Mais esperado que uma noiva no seu casamento, o La Niña continua a atrasar a sua chegada ao Pacífico. As últimas previsões oficiais indicam que mais de 70% chegarão e serão liquidados nos próximos meses.
Viviana Urbina
Redatora Chefe e Meteorologista - 23 artigosMeteorologista graduada pela Universidade de Valparaíso, Chile. Viviana é Mestre e Doutora em Ciências na área de Meteorologia pela Universidade de São Paulo, Brasil. Se especializou em modelagem regional, focando no estudo de circulações locais, impactos de superfícies urbanas na atmosfera, e transporte e dispersão de poluentes atmosféricos. Realizou pós-doutorado no programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UTFPR, Brasil.
Enquanto estudava no Chile, e depois no Brasil, foi assistente em disciplinas de meteorologia sinótica. No início de sua carreira, trabalhou como meteorologista e apresentadora da previsão do tempo na Rádio Valentín Letelier. Atualmente é diretora da MeteoData no Brasil, empresa que presta serviços na área de análise de dados e tecnologia da informação. No Chile realiza divulgação científica e consultoria através da Nimbus Meteorología na área de ciências atmosféricas. Desde setembro de 2019 é editora-chefe e coordenadora da seção de notícias da Meteored no Chile.
Artigos de Viviana Urbina
Embora as temperaturas já tenham subido no Brasil – e bastante – a estação mais quente em alguns países ainda não se manifestou. Contamos como você pode resistir às altas temperaturas, mesmo sem ar condicionado.
Nosso planeta passa por um ciclo ao longo do ano: as estações. Elas ocorrem graças a uma característica que está relacionada à sua rotação Terra e também como ela se move em torno do Sol.
A radiação solar tem seu lado bom e ruim quando se trata de nossa saúde. Contamos quais são os benefícios de nos expor ao sol e como nos proteger para evitar danos prolongados e o temido câncer de pele.
O buraco na camada de ozônio estaria prestes a se abrir. O modelo ECMWF antecipa que isso pode ocorrer ainda nesta semana. Mas isto é algo anômalo para a época? Saiba aqui.
O aquecimento global ultrapassou, em mais de 1,5ºC, as temperaturas médias pré-industriais nas primeiras semanas de junho. O que acontecerá se isso se tornar recorrente? Vamos fazer o possível para evitar que isso aconteça.
Um eclipse solar muito raro ocorrerá em 3 semanas e será visível no Hemisfério Sul. Em que países e territórios pode ser visto? Nós dizemos a você.
Infelizmente, foi visto chegando. Apesar das previsões, alertas e prevenção das autoridades, as regiões do centro-sul do Chile estão sendo afetadas por grandes e graves incêndios. Há vidas humanas perdidas. O alívio virá mais tarde?
Poucos minutos antes das 04:00 da manhã no Brasil, a missão Artemis I da NASA decolou com sucesso em direção à órbita lunar. Esta missão é o primeiro grande passo para o retorno da humanidade à Lua.
A espaçonave da missão DART chegou a Dimorphos em 26 de setembro, em uma tentativa sem precedentes de desviar um asteroide e testar as capacidades de defesa do nosso planeta contra possíveis impactos do espaço. Finalmente, a NASA confirmou seu sucesso retumbante.
Durante esta madrugada, o furacão Ian atingiu a categoria 4. No entanto, sua rápida intensificação está levando-o ao limiar da categoria 5. Espera-se que isto aconteça nas próximas horas, antes de sua chegada iminente à Flórida.
Após a tentativa fracassada da última segunda-feira (29), a primeira fase da missão Artemis tem nova data para chegar à Lua e rumo a uma nova era espacial para a humanidade.
O lançamento da primeira parte da missão Artemis, que levará a humanidade de volta à Lua, teve que ser adiado nesta segunda-feira, 29 de agosto. Aqui te contamos o que aconteceu.
A degradação e perda de habitat, os efeitos das mudanças climáticas e doenças levaram a uma diminuição alarmante de indivíduos desta icônica espécie australiana. O que será feito para evitar o seu desaparecimento?
As impressionantes imagens e vídeos do tsunami gerados pela grande explosão do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'Apai já estão sendo dispersos. Estes são alguns deles.
A missão faz parte do programa de defesa planetária contra o impacto de asteróides. Esta será a primeira demonstração técnica da capacidade de alterar a trajetória de objetos que podem ser potencialmente perigosos para o nosso planeta.
Reimaginar, recriar, restaurar: este é o apelo feito pela ONU no Dia Mundial do Meio Ambiente diante de graves problemas, que ganham velocidade e colocam em risco o equilíbrio dos ecossistemas do nosso planeta.
O início do degelo do rio Amur, devido ao aumento das temperaturas, fez com que o gelo se rompesse e a água começasse a fluir. O vento e o fluxo da água contribuíram para a ocorrência deste "tsunami de gelo", em direção à costa da cidade de Jabárovsk.
O país inteiro está em alerta com a subida dos rios. O grande volume de chuvas da última semana, somado aos degelos, têm causado o aumento da vazão e o transbordamento de rios em várias regiões da França.
Fortes tempestades atingiram o norte da Argentina causando inundações, granizo e descargas elétricas. Os registros do evento extremo mostram que os ventos fortes danificaram instalações elétricas em várias cidades.