Frio, calor e alertas de tempo severo ao mesmo tempo na Região Sul

Devido à atuação de uma frente fria que fica estacionária, as condições de tempo na Região Sul são bastante interessantes: frio, calor e alertas de tempo severo, tudo ao mesmo tempo. Confira os destaques da previsão do tempo para os três estados.

alerta temporais
A formação de uma frente fria sobre a Região Sul proporciona condições distintas: frio, calor e chuvas intensas, com potencial para temporais.

No decorrer da última quarta-feira (25) uma frente fria se formou sobre o Rio Grande do Sul favorecendo a ocorrência de chuvas de até forte intensidade nas regiões Sul, Campanha, Oeste e Central.

Ao longo da última madrugada, o sistema avançou até o norte gaúcho, contribuindo também para chuvas no restante do estado, o que também permitiu a atuação de uma massa de ar frio na metade sul.

Quinta-feira: frente fria, massa de ar frio e condição pré-frontal

A previsão para a manhã desta quinta-feira (26) é de manutenção das chuvas na metade norte do Rio Grande do Sul e de tempo nublado e frio no restante do estado. No fim do período, a frente fria consegue provocar as primeiras pancadas no sul e oeste de Santa Catarina. No restante da Região Sul, o tempo segue firme e com temperaturas em elevação.

No período da tarde, a frente fria não consegue avançar e as chuvas aumentam na metade norte do Rio Grande do Sul, incluindo a região Central e metropolitana de Porto Alegre, e nas regiões de Santa Catarina de divisa com o território gaúcho. Há potencial de chuvas de moderada a forte intensidade. No restante do Rio Grande do Sul o tempo nublado continua, mas há possibilidade de chuva fraca e isolada.

previsão chuva Região Sul
Potencial de chuvas de moderada a forte intensidade na metade norte do Rio Grande do Sul e na porção sul e oeste de Santa Catarina.

As temperaturas se mantêm abaixo dos 18°C no Rio Grande do Sul e não passam dos 16°C nas áreas mais ao sul. Em Santa Catarina, as temperaturas ficam amenas, com ligeira sensação de calor nas regiões de vale e mais ao norte do estado, onde as máximas atingem os 26°C. No Paraná, tempo firme em todas as regiões, com sensação de calor no noroeste e no norte, onde as temperaturas atingem os 27°C.

frio calor Região Sul
Temperaturas não sobem muito na metade-sul da Região Sul. Já no norte do Paraná a previsão de calor.

No período da noite, as instabilidades recuam e volta a chover de forma mais isolada, mas com moderada a forte intensidade em todas as regiões do Rio Grande do Sul, com precipitação mais intensa ocorrendo no Oeste, Missões, Campanha, Centro e na região metropolitana de Porto Alegre.

Sexta-feira: frio, calor e alertas de tempo severo

Ao longo da madrugada da sexta-feira (27) um processo de formação de uma baixa pressão se inicia e chuvas de moderada a forte intensidade, com potencial de ocorrerem na forma de temporais atingem todas as regiões do Rio Grande do Sul, com maior intensidade no início da manhã.

Os acumulados nas próximas 48 horas podem passar dos 80 mm no estado do Rio Grande do Sul.

No restante do período, o desenvolvimento do sistema continua e as chuvas com risco de temporais se concentram no norte do território gaúcho e passam a atuar também nas regiões de divisa com Santa Catarina e no extremo oeste catarinense.

A partir da tarde a baixa pressão se conecta com uma frente fria, formando um sistema frontal também sobre a Região Sul que consegue avançar. Assim, há previsão de chuva no norte do Rio Grande do Sul, sul e meio-oeste de Santa Catarina, sudoeste e oeste do Paraná, com alerta de temporais nas regiões catarinenses e paranaenses.

No fim do dia e noite, a frente fria se encontra mais enfraquecida, mas mesmo assim provoca chuvas de moderada a forte intensidade no oeste, sudoeste e sul do Paraná. No leste e norte de Santa Catarina, as chuvas ocorrem com menor intensidade e sem potencial para transtornos.

Em relação às temperaturas, sensação de frio ao longo do dia, principalmente a partir do fim da tarde no Rio Grande do Sul, com temperaturas que variam entre 14°C e 18°C. Em Santa Catarina, a sensação é mais agradável e há possibilidade de pouco calor no período da tarde, com máximas de 26°C nas regiões mais baixas. No Paraná, a situação é semelhante, mas o calor é mais evidente no norte e noroeste do estado, onde as temperaturas podem chegar aos 27°C e 28°C.