Cientistas conseguiram extrair núcleos de gelo de uma profundidade de 2.800 metros, chegando à uma rocha abaixo da calota de gelo da Antártica. As amostras podem revelar detalhes sobre o clima e a atmosfera da Terra.
Lorenzo Pasqualini
Jornalista e Geólogo, Editor-Chefe da Meteored Itália - 101 artigosFormado em Ciências Geológicas e com mestrado em Geologia Aplicada à Engenharia e Riscos pela Universidade La Sapienza de Roma, Lorenzo Pasqualini também completou períodos de estudos na Universidade de Waterloo (Canadá) e na Faculdade de Geologia da Universidade de Oviedo (Espanha), especializando-se na área de Hidrogeologia.
Desde pequeno é apaixonado pelos fenômenos naturais, tanto geológicos como meteorológicos, e também pelo jornalismo, razão pela qual em 2009 começou a colaborar com jornais e revistas que cobrem temas ambientais, geológicos, meteorológicos e de atualidade. Em 2012, frequentou o Curso Euro-Mediterrânico de Jornalismo Ambiental "Laura Conti" na Universidade de Savona, e é membro da Ordem dos Jornalistas do Lazio desde 2013.
Desde 2014 reside permanentemente em Madrid, de onde colabora como freelance para diversas publicações periódicas italianas sobre atualidades na Espanha, como o jornal “il manifesto”. Apareceu ao vivo como jornalista em estações de rádio e televisão italianas, como RAI Radio3, Rai News, LA7 e GiornaleRadio.FM. É autor do site informativo “El Itagnol”, que fundou em 2012, e que se tornou uma referência para a comunidade ítalo-espanhola e foi premiado em 2019 pelo Comitê de Italianos no Exterior (Comites Madrid).
Em 2017 foi escolhido pela Meteored para lançar o portal em língua italiana “Meteored Italia”, do qual é editor-chefe. Em 2023, complementou seus conhecimentos em meteorologia após frequentar o “Curso Técnico em Meteorologia” da AMPRO.
Apaixonado por montanhas e espeleologia, continua a ter uma ligação direta com a sua cidade natal, Roma, e com a Itália, de onde realiza #MeteoredConnection para informar - juntamente com os seus colegas editoriais - sobre as previsões do tempo e a situação meteorológica do país.
Artigos de Lorenzo Pasqualini
Um grande incêndio, alimentado por ventos muito intensos, devastou um bairro residencial em Los Angeles, na Califórnia (EUA), queimando mais de mil hectares. Trinta mil pessoas foram evacuadas e um estado de emergência foi declarado.
Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu há poucas horas a região do Tibete, a algumas dezenas de quilômetros do Everest, causando graves danos e dezenas de vítimas. Os vídeos e a situação.
Neste momento, a catástrofe ambiental no Mar Negro está tomando dimensões cada vez maiores. O naufrágio de dois petroleiros provocou um vazamento de petróleo nas zonas costeiras. Veja mais informações e o vídeo.
O derretimento das geleiras dos Alpes está causando a redefinição das fronteiras entre a Itália e a Suíça – veja por que e como elas mudarão.
Nas últimas semanas, foi lançada uma expedição à maior plataforma de gelo do planeta, no continente Antártico, para coletar amostras de sedimentos marinhos e estudar possíveis evoluções futuras do nível do mar.
5 de novembro é o Dia Mundial de Sensibilização para os Tsunamis. O que são estes fenómenos, como se formam, onde são mais frequentes e perigosos no mundo e como nos podemos proteger?
O seu nome tem raízes num passado distante da nossa história, e é o único vestígio que resta de uma época em que era o oitavo mês do ano no calendário. Descubra os detalhes aqui.
Houve um tempo em que setembro era o sétimo mês do ano no calendário em uso, e a marca disso permanece no seu nome até hoje. Veja mais informações aqui.
A expedição do Deep Carbon Lab da Universidade de Bolonha à Groenlândia começou em junho para estudar o hidrogénio natural, identificando assim uma possível fonte de energia limpa para as atividades humanas.
Nos últimos dias houve uma erupção impressionante do vulcão Ebeko, na Rússia. A explosão gerou colunas de cinzas que atingiram três quilômetros de altura. Veja aqui os vídeos.
A cratera Voragine se tornou o ponto mais alto do vulcão Etna, que está agora a 3.369 metros acima do nível do mar, ultrapassando em mais de 10 metros a altitude alcançada em 2021 pela cratera Sudeste.
Um campo de futebol em Illinois foi parcialmente engolido por um enorme buraco de 30 metros de largura. O buraco foi aparentemente causado por atividades mineiras na zona mineira próxima. Uma câmara de vigilância captou o momento do desmoronamento.
O vulcão Kilauea, no arquipélago do Havaí, entrou em erupção nas últimas horas com uma espetacular erupção fissural. Do observatório de Mauna Kea foram registradas imagens impressionantes da atividade vulcânica.
Os terremotos estão aumentando e os tremores são cada vez mais fortes, o solo está se deformando e a preocupação da população é cada vez maior. O que está acontecendo nos arredores de Nápoles, onde se situa a grande caldeira vulcânica dos Campi Flegrei? Conheça as características deste vulcão e o que dizem os especialistas.
Os geólogos italianos detectaram novas mudanças após as últimas erupções em Bocca Nuova (BN), uma das quatro crateras do cume do Etna, o maior vulcão da Europa.
Por que é que o mês de maio se chama assim? Um mergulho no passado para descobrir a etimologia do nome que indica o quinto mês do ano há milhares de anos.
A nova erupção de Ruang, na Indonésia, emitiu grandes colunas de cinzas que atingiram 19 km, além da expulsão de grande material piroclástico. Mais de 16.000 relâmpagos foram detectados.
No México existe um vulcão com uma história incrível. Surgiu subitamente há quase um século no campo de um agricultor, antes de se transformar em um cone com mais de 400 metros de altura, capaz de soterrar duas aldeias inteiras.
O brócolis Romanesco é um vegetal muito popular na culinária, que também vem sendo estudado há muito tempo pelos matemáticos devido ao seu formato espiral característico, com uma estrutura que lembra um fractal.