As células cancerígenas apresentam compostos orgânicos voláteis específicos que podem ser detectados tanto na urina quanto na respiração. Um estudo recente afirma que as formigas irão auxiliar os cientistas na detecção do câncer humano, devido a alta sensibilidade do seu sistema olfativo. Saiba mais sobre esse “treinamento”.
Ana Flávia Martins
Meteorologista - 50 artigosMeteorologista formada pelo Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá iniciou sua paixão pela agrometeorologia durante seu estágio na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, trabalhando com a estimativa da produtividade real da Oliveira.
Com o desejo crescente de atuar nesse ramo, atualmente Ana Flávia Martins é Doutoranda e Mestre em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UNIFEI. Na área acadêmica contribui em projetos de pesquisa sobre os impactos das mudanças climáticas nas culturas de clima temperado, aprimorando seus conhecimentos e abrangendo sua experiência em agrometeorologia, mudanças climáticas, modelagem e programação. Paralelamente, em 2022 juntou-se à equipe de redatores da Meteored Brasil.
Artigos de Ana Flávia Martins
Aplicativo de inteligência artificial permite usuários a conversarem com entes queridos que já faleceram. No entanto, especialistas ponderam o uso do aplicativo para lidar com o luto. Entenda como funciona a ferramenta que está reinventando a maneira de guardar lembranças!
Os microplásticos podem ser encontrados em forma de fragmentos, fibras e grânulos, sendo responsáveis pela maior parte da poluição dos oceanos. A estimativa é que em 2050 haverá mais plásticos do que peixes nos oceanos. Baseado nisso, estudantes brasileiros criaram um dispositivo inovador que tem a capacidade de retirar essas partículas da água.
Foi comprovado que a vegetação comum das ruas, não reconhecida anteriormente, faz um trabalho excepcional no balanço final das emissões de carbono. Se o ecossistema é significativamente importante em Nova York, muito provavelmente tem relevância em outros lugares ao redor do mundo. Saiba mais!
Explosão solar colossal, classificada do tipo “X”, foi liberada do Sol no começo deste ano. Uma mancha solar relativamente grande e extremamente instável ainda está voltada para o planeta Terra. Com isso, mais explosões solares estão por vir. Saiba mais!
Os cientistas confirmam a existência de um exoplaneta a apenas 41 anos-luz de nós utilizando, pela primeira vez, o telescópio espacial James Webb. Classificado como “LHS 475 b”, ele está relativamente próximo, na constelação de Octans. Saiba mais!
Um grupo de cientistas da Universidade da Flórida Central tem dedicado seus estudos no aprimoramento de bateria de celular que tem a capacidade de ser carregada em poucos segundos e promete durar mais de 1500 ciclos, que é o padrão das baterias tradicionais. Saiba mais sobre o que promete ser a revolução tecnológica do mundo.
A origem da água ainda é objeto de discussões na comunidade científica. A síntese da água ocorre em dois momentos diferentes no nosso sistema solar. Portanto, para determinar a idade da água na Terra é necessário determinar qual a proporção desta água chegou aqui. Saiba mais!
Pesquisas científicas que acompanharam indivíduos que tinham o hábito de fazer longas caminhadas diárias apresentaram, a longo prazo, taxas de mortalidade significativamente mais baixas daqueles com hábitos sedentários. Mas quanto temos que caminhas por dia? Contamos-te aqui!
O termo “vulcão” é comumente conhecido pelos vulcões ígneos, na qual a rocha derretida vem à superfície. É importante ressaltar que os gases que também entram nesse processo de erupção tem alto poder inflamatório. Por que, de repente, a Terra começaria a soltar enormes quantidades de lama nesse processo?
Uma organização sem fins lucrativos desenvolveu um projeto que pode gerar mais de 20 litros de água por dia para comunidades de regiões em desenvolvimento. O projeto, que não utiliza eletricidade, promete mudar significativamente a vida do povo africano. Saiba mais!
Cidades da região serrana do Rio de Janeiro entram em estado de atenção. Segundo os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais choveu mais de 40 mm em pouco mais de 1 hora. A Defesa Civil analisa a necessidade de interdição de, pelo menos, três imóveis em Petrópolis. Saiba mais!
Cientistas apontam que o novo satélite SWOT, que deve operar por três anos, será capaz de medir o ciclo global da água e os redemoinhos de absorção de carbono, com detalhamento jamais visto anteriormente.
Pesquisadora encontrou baiacu raro com veneno capaz de matar cerca de 30 humanos. O baiacu é nativo dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. Apesar de sua raridade, nos últimos anos, o peixe tem sido encontrado frequentemente no Mar Mediterrâneo. Vale ressaltar que o veneno ainda não possui antídoto.
Padrões para o ensino podem ser desenvolvidos antes que a desinformação se torne um problema ainda maior. Pesquisadores traçam estratégias para equipar os alunos contra as falsidades científicas. Entenda a ameaça representada pela desinformação e como ela pode ser abordada.
O uso indevido de antibióticos leva ao surgimento de bactérias super resistentes. Um dos resultados disso está sendo enfrentado pelos médicos europeus, que apresentam um número significativamente alto de pacientes infectados que não podem ser tratados adequadamente, pois a bactéria responsável é totalmente resistente aos antibióticos disponíveis.
Os eclipses solares são a sombra da lua projetada sobre a Terra, em rotação. Existem quatro tipos de eclipses solares e o mais raro deles é o híbrido. Entenda a diferença entre eles e o principal motivo para ver o próximo.
Hoje em dia um dos maiores desafios da humanidade consiste em buscar alternativas eficazes no suprimento de demanda energética. Um estudo recente promete revolucionar os resultados alcançados pela ciência até então. Saiba mais!
Um estudo recente, que acompanhou grandes cetáceos na Califórnia e mediu a quantidade de plástico na água e em suas presas, afirma que as baleias, principalmente a azul, ingerem cerca de 10 milhões de fragmentos de microplásticos todos os dias. Saiba mais!
A maior lua de Marte, Fobos, está sendo estudada pelo instrumento MARSIS a bordo da Mars Express. O sobrevoo ao redor da maior lua marciana ofereceu oportunidade para testar uma das mais recentes atualizações da sonda Mars Express, espaçonave de 19 anos.