Previsão de chuva forte para o Nordeste, Sul e Sudeste

Nos próximos dias as chuvas se espalham pelo país. Nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste há potencial para ocorrência de temporais. No Centro-Oeste as chuvas ocorrem de forma mais isolada.

Nos próximos dias as chuvas se concentram no Centro-Sul do país.

Entre a madrugada e o início da manhã desta quarta-feira (28), uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai contribuiu para a formação de instabilidades sobre o sul do Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná. A chuva ocorreu de moderada a forte a intensidade, acompanhada de descargas elétricas.

No decorrer do dia o sistema se desloca lentamente em direção a esses estados provocando aumento na nebulosidade e chuva em todo o Cone-Sul. A partir da tarde há alerta de temporais para o sul do Mato Grosso do Sul, norte e oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e metade norte do Rio Grande do Sul.

Na Região Sudeste as chuvas se concentram a partir da tarde na metade sul de Minas Gerais, sul do Espírito Santo e estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Há potencial de chuva forte e alerta de temporal para o Rio de Janeiro.

Acumulado de chuva da quarta-feira (28) até a sexta-feira (02) segundo o modelo ECMWF.

Na quinta-feira (01) a previsão continua de chuvas concentradas no Centro-Sul do país. Áreas de instabilidade continuam a se formar a partir da tarde, provocando pancadas de chuva de moderada a forte intensidade da metade sul dos estados do Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais até a metade norte do Rio Grande do Sul.

No estado gaúcho, os ventos que sopram do oceano ganham intensidade e passa a chover em todo o litoral. Já no Sudeste as chuvas perdem força na faixa leste, mas ainda há chance para a ocorrência de chuva rápida na parte da tarde.

Na sexta-feira (02) o predomínio é tempo firme e ensolarado em boa parte do Centro-Oeste e metade norte de Minas Gerais. Previsão de chuva apenas o estado do Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, que ocorre de forma rápida e isolada. No Nordeste, as chuvas continuam no norte da Região, porém no estado do Rio Grande do Norte há alerta de chuva volumosa.

Tendência da previsão

Para o fim de semana a tendência é de que as chuvas aumentem de intensidade no Centro-Sul do país, com maiores acumulados ocorrendo na Região Sul. A partir da próxima semana  o tempo volta a ficar mais instável  na metade norte, porém ainda chove nas áreas mais ao sul.