Frente fria avança e ar frio influencia o tempo no Sul e no Sudeste

Frente fria após atuar na Região Sul avança e muda o tempo no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. Destaque para o avanço de uma massa de ar frio que afeta ambas as regiões.

frente fria; frio
Massa de ar frio avança pelo centro-sul e frente fria contribui para chuvas no Sudeste.

A formação de um ciclone extratropical e de sua frente fria proporcionaram mudanças nas condições do tempo na Região Sul e o retorno das chuvas para os três estados. No entanto, desta vez não se registaram eventos extremos e estragos.

Os acumulados foram mais modestos e os maiores volumes se concentraram no oeste da Região, com registros no período de 24h de até 40 mm no sudoeste do Paraná e variando entre 10 e 25 mm no oeste de Santa Catarina, noroeste, norte e região central do Rio Grande do Sul.

Nos próximos dias, a frente fria avança pelo Sudeste, porém de forma costeira e uma massa de ar frio proporciona frio em boa parte da Região Sul e também em parte dos estados de São Paulo e de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Confira os detalhes da previsão.

Tempo mais firme e queda das temperaturas na Região Sul

Nesta quarta-feira (11), o ciclone extratropical e sua frente fria ainda influenciam o tempo em toda a Região Sul. Pela manhã, tempo nublado em praticamente toda a Região, com possibilidade de garoa e chuva fraca no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina, norte e leste do Paraná.

No período da tarde a nebulosidade perde densidade permitindo o surgimento do sol entre muitas nuvens em praticamente toda a Região. Chuvas ainda continuam com fraca intensidade e de forma pontual no norte pioneiro e leste paranaenses.

Ciclone extratropical se desloca para o oceano e permite a atuação de uma massa de ar frio na Região Sul. Sensação de frio durante a noite e madrugada, e amena ao longo do dia.

As temperaturas não variam muito ao longo do dia e a mínima acontece no período da noite devido ao avanço da massa de ar frio. Em Porto Alegre, máxima de 20°C e mínima de 14°C, em Florianópolis, máxima de 23°C e mínima de 18°C, e em Curitiba a máxima fica em 21°C e a mínima em 12°C.

Na quinta-feira (12), a massa de ar frio atua, mas, como o sistema não avança tanto, há o formação de muita nebulosidade pela manhã no norte, nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, no meio oeste de Santa Catarina e no leste do Paraná. Não há previsão de chuva abrangente, mas não se descarta a ocorrência de chuviscos.

No período da tarde, a nebulosidade diminui e o tempo fica firme com predomínio do sol. Somente na faixa leste, desde o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná, há maior concentração de nuvens, mas sem ocorrência de chuva. Mínima de 12°C e máxima de 19°C em Porto Alegre, de 15°C e 22°C em Florianópolis e de 10°C e 21°C em Curitiba.

Sexta-feira (13) de tempo firme e ensolarado em boa parte da Região Sul, com tempo nublado no leste de Santa Catarina e do Paraná até o meio da tarde. Após esse período, a nebulosidade diminui bastante e o céu aparece. Em Porto Alegre as temperaturas variam entre 11°C e 20°C, em Florianópolis entre 15°C e 22°C e em Curitiba entre 12°C e 21°C.

Frente fria e ar frio mudam o tempo em parte do Sudeste

Na manhã desta quarta-feira (11), a frente fria atua sobre São Paulo contribuindo para o tempo mais nublado e para chuva fraca no início do período no centro-norte do estado. No restante da Região, o tempo firme predomina.

Massa de ar frio contribui para o tempo nublado com possibilidade de chuva fraca e chuvisco e principalmente para a sensação de frio no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro.

No período da tarde, o sistema frontal se desloca para o oceano e avança muito pouco para nordeste. Assim, a nebulosidade se mantém sobre todo o território paulista, com chuvas de fraca intensidade e isoladas no sul, leste e nordeste do estado. No sul de Minas Gerais, o tempo fica nublado e também há possibilidade de chuva fraca, já no Triângulo Mineiro, há aumento da nebulosidade, mas o céu não fica fechado. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e restante do território mineiro, o tempo segue estável.

Na quinta-feira (12) e na sexta-feira (13), a frente fria avança de forma oceânica, mas a massa de ar frio é que faz a diferença, favorecendo a circulação dos ventos de sul e sudeste que acabam por transportar para as regiões mais costeiras.

Assim, o tempo fica firme em praticamente toda a Região, porém o leste paulista, o Rio de Janeiro e o extremo sul e sudeste de Minas Gerais, o tempo fica nublado, com possibilidade de chuva muito fraca e principalmente sensação de frio ao longo do dia. No Espírito Santo, somente na sexta-feira (13) que há a mudança do tempo.