tempo.com

Semana de mudança: frio diminui e frente fria avança pela Região Sul

A próxima semana será de mudança para a Região Sul através do afastamento da massa de ar polar e do avanço de uma frente fria que pode chegar ao Sudeste. Confira os destaques da previsão do tempo e a tendência.

frente fria no Sul
Uma semana de mudanças de padrão com a atuação de uma frente fria que consegue avançar até o Sudeste no próximo fim de semana.

A primeira massa de ar polar do ano foi marcante, além de determinar o início do inverno de 2022, proporcionou eventos de temperatura mínima recordes, geadas onde são incomuns de se formar, a tão falada neve na Serra Catarinense e eventos raros como “Hair Ice” no Rio de Janeiro.

No entanto, nem tudo é para sempre! Na próxima semana uma mudança de padrão acontece através do afastamento da massa de ar polar e da atuação de um que dará origem a uma frente fria, que pode chegar ao Sudeste entre o próximo fim de semana e o início da próxima semana.

Aumento das temperaturas, da nebulosidade e a chance de chuva no início da semana

Com o afastamento do ar polar o frio perde intensidade, com sensação ainda de frio na noite, madrugada e início da manhã, mas com calor voltando a ocorrer entre o fim da manhã e o meio da tarde. Essa condição térmica é mais destacada entre o norte do Paraná, o Mato Grosso do Sul e no Sudeste, onde as máximas variam entre 25°C e 28°C até o meio da semana. Nas demais áreas da Região Sul as máximas não passam dos 24°C até terça-feira (24). No entanto, na quarta-feira (25), a condição pré-frontal proporciona um aumento, mas nada tão extremo, com máximas de até 26°C, chegando aos 27°C no sul de Santa Catarina, na região de Criciúma.

Nesta segunda-feira (23), os ventos já atuam de norte e nordeste, aumentando a nebulosidade no centro-leste de Santa Catarina e no leste do Paraná, por conta do afastamento da massa de ar polar para o oceano.

previsão do tempo
Umidade começa a voltar para o Sul e há previsão de chuvas já pela manhã em Santa Catarina e no Paraná.

No entanto, essa condição proporciona algo de mais destaque para esses dois estados, que é a formação de um cavado, acabando por favorecer a formação de nuvens baixas e consequentemente a ocorrência de chuva isolada de fraca a moderada no oeste de Santa Catarina, no sudoeste e oeste do Paraná entre o início e meio da manhã. No período da tarde, o tempo fica ensolarado em toda a Região Sul, com formação de pouca nebulosidade nas áreas do leste do Paraná e no norte de Santa Catarina.

Na terça-feira (24), o tempo firme predomina, sem previsão de chuva, mas céu mais nublado entre o leste paranaense e o norte catarinense no início da manhã. Na metade sul do Rio Grande do Sul, há maior formação de nuvens altas, o que embeleza mais o dia.

Mudança no Rio Grande do Sul com alertas de temporais

A quarta-feira (25) é o dia da mudança. Uma região de cavado, que é uma extensão de uma baixa pressão na Argentina, já provoca temporais no início da manhã no Uruguai e chuvas de fraca intensidade nas regiões de fronteira do Rio Grande do Sul, com possibilidade de temporais no decorrer do período.

Há previsão de chuvas de até forte intensidade, mas não se descarta a possibilidade de temporais na Campanha, Oeste, Missões e Sul do Rio Grande do Sul.

A partir da tarde, as instabilidades avançam pela metade sul do Rio Grande do Sul. Há alerta de temporais no Sul, na Campanha, na Região Central, no Oeste e na porção sul da Missões. Nas demais regiões há aumento da nebulosidade, principalmente de nuvens altas.

No fim do dia e noite passa a chover na região metropolitana de Porto Alegre, mas sem potencial de chuva intensa, condição que ocorre nas Missões, onde há previsão de chuva de moderada a forte intensidade.

No decorrer da madrugada de quinta-feira (26), a frente fria está formada e as chuvas ocorrem em toda a metade norte do Rio Grande do Sul, com precipitação forte ocorrendo de forma mais pontual, sendo de fraca a moderada a intensidades predominante.

Essa condição se mantém ao longo da manhã, com chuva fraca e pontual também acontecendo no Sul e na Campanha. O tempo fica chuvoso na quinta-feira (26) no Rio Grande do Sul, mas sem alertas de chuvas intensas.

Frente fria avança pelos demais estados do Sul e chega ao Sudeste

A frente fria inicia o seu avanço na quinta-feira (26), como descrito acima, porém também influencia o tempo no oeste de Santa Catarina a partir da tarde, com chuvas de isoladas e de fraca intensidade, ganhando intensidade por volta do fim do dia e se estendendo para o sul do estado. Não há alertas de tempo severo.

Na sexta-feira (27), o sistema frontal atua mais para o norte e deixa o tempo chuvoso no estado de Santa Catarina, no norte do Rio Grande do Sul, no sudoeste e oeste do Paraná. No sul e leste do território gaúcho, tempo nublado e com chuva fraca ao longo do dia.

frente fria chuvas são paulo
Frente fria avança pela Região Sul e chega ao estado de São Paulo entre o domingo (29) e a segunda-feira (30).

No fim de semana, a frente fria avança e chuvas de moderada a forte intensidade podem ocorrer ainda em Santa Catarina, no Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul, com manutenção do tempo instável no restante da Região Sul. Por volta da tarde do domingo (29) que o sistema começa a mudar o tempo no estado de São Paulo, chegando ao Rio de Janeiro somente na segunda-feira (30).

Vale ressaltar que o cenário descrito a partir da quinta-feira (26) se trata de uma tendência e está mais sujeito a mudanças. No entanto, a frente fria irá atuar e o que pode mudar é a intensidade e abrangência dos eventos.