
As causas primárias do apagão começam a ser consideradas, e uma delas tem a ver com as condições meteorológicas que estão ocorrendo no interior da Península Ibérica. Embora seja um fenômeno raro e complexo, ele existe e tentaremos explicá-lo.
Formado em Jornalismo e Comunicação Audiovisual pela Universidade CEU Cardenal Herrera em 2009, Juanjo Villena possui ampla formação em meteorologia, por meio de cursos como ‘Um clima que muda’ ou ‘Mudanças climáticas e gestão sustentável dos recursos territoriais’, ambos do Laboratório de Climatologia da Universidade de Alicante.
Apaixonado por meteorologia desde pequeno, Juanjo é especialista em comunicação meteorológica e ambiental, e possui uma vasta experiência em mídias, onde atua desde 2007. Começou no grupo Vocento através da Las Provincias TV, como editor e designer do programa ‘Meteo’. Foi preditor em várias rádios locais e apresentador do tempo na delegação valenciana de TVE. Ocupou o cargo de Administrador e Diretor da Meteovisión, até que em 2017 se juntou à nossa equipe, como Redator Chefe da Meteored. Atualmente, colabora com ‘Onda Cero’ e o jornal ‘Levante’, entre outros.
Além disso, é organizador e palestrante de eventos de divulgação meteorológica e climática como os realizados em Beniarrés desde 2013. Paralelamente, declara-se um caçador de tempestades e fotógrafo (Prêmio Cidade de Manises 2010).
As causas primárias do apagão começam a ser consideradas, e uma delas tem a ver com as condições meteorológicas que estão ocorrendo no interior da Península Ibérica. Embora seja um fenômeno raro e complexo, ele existe e tentaremos explicá-lo.
Mais meninas que escolhem a ciência hoje são mais mulheres cientistas amanhã. A nossa colega Laura Palacios foi uma dessas jovens e hoje queremos que nos conte a sua história com a ciência.
Alguns dos nossos melhores especialistas de França, Espanha, Alemanha e Estados Unidos explicam porque é que a tempestade Éowyn será extraordinária. A ciclogénese explosiva está a ocorrer neste preciso momento.
Com mais de 60 milhões de utilizadores mensais únicos em todo o mundo, a Meteored subiu no ranking das empresas de informação meteorológica e é atualmente uma das 5 empresas mais consultadas, de acordo com dados da ComScore.
Graves inundações estão ocorrendo neste momento na província de Valência, na Espanha, devido a uma tempestade que está deixando chuvas excepcionais, de até 300 mm em 12 horas.
O dia 24 de junho marca o início do prazo para as inscrições no concurso internacional da Meteored para as melhores fotografias com temas meteorológicos em 11 países.
Klara foi criada para fornecer respostas sobre previsões do tempo e conceitos meteorológicos através de inteligência artificial generativa.
Entre 22 de junho e 6 de julho deste ano você poderá participar do Concurso de Fotografia Meteorológica da Meteored, que tem como prêmio uma estação meteorológica profissional.
Uma supercélula atingiu a província de Girona, na Espanha, gerando enormes granizos. Uma criança foi atingida por uma dessas pedras de gelo e morreu. Saiba mais aqui.
Uma fotografia espetacular de uma tempestade tirada em Málaga ganhou o prêmio mais alto no I Concurso de Fotografia Meteorológica da Meteored. Confira!
Entre 14 de junho e 3 de julho de 2022 estará aberta a participação no concurso de fotografia meteorológica que tem como prêmio uma estação meteorológica profissional.
Centenas de tordos abatidos em um instante e sem motivo aparente, é o que podemos ver no vídeo capturado em Cuauhtémoc (México). Os moradores, que andam entre carcaças de pássaros, não podem acreditar.
Celebramos o Dia do Moço e da Moça do Tempo com um divertido vídeo em que os mais pequenos nos explicam o que fazem os homens e as mulheres do tempo.
Muitas das principais cadeias montanhosas do mundo têm menos dias de cobertura de neve e esta situação está a agravar-se noutras zonas menos influenciadas pela altitude. Especialistas em meteoros analisam a situação preocupante deste meteoro no Dia Mundial da Neve.
Nesta manhã (23), uma tempestade intensa descarregou muita água em poucos minutos na cidade de Lepe, província de Huelva, na Espanha, transformando as ruas em verdadeiros rios. Carros boiavam e até ficaram empilhados em algumas passagens estreitas.
A erupção vulcânica começa em La Palma, nas Ilhas Canárias. Nesta tarde, uma primeira explosão deu lugar a uma coluna de cinzas, gases e lava que já sobrevoa a zona de Las Manchas, nas proximidades do parque natural Cumbre Vieja.
Fizemos uma compilação dos vídeos mais impressionantes do ano 2020 relacionados com a meteorologia, a natureza e ciência. Desde as consequências causadas pelo catastrófico furacão Iota, passando por tempestades de granizo descomunais e trombas d'água, até chegar ao número 1. Qual será?
A depressão Alex entrou no dia 01 à noite pelo noroeste de França, após um processo de ciclogênese explosiva. Trouxe ventos com força de furacão, com rajadas de mais de 150 km/h, que causaram numerosos danos e deixaram milhares de pessoas sem eletricidade.
Lama e escombros cobriram as ruas de cidades gregas e francesas após chuvas torrenciais causadas pelo Ciclone Mediterrâneo Lanos e pela atuação de uma baixa pressão intensa sobre o continente, respectivamente. As imagens são de tirar o fôlego.
Um caçador de tempestades conseguiu capturar um raio no Texas. A imagem viralizou por sua beleza e, principalmente, por ser um evento muito difícil de capturar e vivenciar.