Maio foi marcado por eventos extremos nas regiões Sul e Nordeste. Será que no mês de junho o padrão do clima traz potencial para chuvas extremamente volumosas e ocorrência de tempo severo pelo país? Confira aqui as possibilidades.
Maio foi marcado por eventos extremos nas regiões Sul e Nordeste. Será que no mês de junho o padrão do clima traz potencial para chuvas extremamente volumosas e ocorrência de tempo severo pelo país? Confira aqui as possibilidades.
Uma das características do padrão climático sob influência do fenômeno La Niña é a irregularidade da precipitação na Região Sul. No entanto, o que se tem observado é o contrário nos últimos dias e nos próximos. Por que? Explicamos aqui.
Chuvas torrenciais provocaram o maior desastre em 50 anos na região da Grande Recife, no estado de Pernambuco. O número de mortos subiu para 84 e ainda há dezenas de desaparecidos.
Os últimos dias de maior e os primeiros de junho prometem ser bastante chuvosos e com elevado potencial para transtornos. Em apenas 48 horas pode chover o dobro do esperado para o mês de junho. Confira aqui os detalhes da tendência.
Uma nova massa de ar frio iniciou a incursão na Região Sul neste domingo (29) e influencia os três estados da Região e os estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo nos próximos dias. Há potencial para geadas e de chuva forte.
Chuvas torrenciais previstas infelizmente se confirmaram e proporcionam o cenário caótico na Grande Recife, em Pernambuco. Vários pontos com alagamentos, inundações e deslizamentos com possíveis vítimas de soterramento. Trazemos as últimas informações e várias imagens impressionantes.
Tempo instável continua no leste do Nordeste entre Sergipe e o Rio Grande do Norte. Neste fim de semana acumulados muito elevados são esperados e os maiores volumes estão previstos para o estado de Pernambuco.
Neste fim de semana a atuação de uma frente fria traz alertas de chuvas intensas e de temporais na Região Sul, no Mato Grosso do Sul e até mesmo no estado de São Paulo. Além disso, uma massa de ar frio também atua.
Devido à atuação de uma frente fria que fica estacionária, as condições de tempo na Região Sul são bastante interessantes: frio, calor e alertas de tempo severo, tudo ao mesmo tempo. Confira os destaques da previsão do tempo para os três estados.
Frente fria deve chegar ao Sudeste, mas deve provocar chuvas somente em uma parte da Região. Até o momento, a tendência dos modelos apontam para a ocorrência de temporais.
A última atualização da previsão de consenso entre o CPC e IRI para o ENOS aumentou a probabilidade do La Niña atuar até o fim do ano. No entanto, as projeções do CFSv2 mostram um fenômeno bem menos intenso.
A próxima semana será de mudança para a Região Sul através do afastamento da massa de ar polar e do avanço de uma frente fria que pode chegar ao Sudeste. Confira os destaques da previsão do tempo e a tendência.
A tempestade subtropical Yakecan vem sendo o sistema meteorológico mais falado nos últimos dias, muito mais que o ar polar e a neve. Nesta quarta-feira e até o fim da semana ainda será notícia, uma vez que os alertas continuam para a Região Sul e passam a ter no Sudeste.
A próxima semana será bastante agitada em termos de eventos meteorológicos: ciclone atípico, onda de frio e as precipitações invernais. A Meteored Brasil vem acompanhando de perto e aqui vamos falar das últimas atualizações sobre a ocorrência de neve!
Todos já estão muito bem informados sobre a intensa massa de ar polar que traz a primeira onda de frio do ano que atinge boa parte do país. No entanto, há muita confusão sobre os riscos e principalmente da estrutura do próximo ciclone. Confira aqui os alertas e as última atualizações.
Processo de formação de ciclone traz potencial de temporais entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O tempo severo antecede a incursão da intensa massa de ar polar. Confira os detalhes.
Frente fria após atuar na Região Sul avança e muda o tempo no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. Destaque para o avanço de uma massa de ar frio que afeta ambas as regiões.
A tendência para o início da próxima semana aponta para a possibilidade para o primeiro episódio de precipitação invernal que pode ser chuva congelada, chuva congelante e até mesmo neve. Saiba mais sobre este intenso episódio de frio.
Após a atuação de uma massa de ar frio e seco em boa parte do país, que proporcionou dias bastante proveitosos, o tempo volta a mudar no Sul com chuvas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, e reforço do frio em parte da Região.
Uma semana meteorologicamente agitada no centro-sul do país. Alertas de tempo severo continuam na Região Sul e o ciclone extratropical provoca mudanças no Sudeste. Além disso, uma massa de ar frio se espalha por boa parte do centro-sul.