Maior tragédia em 50 anos: número de mortos sobe para 91 em Pernambuco

Chuvas torrenciais provocaram o maior desastre em 50 anos na região da Grande Recife, no estado de Pernambuco. O número de mortos subiu para 84 e ainda há dezenas de desaparecidos.

tragédia pernambuco recife
Fortes chuvas no bairro Jardim Monteverde da cidade de Jaboatão dos Guararapes (Brasil), em 29 de maio de 2022. EFE

O número de vítimas fatais provocadas pelas chuvas torrenciais que atingiram a Grande Recife, no estado de Pernambuco, subiu para 91. Além disso, há 56 desaparecidos e quase 4.000 desabrigados. “É o maior desastre dos últimos 50 anos no Recife”, disse João Campos, prefeito da capital, em coletiva para a imprensa.

O episódio mais trágico ocorreu no bairro Jardim Monte Verde, na divisa entre Recife e Jaboatão dos Guararapes, onde 20 pessoas morreram quando um deslizamento de terra varreu dezenas de casas.

Segundo o INMET o acumulado climatológico médio de 1991 a 2020 para Recife é de 317 mm. Neste ano, até o momento segundo o Cemaden, o maior volume registrado foi de 730 mm, mais que o dobro da média.

O governador do estado de Pernambuco, Paulo Câmara, disse que 79 das 84 vítimas morreram entre a noite de sexta-feira (27) e o domingo (29), quando as chuvas intensas ocorreram, com pico de precipitação no sábado (28) com 200 mm em apenas 12 horas, o que resultou nas inundações, enxurradas e deslizamentos. No total acumulou-se de 280 a 300 mm em 72 horas, segundo os pluviômetros do INMET e Cemaden.

Câmara ainda anunciou a liberação de R$ 100 milhões para o uso nos trabalho de busca e salvamento, e nas obras de reconstrução e de infraestrutura.

Imagens chocantes e assustadoras

As imagens são chocantes e assustadoras, refletindo o desespero dos moradores. Ruas e vielas transformadas em rios com fortes correntezas, transportando sujeira, lixo e, principalmente, demolindo uma casa inteira na beira de um córrego. Um cenário desolador e, infelizmente, comum para os brasileiros.

youtube video id=KlJn-6VF53w

Infelizmente todos os anos o Brasil está sujeito a esse tipo de desastre durante as estações chuvosas de cada região. As condições precárias e a falta da disseminação dos alertas de eventos extremos, além da falta de procedimentos de evacuação das áreas de risco mantêm o potencial para desastres e fatalidades.

Padrão climático continua favorável às chuvas no leste do Nordeste

O La Niña apesar de perder intensidade no próximo mês ainda será um fator influente para as chuvas no Nordeste. O fenômeno contribui para o aumento da precipitação neste época do ano na porção norte e leste da Região.

cfsv2
Previsão da anomalia da temperatura da superfície do oceano para o mês de junho.

No entanto, outro fator extremamente influente para o clima nordestino é a temperatura da superfície do Atlântico. A previsão é de que se mantenha aquecida, o que contribui para o aumento da umidade e para a maior probabilidade de chuva. Assim, são esperados acumulados acima da média, com possibilidade de novo eventos extremos.