Viviana Urbina

Viviana Urbina

Redatora Chefe e Meteorologista - 23 artigos

Meteorologista graduada pela Universidade de Valparaíso, Chile. Viviana é Mestre e Doutora em Ciências na área de Meteorologia pela Universidade de São Paulo, Brasil. Se especializou em modelagem regional, focando no estudo de circulações locais, impactos de superfícies urbanas na atmosfera, e transporte e dispersão de poluentes atmosféricos. Realizou pós-doutorado no programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UTFPR, Brasil.

Enquanto estudava no Chile, e depois no Brasil, foi assistente em disciplinas de meteorologia sinótica. No início de sua carreira, trabalhou como meteorologista e apresentadora da previsão do tempo na Rádio Valentín Letelier. Atualmente é diretora da MeteoData no Brasil, empresa que presta serviços na área de análise de dados e tecnologia da informação. No Chile realiza divulgação científica e consultoria através da Nimbus Meteorología na área de ciências atmosféricas. Desde setembro de 2019 é editora-chefe e coordenadora da seção de notícias da Meteored no Chile.

Artigos de Viviana Urbina

Artboard
Qual é a diferença entre solstício e equinócio?
Ciência

Nosso planeta passa por um ciclo ao longo do ano: as estações. Elas ocorrem graças a uma característica que está relacionada à sua rotação Terra e também como ela se move em torno do Sol.

Incêndios florestais devastadores atingem o centro-sul do Chile
Atualidade

Infelizmente, foi visto chegando. Apesar das previsões, alertas e prevenção das autoridades, as regiões do centro-sul do Chile estão sendo afetadas por grandes e graves incêndios. Há vidas humanas perdidas. O alívio virá mais tarde?

Blocos de gelo invadem calçadas na Rússia
Atualidade

O início do degelo do rio Amur, devido ao aumento das temperaturas, fez com que o gelo se rompesse e a água começasse a fluir. O vento e o fluxo da água contribuíram para a ocorrência deste "tsunami de gelo", em direção à costa da cidade de Jabárovsk.

Chuvas e degelos deixam a França em alerta para enchentes
Atualidade

O país inteiro está em alerta com a subida dos rios. O grande volume de chuvas da última semana, somado aos degelos, têm causado o aumento da vazão e o transbordamento de rios em várias regiões da França.

1 2