Chuva e ventos no Sul, frente fria no Sudeste e ar frio se espalhando

Uma semana meteorologicamente agitada no centro-sul do país. Alertas de tempo severo continuam na Região Sul e o ciclone extratropical provoca mudanças no Sudeste. Além disso, uma massa de ar frio se espalha por boa parte do centro-sul.

alerta Região Sul frio Sudeste
Ciclone continua atuando e provocando chuvas volumosas na Região Sul. Tempo muda no Sudeste e ar frio avança por boa parte do país.

O início desta semana foi marcado pelo processo de formação de um ciclone extratropical, uma ciclogênese, que vem provocando chuvas persistentes e de até forte intensidade na Região Sul, onde os volumes já superam a média do mês de maio no norte do Rio Grande do Sul, no sul e oeste de Santa Catarina e no extremo oeste do Paraná.

Esse mesmo sistema ainda exerce influências além da Região Sul, afetando as regiões Sudeste e Centro-Oeste, tanto com chuvas quanto de temperaturas. Confira os destaques a seguir.

Alertas de ventos e chuvas intensas na Região Sul

Na manhã da quarta-feira (04), o tempo fica nublado em boa parte da Região Sul com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, em todas as regiões de Santa Catarina e no leste do Paraná até meados do período. Para o restante da manhã a precipitação ganha intensidade e há alertas para elevado volume no norte, sul e centro-leste catarinense, região de serra e litoral norte gaúchos.

No restante do dia, as chuvas se mantêm com moderada a forte intensidade em toda a faixa leste de Santa Catarina, o que traz elevado potencial para transtornos. No leste do Paraná e no nordeste gaúcho chove com menor intensidade e sem riscos para eventos extremos.

Nem todo alerta está relacionado às chuvas. A proximidade do ciclone e sua intensificação traz potencial para intensas rajadas de ventos. Os ventos já ocorreram com moderada à forte intensidade no leste catarinense, principalmente na região de Florianópolis, na madrugada. No entanto, essa condição se mantém ao longo de toda a quarta-feira (04) com ventos de até 80 km/h pela manhã e tarde, e podendo a 100 km/h no período da noite e madrugada.

rajadas de vento
Rajadas de ventos de até 100 km/h podem atingir o leste de Santa Catarina entre a quarta e a quinta-feira.

A partir da quinta-feira (05) o ciclone extratropical se afasta e o tempo instável é substituído pelo sol entre poucas nuvens, mas com uma condição de ventos persistentes ainda ao longo da quinta e da sexta-feira no leste catarinense. No entanto, não há alertas para eventos intensos.

Frente fria associado ao ciclone muda o tempo em parte do Sudeste

Na quarta-feira (04) a frente fria já atua sobre o estado de São Paulo provocando mais aumento da nebulosidade do que chuva. Pela manhã nebulosidade em todo o estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro, com precipitação de fraca intensidade ocorrendo no norte, centro e leste paulista. Há a possibilidade de uma intensificação das chuvas mais para o fim do período, mas nada extremo ou com potencial para transtorno.

Frente fria avança pelo Sudeste, mas não há potencial para transtornos generalizados por conta de chuvas ou vento.

No período da tarde, a frente fria muda o tempo no sul do Rio de Janeiro e avança mais também pelo centro-sul mineiro, provocando aumento da nebulosidade e potencial para pancadas de chuvas que podem ocorrer na forma de temporais. Por volta do fim do dia e noite, chove com fraca intensidade em todo o território fluminense, centro-sul de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, e região do Triângulo Mineiro.

Na quinta-feira (05), o sistema frontal se encontra mais enfraquecido, mas contribui para o tempo mais fechado e com chuva fraca no território mineiro no eixo Patos de Minas, Belo Horizonte e Juiz de Fora, e no Espírito Santo. No período da tarde, o sistema se encontra mais deslocado para norte, levando chuva fraca e isolada na altura de Governador Valadares, com alerta de temporais no território capixaba.

No restante do Sudeste o tempo firme predomina, com destaque para o estado de São Paulo, onde o sol aparece entre nuvens e na porção litorânea entre a Baixada Santista e o litoral norte o tempo fica nublado e com possibilidade de chuvisco.

Na sexta-feira (06), o tempo firme e ensolarado predomina em boa parte da Região, com céu nublado em toda a faixa leste de São Paulo até o sul do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no leste e nordeste de Minas Gerais, sendo no território mineiro e capixaba com previsão de chuva fraca.

O ar frio será sentido em todo o centro-sul

Desde a terça-feira (03), uma massa de ar frio influencia a Região Sul, com temperaturas baixas e sensação de frio ao longo do dia e, principalmente durante a noite e última madrugada.

Nos próximos dias, o avanço do ar frio impulsionado pela rotação do ciclone extratropical chega ao norte do Mato Grosso e em toda a Região Sudeste. As temperaturas caem em todo o centro-sul, proporcionando ao longo do dia em toda a Região Sul, estados de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, do Mato Grosso do Sul, no sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro. Nas demais áreas a sensação de frio fica restrita às noites e madrugadas.

Não se trata de um evento de frio intenso e na Região Sul, as menores temperaturas previstas ficam entre 7 e 9°C. Mais detalhes sobre as temperaturas podem ser obtidas na área de busca do site por localidade.