Cor, material, densidade, ajuste, cobertura, enfim, são alguns dos fatores que ajudam a proteger contra a radiação ultravioleta nociva. Nestes dias de verão vivemos os dias mais perigosos para a nossa pele.
Alejandro Sepúlveda
Jornalista científico - 30 artigosAlejandro Sepúlveda é jornalista e graduado em comunicação social, com 16 anos de experiência no âmbito meteorológico. Esteve encarregado da edição jornalística e da redação dos boletins meteorológicos emitidos pela Televisión Nacional de Chile (TVN) desde 2004 até 2017.
Atualmente é editor de conteúdos e apresentador dos boletins do tempo no canal de TV Chilevisión e na plataforma streaming Pluto TV, pertencentes à Paramount. É também criador da seção Alerta Climático do CHVNoticias e produtor de reportagens ambientais para esta mídia.
Também é redator de conteúdos para os portais web e as redes sociais destas mídias.
Fora do ambiente de trabalho, Alejandro é membro da ONG Ciudadanos y Clima e é o representante do Chile no grupo internacional Climate Without Borders.
É uma pessoa que gosta muito da natureza e contribui para o seu cuidado.
Artigos de Alejandro Sepúlveda
O aumento sustentado e acelerado da temperatura global, tanto no ar como no mar, está a acelerar o degelo da criosfera. Quanto é que o nível do mar subiria se todo o gelo da Terra derretesse?
Desde as grandes indústrias até cada um de nós deixa a sua marca nas emissões de gases com efeito de estufa. Que atividades os geram? Como saber qual é a contribuição de cada pessoa? O que fazer para reduzir?
Conheça a lista com as 17 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que têm até 2030 para serem alcançadas. O tempo está passando, e os tomadores de decisões precisam se concentrar nisso.
Este é o grupo de vertebrados mais ameaçado do planeta e o segundo mais ameaçado globalmente. Quais são as causas deste declínio? A verdade é que 2 em cada 5 espécies de anfíbios desapareceriam a médio prazo.
O ser humano moderno nunca respirou um ar tão quente como hoje. Não só as temperaturas do ar batem recordes, mas também as do oceano, enquanto a Antártica vive seu pior inverno desde que há observações.
Altas pressões muito quentes e intensas, que quase "estacionaram" em amplas áreas, levando as temperaturas do ar, do solo e da água a níveis sem precedentes. Te explicaremos aqui o que está acontecendo no Hemisfério Norte.
A primeira semana de julho se tornou a mais quente do mundo desde que há registros. A Organização Meteorológica Mundial alertou que “estamos em território desconhecido e mais recordes podem vir”.
Até agora, sua capacidade de capturar gases de efeito estufa era conhecida, mas não havia sido quantificada. Descubra um reino fantástico que está presente em sua vida além do que você pensa.
Já antes da confirmação da presença do El Niño, as temperaturas da superfície do mar já batiam recordes. Esse aquecimento é ainda mais evidente no Atlântico Norte, fato preocupante segundo a Organização Meteorológica Mundial.
Mudanças bruscas de temperatura, poluição, circulação viral são coisas comuns nessa época do ano. Por esse motivo, muitas pessoas recorrem a produtos naturais para combater, por exemplo, os sintomas do resfriado. Mas será que isso pode trazer riscos à saúde?
Que dia chegará a estação das chuvas e do frio? Tanto os equinócios quanto os solstícios ocorrem duas vezes por ano para marcar as mudanças nos ciclos sazonais.
O que acontece com a temperatura da superfície do Oceano Pacífico na zona equatorial influencia os padrões atmosféricos de toda a Terra. Qual é a diferença entre ambas as manifestações? Por que eles são produzidos? Como você chegou a esses nomes?
A “lavagem verde” promove uma imagem de consciência ecológica que não é real, ou seja, é quando tentam nos enganar afirmando que produtos, serviços, tarefas, políticas, etc. são verdes e sustentáveis, quando na verdade não são nada disso.
Os tons que os seres humanos enxergam e os que realmente são produzidos pela refração e reflexão da luz são duas coisas diferentes. Os arco-íris são circulares, então por que vemos apenas uma parte deles? Saiba mais aqui.
A ciência mais uma vez enfatizou que os tomadores de decisão continuam no caminho errado. Esta semana foi entregue a síntese dos relatórios emitidos por especialistas sobre mudanças climáticas nos últimos anos. Os poderes econômicos e políticos do mundo o levarão em consideração?
Embora a probabilidade de o continente africano se dividir em dois seja estudada há algum tempo, um novo estudo indica que essa separação pode dar origem a um sexto oceano. Quando essa mudança profunda poderia ocorrer?
Tudo indica que, após 3 anos estabelecendo o padrão climático, cessaria o resfriamento nas águas do Oceano Pacífico Equatorial. Pela mesma razão, é provável que o aumento da temperatura no planeta seja mais rápido. Há chance de El Niño aparecer?
Um novo estudo científico revelou que o derretimento cada vez mais acelerado no Polo Norte poderia “despertar” os vírus e bactérias que permaneceram “adormecidos” por centenas ou até milhões de anos sob o gelo e o permafrost.
A análise científica sustenta que a indústria pesqueira é a que fornece mais resíduos plásticos, ao menos, na formação da maior concentração localizada no Oceano Pacífico Norte.