Tempo muda na Região Sul com retorno da chuva e reforço do frio

Após a atuação de uma massa de ar frio e seco em boa parte do país, que proporcionou dias bastante proveitosos, o tempo volta a mudar no Sul com chuvas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, e reforço do frio em parte da Região.

chuvas na Região Sul
Previsão de mudança do tempo nas Região Sul com chuvas acontecendo nos três estados. Temperaturas também é destaque.

Dias de tempo firme e temperaturas agradáveis ao longo do dia foram destaques a partir de meados da semana passada no centro-sul do país. Nas regiões mais elevadas da Região Sul, como na Serra Catarinense, foi registrado o fenômeno de geada.

No entanto, o tempo volta a mudar no início desta semana, através do retorno das chuvas em três estados da Região Sul e com o reforço do frio posteriormente. Confira a seguir os detalhes da previsão.

Previsão de chuvas para os três estados da Região Sul

Nesta segunda-feira (09), o tempo firme predomina em praticamente todo da Região Sul, com maior concentração de nuvens no leste do Paraná e na porção norte do leste de Santa Catarina, onde a nebulosidade é variável ao longo do dia, possibilitando o surgimento do sol, mas também com chances de chuvisco. Nada intenso está previsto.

Apesar do retorno das chuvas para a Região Sul, não há alertas de tempo severo para os eventos desta semana.

Durante a madrugada da terça-feira (10), uma região de cavado que se desenvolveu no Paraguai avança em direção ao sul do Brasil. Assim, no início da manhã há previsão de chuva fraca no oeste, noroeste e norte do Rio Grande do Sul. No oeste de Santa Catarina, chuvas de fraca a moderada intensidade, bem como no oeste e sudoeste do Paraná. Há possibilidade de pancadas mais intensas nas áreas de fronteira, mas sem alerta de tempo severo.

No decorrer da manhã, as chuvas se espalham pelo norte gaúcho, meio-oeste catarinense, sul, oeste, noroeste e norte paranaenses, com chuvas de fraca a moderada intensidade. No restante da região, bastante nebulosidade e chance de chuvisco somente no leste de Santa Catarina e do Paraná.

No restante do dia, principalmente a partir do meio da tarde, o tempo instável continua com chuvas ocorrendo com fraca a moderada intensidade nas mesmas regiões, mas passando a ocorrer no nordeste do Rio Grande do Sul, em todo o leste de Santa Catarina e do Paraná. Na região metropolitana de Porto Alegre, há a possibilidade de chuva fraca, mas ocorrendo de forma mais isolada. No período da noite, as chuvas perdem intensidade e ocorrem de forma muito pontual, com baixa possibilidade de continuidade no norte do Paraná.

Na quarta-feira (11), a região de cavado permanece e o tempo fechado com nebulosidade variável é previsto para praticamente toda a Região. Pela manhã há previsão de chuva fraca e isolada e a partir do meio da tarde o tempo firme volta a predominar, com possibilidade de chuvisco somente no leste de Santa Catarina e do Paraná. No oeste, noroeste e parte da região central do Rio Grande do Sul, poucas nuvens e sol aparecendo ao longo de todo o dia.

Outra incursão de ar frio

Mesmo com o tempo instável e o retorno das chuvas em boa parte da Região Sul, as temperaturas não aumentam a ponto de proporcionarem calor e a sensação se mantém amenas ao longo dos próximos dias, com aquela sensação de frio durante a noite e madrugada.

No entanto, entre terça (10) e quarta-feira (11), uma massa de ar frio avança pela Argentina e o Uruguai, mas o ar seco e frio consegue influenciar o tempo no oeste da Região Sul até meados da semana e nos dias seguintes nos três estados e também influenciando a Região Sudeste.