Atenção: alerta vermelho de chuva volumosa no Nordeste

Tempo instável continua no leste do Nordeste entre Sergipe e o Rio Grande do Norte. Neste fim de semana acumulados muito elevados são esperados e os maiores volumes estão previstos para o estado de Pernambuco.

alerta vermelho Nordeste
Tempo instável não dá trégua para o leste do Nordeste e há alerta de chuvas extremamente volumosas, com acumulados de até 300 mm neste fim de semana.

Entre o outono e a primavera, as ondas de leste são os principais fatores que contribuem para as chuvas no leste do Nordeste, devido à aproximação da Alta Subtropical do Atlântico (ASAS) em direção ao continente. O que proporciona também o tempo seco no Brasil Central.

Em virtude das águas mais aquecidas na porção norte do Atlântico Sul, há uma aporte maior de umidade e logo, uma condição mais favorável para a formação de nuvens e de precipitação. Essa combinação vem proporcionando neste mês de maio, intensos eventos de chuva em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, na Paraíba e no Rio Grande do Norte. Segundo as estações do INMET e do Cemaden:

  • Em Natal até o dia 26 registrou-se 292 mm, o maior valor desde 2011, 95% acima do volume médio mensal;
  • Em João Pessoa até o dia 26 registrou-se 475 mm, sendo o terceiro maio mais chuvoso depois do primeiro em 1964 (702 mm) e do segundo em 2020 (516 mm) e 260% acima da média mensal;
  • Em Recife até o dia 26 registrou-se 456 mm sendo o segundo maio mais chuvoso depois do primeiro em 2021 (535 mm) e 300% acima da média mensal;
  • Em Maceió até o dia 26 registrou-se 346 mm sendo o maior volumes desde 2017 (813 mm) e ficam 93% acima da média mensal;
  • Em Aracaju até o dia 26 registrou-se 186 mm, sendo o maior volume registrado em 1964 (870 mm), que corresponde a 94% da média mensal.

Alerta de chuva de até 300 mm no fim de semana

Na noite desta sexta-feira (27), as chuvas aumentam de intensidade entre Natal e Maceió e passam a ocorrer de forma muito intensa ao longo da madrugada de sábado (28), principalmente no leste da Paraíba e de Pernambuco, proporcionando elevado potencial para transtornos.

Entre Maceió e Recife os acumulados podem passar dos 200 mm em menos de 24 horas, com chuvas mais intensas no sábado.

Pela manhã há diminuição da precipitação no Rio Grande do Norte, em Alagoas e em Sergipe. No entanto, na Paraíba e em Pernambuco as chuvas intensas não dão trégua, agravando ainda mais a situação e potencializando o risco de inundações e deslizamentos.

alerta vermelho nordeste
Chuvas aumentam na Paraíba e em Pernambuco com pico de intensidade na madrugada e manhã de sábado, com acumulados que podem passar dos 200 mm.

No decorrer da tarde passa a chover com moderada a forte intensidade em Alagoas e há a manutenção da precipitação no leste pernambucano. Condição esta que se estende até o período da noite.

No domingo (29), as chuvas perdem intensidade, mas ainda acontecem com fraca intensidade na madrugada e período da manhã desde o norte de Sergipe até o Rio Grande do Norte, sendo mais intensas novamente em Alagoas e no Pernambuco.

No período da tarde, tempo ainda instável, mas com chuvas de fraca intensidade em boa parte da faixa leste entre o Alagoas e o sul do Rio Grande do Norte, com precipitação de até moderada intensidade no território alagoense.