Granizo danifica telhados e carros no interior de SP; desabamento em MG deixa três mortos. Risco de chuva forte continua nos próximos dias!
Karen Teixeira
Meteorologista - 338 artigosMeteorologista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Durante a graduação fez parte da Revista Meteorológica como redatora, além de participar de dois projetos de Iniciação científica com foco na Interação Oceano-Atmosfera.
Atualmente, faz mestrado no Programa de Pós-graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), desenvolvendo pesquisa em análise dos padrões de velocidade do vento no Nordeste Brasileiro. É pessoa comunicativa e está sempre em busca de aprimorar seus conhecimentos, de modo que criou o perfil Braz Meteorologia no Instagram para disseminar assuntos meteorológicos de forma mais didática, pois acredita que compartilhar conhecimento é essencial nos dias atuais.
Artigos de Karen Teixeira
As mudanças climáticas já causam danos econômicos significativos e podem afetar o PIB global. Estudo da BCG mostra como mitigar riscos climáticos e evitar perdas financeiras.
Neste final de semana há previsão de chuvas intensas com potencial de transtornos como alagamentos, inundações e deslizamentos. Confira as áreas de risco.
O feriado natalino será marcado pela atuação de um ciclone extratropical e uma frente fria na Região Sul. Quem for viajar deve ficar atento à previsão de chuvas!
Estudo mostra que a mineração ilegal de ouro libera carbono e mercúrio, aumentando as emissões de carbono e contaminando solos, rios e alimentos.
Cenário otimista! Atualização do Monitor de Secas mostra melhora nos índices em boa parte do país. Mas também houve avanço da seca em alguns estado brasileiros.
Entre janeiro e novembro de 2024, 29,7 milhões de hectares foram queimados no Brasil, quase o dobro de 2023. Veja as cidades mais afetadas pelo fogo.
Pesquisadores descobrem uma bactéria que sobrevive a doses extremas de radiação e pode proteger os seres humanos, tanto na Terra quanto no espaço.
Na sexta-feira, a formação de um ciclone e frente fria traz chuvas intensas e tempestades no Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, com risco de alagamentos e transtornos.
Entre 1990 e 2020, 4,3 milhões de quilômetros quadrados de áreas úmidas foram transformadas em áreas secas, segundo relatório da Organização Nacional das Nações Unidas (ONU).
O desmatamento na Amazônia atingiu números recordes em 2024, com mais de 100 mil focos de incêndio. Estado do Pará somou mais de 57 mil focos.
As Terras Indígenas da Amazônia garantem chuvas essenciais ao agronegócio, sustentando 80% das áreas produtivas. Entenda como ocorre essa "irrigação" em boa parte do Brasil.
O Sul do país pode registrar acumulados de chuva superiores a 200 mm, com alto risco de alagamentos, inundações e deslizamentos no final da semana.
Nesta terça-feira, há alto risco de chuvas intensas e tempestades severas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Confira as áreas com maior risco de altos acumulados de chuva.
Cidade de Santa Catarina foi atingida por uma microexplosão na última quarta-feira (27), que provocou destelhamentos e deixou os moradores sem energia elétrica.
As queimadas intensificaram a degradação na Amazônia, alcançando uma média de 10 mil campos de futebol devastados por dia entre janeiro e outubro, o pior índice em 15 anos.
O Monitor de Secas registrou a piora dos índices de seca no mês de outubro, com avanço no Norte e Nordeste, mas também a melhora do índices em outras regiões.
O Brasil possui um dos maiores reservatórios de água do mundo, o Aquífero Guarani, e detém 12% da água doce disponível no planeta.
Risco de tempo severo no centro-sul do Brasil com chuvas intensas e tempestades. Até sexta-feira, acumulados podem chegar a 100 mm no Sul e Centro-Oeste.
No final de semana teremos queda nas temperaturas, calor e risco de chuvas intensas em algumas regiões do Brasil.