Geada e chuvas volumosas no Sul e frente fria chegando ao Sudeste

Uma nova massa de ar frio iniciou a incursão na Região Sul neste domingo (29) e influencia os três estados da Região e os estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo nos próximos dias. Há potencial para geadas e de chuva forte.

alerta geada e chuva volumosa
Massa de ar frio traz potencial de geadas em parte da Região Sul. Além disso, uma frente fria consegue atuar em São Paulo e no Mato Grosso do Sul.

Uma nova massa de ar frio iniciou a sua incursão neste domingo e os ventos frios de sul já puderam ser sentidos no Rio Grande do Sul e até no norte de Santa Catarina.

No entanto, em primeiro momento, a massa de ar frio não consegue avançar tanto neste domingo (29), ainda com tempo nublado no norte do Rio Grande do Sul e principalmente no estado de Santa Catarina e do Paraná, devido à atuação de uma frente fria que mantém o potencial para chuvas de moderada a forte intensidade no nordeste gaúcho em todo o território catarinense e no sul, sudoeste e oeste paranaenses.

Segunda-feira: frio aumenta e frente fria chega ao Sudeste e Centro-Oeste

Na segunda-feira (30), a frente fria avança e atua sobre o estado do Paraná, o que favorece o tempo chuvoso em todas as regiões paranaenses e também no sul do Mato Grosso do Sul e nas regiões de divisa do estado de São Paulo com o Paraná. Há potencial para alagamentos e queda de granizo.

No leste e norte de Santa Catarina há previsão de chuva fraca alternando com período sem precipitação durante boa parte do dia. Previsão de aumento da intensidade das chuvas a partir do fim do dia no norte do estado.

alerta chuva
Dia chuvoso entre o Paraná, Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo. No Paraná não se descarta a possibilidade de granizo.

Quanto à massa de ar frio, o sistema consegue progredir para norte ao longo do dia, o que permite que o sol apareça no meio da tarde no norte do Rio Grande do Sul, no qual, nas demais regiões já havia o predomínio do tempo tempo firme.

O ar frio e seco consegue penetrar mais na Região Sul no período da noite, limpando o tempo também no meio-oeste catarinense e no oeste e sudoeste do Paraná, mas principalmente contribuindo para a queda das temperaturas e o registro das mínimas no período da noite.

Em 24 horas, os acumulados no norte do Paraná podem chegar aos 80 mm. Nas regiões próximas do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, o volume de chuva pode chegar aos 50 mm.

No Rio Grande do Sul, as mínimas batem os 3°C e 4°C no Sul e na Campanha, os 4° e 6°C na Serra, região Central e Norte. Na região metropolitana de Porto Alegre, no Oeste e nas Missões, as mínimas atingem os 7°C e 9°C. No litoral norte, as mínimas ficam entre 11°C e 12°C.

Em Santa Catarina e no Paraná as temperaturas não variam muito ao longo do dia devido à nebulosidade e às chuvas, com valores entre 15°C e 18°C no território catarinense, no sul, leste e oeste do Paraná. No norte e noroeste paranaenses, as temperaturas variam entre 18°C e 23°C. Destaques para as mínimas à noite de 8°C a 11°C no planalto e oeste de Santa Catarina, e de 11°C a 13°C no sul, sudoeste e oeste do Paraná.

frio inverno
As temperaturas mínimas da segunda-feira ocorrem no fim da noite devido ao avanço da massa de ar frio.

No período da noite o tempo muda em todo o Mato Grosso do Sul e no centro-oeste, sul e leste de São Paulo, com o avanço da frente fria, que provoca aumento da nebulosidade e chuvas de moderada a forte intensidade no território paulista. As temperaturas diminuem e proporcionam ligeira sensação de frio, com mínimas variando entre 17°C e 20°C, sendo de 18°C na capital São Paulo e de 20°C em Campo Grande.

Terça-feira: formação de geada e manutenção das chuvas

Com a queda das temperaturas a partir da noite anterior, a madrugada da terça-feira (31) será típica de inverno e bastante gelada no Rio Grande do Sul. As mínimas variam entre 1°C e 4°C em praticamente todo o estado, e não se descarta a possibilidade de temperaturas negativas no centro-sul gaúcho. Mínimas mais elevadas de 5°C a 8°C no extremo noroeste, região metropolitana de Porto Alegre e faixa litorânea.

Geada será abrangente no Rio Grande do Sul na próxima terça-feira (31) e evento pode se repetir na metade sul do estado na quarta-feira (01).

Assim, há risco de geada abrangente em todas as regiões do Rio Grande do Sul, com exceção para Porto Alegre e na porção litorânea. No restante da Região Sul, temperaturas abaixo dos 4°C e com potencial para geada, somente na porção sul do planalto e na serra Catarinenses.

alerta geada Rio Grande do Sul
Geada será abrangente no Rio Grande do Sul na próxima terça-feira (31).

A frente fria continua atuando entre as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e o tempo fica nublado em todo o estado de Santa Catarina, no Paraná, no sul, leste e oeste de São Paulo e na metade sul do Mato Grosso do Sul.

Chuva fraca pela manhã no norte de Santa Catarina, no leste e norte do Paraná, no sul do Mato Grosso do Sul e no sul e leste de São Paulo. A partir da tarde, as chuvas aumentam de intensidade e ocorrem com até moderada intensidade no norte catarinense e com até forte intensidade no centro-leste do Paraná, o que pode trazer potencial para alagamentos. No restante do território paranaense, sul do Mato Grosso do Sul, oeste e sul e leste paulistas, chuvas fracas oscilando entre períodos de melhoria.

previsão de chuva
Chuvas aumentam de intensidade a partir da tarde da terça-feira.

Quanto às temperaturas, a sensação de frio predomina nas áreas de atuação da frente fria, principalmente nos estados de Santa Catarina e do Paraná. Em Santa Catarina, mínimas de 9° a 12°C no meio-oeste e no restante do estado de 11°C a 13°C, com pouca variação ao longo do dia. No Paraná, a situação é semelhante para a variação térmica ao longo do dia, onde as mínimas variam de 11°C a 13°C no leste, sul, sudoeste e oeste, e de 15°C a 17°C no noroeste e norte.

No Mato Grosso do Sul, as temperaturas variam no sul do estado de 16°C a 18°C e na capital Campo Grande, de 19°C a 27°C. Em São Paulo, frio no sul e leste do estado, sendo na capital a mínima em 16°C e a máxima em 17°C.