Início de semana com chuva para toda a Região Sul

Até o meio da semana as chuvas se espalham pelo Brasil, mas é na Região Sul que são esperados os maiores acumulados. O estado do Rio Grande do Sul volta a receber chuvas em todas as regiões.

Chuvas voltam a ocorrer em toda a Região Sul.


A frente fria que estava atuando no Brasil e contribuiu para as chuvas volumosas no Rio de Janeiro, se encontra desconfigurada e bastante afastada no oceano. Nesta semana, até a quarta-feira (21), as chuvas ocorrem em boa parte do país, com tempo mais firme na faixa leste que vai do Espírito Santo até o Rio Grande do Norte.

Nesta segunda-feira (19), instabilidades que se formaram entre o norte da Argentina e o Paraguai, avançaram em direção a Região Sul ao longo desta madrugada, provocando chuva já pela manhã na metade oeste dos estados do Paraná e de Santa Catarina. No norte do Rio Grande do Sul as chuvas ocorreram de maneira mais fraca.

Ao longo do dia, essas instabilidades se espalham e provocam pancadas de chuva de moderada a forte intensidade na metade norte do Rio Grande do Sul e em todo o estado de Santa Catarina e do Paraná. No restante do território gaúcho a nebulosidade aumenta, mas as chuvas ocorrem de maneira mais fraca e isolada.

Acumulado de chuva de hoje (19) até a quarta-feira (21) referente ao modelo ECMWF.

Na terça-feira (20) pela manhã, uma área de baixa pressão atmosférica se forma no litoral na altura de Santa Catarina, se deslocando em direção ao oceano e para sul ao longo do dia. Esse sistema contribui o tempo instável em toda a Região Sul com previsão de pancadas de chuva forte e ocorrência de descargas elétricas no Paraná, em Santa Catarina e na metade norte gaúcha. Na região de fronteira com o Uruguai as chuvas ocorrem de forma mais isolada. 

Na quarta-feira (21) o sistema de baixa pressão desloca mais para o sul e começa dar origem a uma frente fria. Esse processo ocasiona em aumento das chuvas no estado gaúcho, principalmente no sul do estadoNo Paraná e em Santa Catarina, as chuvas ocorrem de forma mais isolada.

Nos restante do país essa semana será de bastante umidade. Ao longo dos dias o sol aparece entre muitas nuvens trazendo possibilidade de chuvas já pela manhã, mas é na parte da tarde que ocorrem as pancadas mais intensas e os volumes mais elevados. Tempo firme somente na faixa leste que vai do estado do Espírito Santo até o Rio Grande do Norte.