50°C! Essa sucessão de dias muito quentes marcaram a primeira onda de calor de 2019 no Brasil!

O que são os bloqueios atmosféricos?

Os bloqueios atmosféricos são sistemas meteorológicos que geralmente estão associados a um período mais quente e seco que o normal. Por este motivo, são sistemas extremamente importantes na elaboração de previsões, principalmente para os setores hídricos, energético e agropecuário do país.

Seguinte