
Arsia Mons, um antigo vulcão marciano, foi visualizado antes do amanhecer de 2 de maio de 2025, pela sonda Mars Odyssey da NASA, enquanto a espaçonave estudava a atmosfera do planeta.
Marina Fernández tem uma sólida formação em ciências exatas e naturais, o que lhe permite compreender os processos físicos que ocorrem na atmosfera, e a complexidade das interações com o resto do ambiente.
Estudou na Licenciatura em Ciências da Atmosfera na Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (DCAO-FCEN) da Universidade de Buenos Aires. Complementou os seus estudos com o curso de Gestão Ambiental na área de pós-graduação do Mestrado em Engenharia Ambiental, na Universidade Tecnológica Nacional, e com vários cursos de curta duração como, por exemplo: Especialização em Técnicas Espectroscópicas para a Medição de Poluentes Atmosféricos, no CITEDEF.
Colaborou ativamente com projetos e publicações em diferentes áreas de investigação, sob a direção de excelentes profissionais pertencentes ao CONICET.
Participou ativamente na área de divulgação científica dentro e fora da sua faculdade. Foi guia educacional, em eventos organizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva (MINCyT) e pela Sociedade Max Planck da Alemanha.
Fez parte do Serviço Meteorológico Nacional Argentino até 2011, para o Programa de Monitorização Ambiental do Rio Uruguai.
Trabalha atualmente como meteorologista (meteorologista e colunista sobre fenómenos naturais), para Todo Noticias (TN), um dos canais de notícias mais proeminentes na Argentina.
Arsia Mons, um antigo vulcão marciano, foi visualizado antes do amanhecer de 2 de maio de 2025, pela sonda Mars Odyssey da NASA, enquanto a espaçonave estudava a atmosfera do planeta.
A poluição plástica atinge todos os cantos do planeta, incluindo nossos corpos com microplásticos. Neste 5 de junho, um apelo está sendo feito para uma ação coletiva para combater a poluição plástica. A ONU aborda 10 questões-chave.
O Sol não será assim para sempre. Aqui, te contaremos o que um cientista da NASA respondeu sobre como e quando a nossa estrela mudará ou se apagará de vez.
Cientistas há muito exploram a ideia de resfriar a Terra refletindo a luz solar de volta ao espaço, com a injeção de aerossóis na estratosfera. Agora, um novo método controverso surgiu para resfriar o planeta usando aviões.
A excitação em torno do novo Papa está se espalhando pelo mundo. O sentimento é ainda mais especial para os moradores de Chiclayo, no Peru, que dedicaram seu trabalho espiritual a eles e receberam ajuda durante as terríveis enchentes de 2023.
Fumaça preta (sem acordo), fumaça branca (há um acordo e um novo Papa). Contamos a vocês a composição química por trás dessas duas cores que saem da chaminé da Capela Sistina, após cada votação dos 133 cardeais participantes deste novo conclave.
Projetado para uma missão de apenas dois anos, o rover Curiosity já superou todas as expectativas com mais de uma década em Marte. Revisamos as cinco descobertas mais impressionantes do pequeno robô em solo marciano.
Pela primeira vez, detectaram uma enorme onda de vento solar que 'esmagou' a bolha protetora de Júpiter, aumentando a sua temperatura em 350°C a 500°C.
Acredite ou não, a história da ciência está cheia de descobertas muito inesperadas. Da penicilina ao micro-ondas ou ao marca-passo. Mostraremos aqui oito descobertas que surgiram de acidentes ou erros de laboratório.
A missão Roman da NASA usará supernovas de 'Tipo Ia' para medir distâncias cósmicas, nos ajudando a entender e responder perguntas sobre como o Uuniverso se expandiu ao longo do tempo.
As máquinas vão redefinir os papéis da sociedade. “Dentro de uma década, a inteligência artificial tornará os seres humanos desnecessários para a maioria das coisas”, previu Bill Gates.
Hoje, 3 de abril, é o Dia do Arco-Íris, o fenômeno óptico espetacular que nunca deixa de nos surpreender. Na Meteored, estamos prestando homenagem a ele revelando os lugares do mundo onde são mais visíveis.
O mundo continua perdendo água. Um novo estudo publicado na revista Science mostra que a humanidade alterou o ciclo da água. Veja mais detalhes.
Descobertas recentes oferecem informações sobre a lua de Saturno, onde o vento, a baixa gravidade e uma paisagem congelada se combinam para criar dunas desérticas e planícies rochosas.
Isto é o que acontece entre a luz do Sol e a nossa atmosfera para que, durante um eclipse lunar total, possamos ver a "Lua de Sangue" da Terra.
O relógio mais preciso do mundo faz história em um segundo, mudando a ciência graças à nova geração revolucionária de relógios ópticos. Isso vai redefinir a maneira como medimos o tempo no futuro.
A Flórida é conhecida como o “Estado do Sol”, mas a histórica tempestade de inverno Enzo está a fazer troça desse estatuto e está a fazê-lo em todo o sudeste dos EUA, deixando neve, geada e possíveis temperaturas negativas recorde.
Animais de estimação também podem sofrer insolação, ainda mais do que humanos e com consequências fatais. Estas são algumas dicas para protegê-los de temperaturas extremas.
Engenheiros do MIT projetaram um processo de nanofiltração que pode tornar a produção de alumínio mais eficiente e, ao mesmo tempo, reduzir resíduos perigosos.
Devido às mudanças climáticas, as plantas tornam-se menos nutritivas para os animais herbívoros, o que colocaria em risco a sua vida e, a longo prazo, também a de todos os animais da cadeia alimentar.