
É seguro ficar dentro de um carro durante a queda de um raio?
Depois de ver as imagens virais de uma van destruída por um raio no Brasil, muitas pessoas se perguntaram como é verdade que os carros protegem contra raios. Aqui temos a resposta.
Meteorologista e jornalista científico, tem uma licenciatura em Ambiente e é Doutorando em Geografia. Concluiu especializações e pós-graduações em Alterações Climáticas, Cidades Inteligentes, Cidades Resilientes, Desenvolvimento Sustentável, Sistemas de Alerta Precoce e Gestão de Bacias Hidrográficas na Argentina, Chile, Uruguai, Panamá, Espanha, Estados Unidos e Itália.
Trabalhou durante 20 anos no Serviço Meteorológico Nacional da Argentina e no Canal Trece em Buenos Aires, onde conduziu o seu próprio programa de meteorologia e foi co-apresentador de um programa agropecuário; também trabalhou no Canal Rural, nos canais de notícias TN e La Nación +, e atualmente lidera uma revista semanal na Chacra TV. Também trabalhou na rádio e na imprensa escrita, e é autor de dois livros.
É consultor e conferencista internacional sobre Alterações Climáticas, Cidades Inteligentes e Gestão do Risco; investigador e professor de pós-graduação na Universidade del Salvador (USAL) e na Universidade do Centro de Estudos Macroeconómicos da Argentina (UCEMA), bem como na Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática (RIPERC) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) no Brasil. Designado especialista argentino no ISO/TC 292 Security and resilience, e membro do grupo de especialistas em Resiliência Urbana do Escritório Regional para as Américas do Gabinete das Nações Unidas para a Redução do Risco de Catástrofes (UNDRR).
É diretor de Hidrometeorologia no Município de La Plata e do Sistema de Alerta Precoce para o Governo da Cidade de Buenos Aires.
Depois de ver as imagens virais de uma van destruída por um raio no Brasil, muitas pessoas se perguntaram como é verdade que os carros protegem contra raios. Aqui temos a resposta.
Os eventos climáticos extremos mais intensos do planeta ocorrem no Hemisfério Sul e a tendência é que aumentem devido às mudanças climáticas. Um novo estudo confirma isso. Saiba mais aqui.
As plantas são mais inteligentes do que pensamos: elas ouvem, dormem, aprendem e até se comunicam umas com as outras. Estes são alguns dos aspectos mais surpreendentes do reino vegetal.
Não transpiramos apenas quando está calor: também quando corremos, comemos comida picante ou apenas quando estamos nervosos. Eu também suei para escrever este artigo… por que isso acontece?
Aproxima-se a época do ano em que mais olhamos para o relógio: o Réveillon ou Ano Novo, que todos comemoram na mesma época, mas em momentos diferentes.
Vamos olhar a Copa do Mundo por outro lado: pelo lado das responsabilidades desta crise climática e pelo lado da sustentabilidade. Um campeonato disputado, com vencedores e perdedores inesperados.
Estudar outros planetas pode nos ajudar a entender o passado, o presente e o futuro do nosso próprio planeta. Mas também envolve um desafio tecnológico que às vezes nos lembra o quão falíveis somos nós humanos.
O espirro é a evidência de um perfeito mecanismo de defesa do nosso corpo contra mudanças bruscas de clima e condições ambientais, com aspectos curiosos que relataremos nesta nota.
Uma tempestade, um ataque de corsários britânicos e a má sorte de um cientista fazem parte de uma cadeia de eventos que fez com que os Estados Unidos não adotasse o Sistema Métrico Decimal. Entenda melhor aqui.
Um asteroide do tamanho de 7 estádios de futebol passará "muito perto" da Terra em plena celebração do Halloween e do Dia dos Mortos... Mas não entre em pânico!
Para observar uma das coisas mais únicas do Universo, não precisamos viajar anos-luz ou entrar em lugares inóspitos. Basta abrir uma torneira! Saiba aqui o porquê.
Os antigos gregos acreditavam que o tempo e o clima, como quase tudo na Terra, eram o resultado da vontade divina. No caso do vento, a vontade de Éolo, guardião dos ventos.
Um enfeite de gato dourado é muitas vezes usado na entrada de casas e empresas para atrair boa sorte. Um evento meteorológico deu origem à lenda do Maneki Neko, ou 'gato da fortuna'. Saiba mais aqui!
Na Guerra do Vietnã, pela primeira vez, as forças militares modificaram o ambiente climático para fins hostis. Quando essa tática se tornou conhecida, a humanidade concordou em proibir a manipulação do meio ambiente como uma arma.
Em apenas 30 dias, seis eventos catastróficos de chuvas extremas classificados como "1 em 1000 anos" ocorreram nos Estados Unidos. Como é possível? Que significa?
Em um mundo hiperconectado e altamente dependente da tecnologia e da eletricidade, uma tempestade solar como a de 1859 poderia causar uma catástrofe de proporções inimagináveis.
Manipular o clima é um sonho acalentado pela humanidade. Isto já foi tentado por meio de orações, danças, magia e às vezes com ciência, mas sempre com resultados duvidosos.