Lorenzo Pasqualini

Lorenzo Pasqualini

Jornalista e Geólogo, Editor-Chefe da Meteored Itália - 83 artigos

Formado em Ciências Geológicas e com mestrado em Geologia Aplicada à Engenharia e Riscos pela Universidade La Sapienza de Roma, Lorenzo Pasqualini também completou períodos de estudos na Universidade de Waterloo (Canadá) e na Faculdade de Geologia da Universidade de Oviedo (Espanha), especializando-se na área de Hidrogeologia.

Desde pequeno é apaixonado pelos fenômenos naturais, tanto geológicos como meteorológicos, e também pelo jornalismo, razão pela qual em 2009 começou a colaborar com jornais e revistas que cobrem temas ambientais, geológicos, meteorológicos e de atualidade. Em 2012, frequentou o Curso Euro-Mediterrânico de Jornalismo Ambiental "Laura Conti" na Universidade de Savona, e é membro da Ordem dos Jornalistas do Lazio desde 2013.

Desde 2014 reside permanentemente em Madrid, de onde colabora como freelance para diversas publicações periódicas italianas sobre atualidades na Espanha, como o jornal “il manifesto”. Apareceu ao vivo como jornalista em estações de rádio e televisão italianas, como RAI Radio3, Rai News, LA7 e GiornaleRadio.FM. É autor do site informativo “El Itagnol, que fundou em 2012, e que se tornou uma referência para a comunidade ítalo-espanhola e foi premiado em 2019 pelo Comitê de Italianos no Exterior (Comites Madrid).

Em 2017 foi escolhido pela Meteored para lançar o portal em língua italiana “Meteored Italia”, do qual é editor-chefe. Em 2023, complementou seus conhecimentos em meteorologia após frequentar o “Curso Técnico em Meteorologia” da AMPRO.

Apaixonado por montanhas e espeleologia, continua a ter uma ligação direta com a sua cidade natal, Roma, e com a Itália, de onde realiza #MeteoredConnection para informar - juntamente com os seus colegas editoriais - sobre as previsões do tempo e a situação meteorológica do país.

Artigos de Lorenzo Pasqualini

Artboard
Eis porque o mês de maio se chama assim
Atualidade

Por que é que o mês de maio se chama assim? Um mergulho no passado para descobrir a etimologia do nome que indica o quinto mês do ano há milhares de anos.

1 2 3 4 5