
Forte tempestade geomagnética atinge a Terra
O vento solar acelerou e seus efeitos começam, incluindo espetaculares luzes do norte nas próximas horas.
Licenciou-se em Ciências Atmosféricas na Universidad Veracruzana, localizada em Xalapa, Veracruz. Profissionalmente, José Martín Cortés é meteorologista desde 2014, trabalhando no Centro de Estudos e Previsões Meteorológicas do Secretariado da Proteção Civil de Veracruz.
Desde criança, sempre foi um grande seguidor de tudo relacionado com o estado do tempo, querendo sempre ser meteorologista. Felizmente, graças ao apoio da família e ao gosto que nunca perdeu, conseguiu. Colaborou com a empresa SkyAlert México fazendo previsões e monitorizando sistemas meteorológicos, bem como dando entrevistas a vários meios de comunicação nacionais e internacionais sobre eventos tais como furacões, poeira do Sahara e vagas de frio, assistindo também ao vivo a programas de rádio e televisão.
Em 2019 e 2020 foi convidado para a Universidad Autónoma de México (UNAM) para dar palestras sobre tempestades de inverno nos Estados Unidos e México.
O vento solar acelerou e seus efeitos começam, incluindo espetaculares luzes do norte nas próximas horas.
Nas últimas semanas, condições muito contrastantes ocorreram em vários países do nosso planeta, desde temperaturas polares até calor desértico em áreas urbanas.
Embora a tendência no Pólo Norte continue sendo de uma diminuição na extensão e no volume do gelo marinho, no Pólo Sul a quantidade tem aumentado na Antártica.
Com o passar dos anos, as condições climáticas se tornaram mais contrastantes, do frio ártico ao calor extremo, bem como das chuvas torrenciais às secas. Que fatores podem ter influenciado essas mudanças?