tempo.com
Mauricio Saldivar

Mauricio Saldivar

Meteorologista / jornalista científico - 17 artigos

Meteorologista e jornalista científico, tem uma licenciatura em Ambiente e é Doutorando em Geografia. Concluiu especializações e pós-graduações em Alterações Climáticas, Cidades Inteligentes, Cidades Resilientes, Desenvolvimento Sustentável, Sistemas de Alerta Precoce e Gestão de Bacias Hidrográficas na Argentina, Chile, Uruguai, Panamá, Espanha, Estados Unidos e Itália.

Trabalhou durante 20 anos no Serviço Meteorológico Nacional da Argentina e no Canal Trece em Buenos Aires, onde conduziu o seu próprio programa de meteorologia e foi co-apresentador de um programa agropecuário; também trabalhou no Canal Rural, nos canais de notícias TN e La Nación +, e atualmente lidera uma revista semanal na Chacra TV. Também trabalhou na rádio e na imprensa escrita, e é autor de dois livros.

É consultor e conferencista internacional sobre Alterações Climáticas, Cidades Inteligentes e Gestão do Risco; investigador e professor de pós-graduação na Universidade del Salvador (USAL) e na Universidade do Centro de Estudos Macroeconómicos da Argentina (UCEMA), bem como na Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática (RIPERC) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) no Brasil. Designado especialista argentino no ISO/TC 292 Security and resilience, e membro do grupo de especialistas em Resiliência Urbana do Escritório Regional para as Américas do Gabinete das Nações Unidas para a Redução do Risco de Catástrofes (UNDRR).

É diretor de Hidrometeorologia no Município de La Plata e do Sistema de Alerta Precoce para o Governo da Cidade de Buenos Aires.

Artigos de Mauricio Saldivar

A incrível inteligência das plantas
Ciência

A incrível inteligência das plantas

As plantas são mais inteligentes do que pensamos: elas ouvem, dormem, aprendem e até se comunicam umas com as outras. Estes são alguns dos aspectos mais surpreendentes do reino vegetal.

Perdidos no espaço: o erro mais bobo e caro da NASA
Ciência

Perdidos no espaço: o erro mais bobo e caro da NASA

Estudar outros planetas pode nos ajudar a entender o passado, o presente e o futuro do nosso próprio planeta. Mas também envolve um desafio tecnológico que às vezes nos lembra o quão falíveis somos nós humanos.

Água: a substância mais peculiar do universo
Ciência

Água: a substância mais peculiar do universo

Para observar uma das coisas mais únicas do Universo, não precisamos viajar anos-luz ou entrar em lugares inóspitos. Basta abrir uma torneira! Saiba aqui o porquê.

O gato, a tempestade e o samurai: a lenda do Maneki Neko
Atualidade

O gato, a tempestade e o samurai: a lenda do Maneki Neko

Um enfeite de gato dourado é muitas vezes usado na entrada de casas e empresas para atrair boa sorte. Um evento meteorológico deu origem à lenda do Maneki Neko, ou 'gato da fortuna'. Saiba mais aqui!

Operação Popeye: quando o clima era usado como arma de guerra
Atualidade

Operação Popeye: quando o clima era usado como arma de guerra

Na Guerra do Vietnã, pela primeira vez, as forças militares modificaram o ambiente climático para fins hostis. Quando essa tática se tornou conhecida, a humanidade concordou em proibir a manipulação do meio ambiente como uma arma.

A tempestade que poderia pôr fim à civilização
Ciência

A tempestade que poderia pôr fim à civilização

Em um mundo hiperconectado e altamente dependente da tecnologia e da eletricidade, uma tempestade solar como a de 1859 poderia causar uma catástrofe de proporções inimagináveis.