Caos em Recife: inundações, deslizamentos, soterramentos e mortes

Chuvas torrenciais previstas infelizmente se confirmaram e proporcionam o cenário caótico na Grande Recife, em Pernambuco. Vários pontos com alagamentos, inundações e deslizamentos com possíveis vítimas de soterramento. Trazemos as últimas informações e várias imagens impressionantes.

O aviso vermelho emitido pelo INMET e a previsão de chuva volumosa publicada pela Meteored aqui na tempo.com, infelizmente se confirmaram e resultaram em um cenário extremamente caótico na Grande Recife neste sábado (28).

As chuvas já vem ocorrendo por um bom tempo no leste do Nordeste e somente neste sábado (28) choveu no período de 12 horas quase 200 mm na Grande Recife, segundo os pluviômetros do INMET e do Cemaden, o que é mais que o esperado para o mês de maio, cuja média mensal é de 150 mm. Neste mês, até o momento, o acumulado está próximo dos 700 mm, passando a ser o maio mais chuvoso do histórico dos registros.

Com tanta chuva por vários dias e com eventos extremos ocorrendo em poucas horas, o resultado não poderia ser diferente: alagamentos, inundações, deslizamentos de terra, de barreiras e casas sendo destruídas como mostra os vídeos acima e abaixo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ocorreram diversos deslizamentos e desabamentos com vítimas fatais: Luciano José de Santana, de 47 anos, na Zona Oeste de Recife, e Claudemir Barbosa, de 18 anos, na Zona Norte da capital. Nesta semana, as chuvas intensas já tinha provocado 4 mortes.

As imagens dos deslizamentos são chocantes, mas outras tão impressionantes e assustadoras também foram capturadas pelos moradores assustados. Ruas e vielas transformadas em rios com fortes correntezas, transportando sujeira, lixo a estrutura de casas e, principalmente, a vida de muitas pessoas.

Além das vias completamente inundadas, as enxurradas também trouxeram problemas no transporte ferroviário. A impressionante situação acima mostra os trilhos tomados pelo barro, que possivelmente foi transportado pela águas, impossibilitando a locomoção do trem.