Nos próximos dias há previsão de temporais em toda a Região Sul, em especial para todo o estado do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina e do Paraná.
Nos próximos dias há previsão de temporais em toda a Região Sul, em especial para todo o estado do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina e do Paraná.
Ainda faltam algumas semanas para a Páscoa, mas podemos começar a falar sobre as condições do tempo na Semana Santa de 2018 e fornecer um prognóstico de tendência.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se mantém nas áreas mais ao norte do país, enquanto que uma frente fria e uma massa de ar mais fria atuam na Região Sul.
Fortes áreas de instabilidade persistem ao longo desse fim de semana nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Já no Sul as temperaturas entram em elevação e faz bastante calor.
Massa de ar frio diminui as temperaturas na Região Sul, trazendo sensação de frio para as localidades mais elevadas. No litoral paulista, no Rio de Janeiro e no sul baiano há alerta de chuva forte.
Até o meio da semana as chuvas diminuem de intensidade em todo o país, com maior concentração do leste da Região Sudeste. No Sul, as temperaturas diminuem até o meio da semana.
No primeiro fim de semana de Março as chuvas continuam concentradas no Centro-Sul do País, trazendo condições desfavoráveis para quem vai ao litoral. Já no restante do país o tempo fica mais firme, mas ainda com possibilidade de chuva.
Nos próximos dias as chuvas se espalham pelo país. Nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste há potencial para ocorrência de temporais. No Centro-Oeste as chuvas ocorrem de forma mais isolada.
Ao longo dessa sexta-feira (23) e fim de semana o tempo se mantém instável na metade norte do país trazendo chuvas volumosas para os estados MG, RJ e ES.
Nos próximos dias a tendência é de tempo mais firme na Região Sul e de chuvas concentradas na metade norte do país. Alerta de temporais no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Até o meio da semana as chuvas se espalham pelo Brasil, mas é na Região Sul que são esperados os maiores acumulados. O estado do Rio Grande do Sul volta a receber chuvas em todas as regiões.
Neste fim de semana as chuvas diminuem no Rio de Janeiro e no litoral paulista. No Nordeste há alertas de chuva volumosa. No Sul do país a massa de ar frio perde força e a chance de chuva aumenta.
Até o fim da semana o litoral nordestino pode receber a quantidade de chuva esperada para o mês de Fevereiro. Enquanto isso na Região Sul, o tempo fica mais seco e as temperaturas diminuem.
Nesta semana uma frente fria mantém o tempo instável em partes das regiões Sul e Sudeste e a agitação marítima aumenta. No Nordeste, a Zona de Convergência se mantém abaixo da sua posição climatológica provocando temporais.
Os fenômenos El Niño e La Niña influenciam diretamente do clima do mundo e do Brasil. Este ano o resfriamento das águas do Pacífico será o grande responsável pelas condições climáticas do próximo trimestre.
Nos próximos dias o padrão das chuvas passa a mudar. A umidade se concentra mais na Região Sul e as esperadas chuvas para o estado gaúcho retornam, dando um alívio ao calorão. Para o restante do país as chuvas passam a ocorrer de forma mais isolada e há elevação das temperaturas.
No decorrer desta semana as instabilidades continuam a se formar em praticamente todo o país, com alertas para a ocorrência de temporais e acumulados elevados. O tempo fica mais firme somente em parte do Nordeste e nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.