José Miguel Dias

José Miguel Dias

Geógrafo - 40 artigos

José Miguel Dias é formado em Geografia e Planejamento do Território pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pós-graduado em Urbanismo Sustentável e Planejamento do Território pela mesma instituição.

Especializou-se em Proteção Civil: Planejamento e Intervenção pelo Instituto CRIAP e nos últimos anos obteve outras especializações a nível nacional e internacional nesta área e nas áreas de gestão de emergências, gestão e redução de riscos de desastres e, atualmente, nas áreas de gestão de desastres e crises humanitárias. Atualmente cursa licenciatura em Proteção Civil no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração.

Possui duas publicações científicas na revista chilena LOGER (Revista Científica de Logística e Gestão de Riscos) e uma publicação na edição de novembro de 2021 do boletim do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil.

Desde 2021 é bombeiro voluntário dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco. Desde 2019 é membro voluntário da VOST Portugal e foi recentemente eleito vice-presidente do Club Rotaract de Castelo Branco para o ano rotário 2023-24. Profissionalmente, atua como consultor técnico independente nas áreas de planejamento e gestão do território e proteção civil. É também formador júnior na UNGM/UNDSS/UM.

Desde setembro de 2022 trabalha como redator na Meteored.

Artigos de José Miguel Dias

Artboard
Canadá vive uma temporada inédita de incêndios
Atualidade

Excecional temporada de incêndios no Canadá já queimou quase duas vezes o tamanho de Portugal. A extrema atividade de incêndios causou destruição, dezenas de vítimas e obrigou à evacuação de milhares de pessoas.

1903: Tempestade Ulysses e os seus ventos históricos
Ciência

Há 120 anos, uma forte tempestade, nomeada 'Ulysses', atingiu as Ilhas Britânicas. Ela provocou os ventos mais fortes já registrados na Inglaterra, País de Gales e Irlanda. Veja mais detalhes aqui!

Poluição do ar e cancro do pulmão, um problema sério
Ciência

Nove em cada dez pessoas respiram ar poluído. Sete milhões de mortes prematuras no mundo. A poluição do ar é um grave problema, e um estudo recente aponta para a sua relação com o cancro do pulmão.

Japão, 11 de março de 2011: uma tragédia em três atos
Atualidade

A 11 de março de 2011, o Japão sofria um potentíssimo sismo na sua costa. Este dia fica marcado por um evento triplo que ficará para sempre cravado na história e na memória do povo nipônico. Saiba mais aqui!

Qual é o lugar mais chuvoso do planeta?
Atualidade

No último final de semana, completou-se 57 anos do maior episódio de precipitação em 24 horas registrado na história do planeta, que aconteceu na pequena e pacata Ilha de Reunião, localizada a leste de Madagascar no oceano Índico.

1 2