StoreWindows10

Alerta de chuva forte para toda a Região Sul

Nos próximos dias há previsão de temporais em toda a Região Sul, em especial para todo o estado do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina e do Paraná. 

Tiago Robles Tiago Robles 14 Mar. 2018 - 18:13 UTC
Os maiores volumes de chuva dos próximos se concentram na Região Sul.

Nesta quarta-feira (14) uma área de baixa pressão atmosférica, que se formou entre o Paraguai e o norte da Argentina, avançou ao longo desta manhã em direção a Região Sul provocando chuva forte e descargas elétricas no norte do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina e, no oeste e norte do Paraná.

No decorrer do dia, as instabilidades perdem força no oeste da Região, porém, nas áreas mais ao leste e litorâneas de Santa Catarina e o do Paraná, há previsão de chuva volumosa na parte da tarde, principalmente na região metropolitana de Florianópolis.

Nas demais regiões a previsão é de pancadas de chuva isoladas. No entanto, em algumas áreas a chuva ocorre de forma mais intensa trazendo potencial para temporais. Alerta de chuva forte para esta tarde em todo o leste paulista e sul do Rio de Janeiro, sul da Bahia e norte de Minas Gerais e para os estados do Mato Grosso, Goiás e Pará.

Previsão do acumulado de chuva de hoje (14) até a sexta-feira (16) segundo o modelo ECMWF.

No Rio Grande do Sul uma frente fria que se forma no sul do Uruguai, juntamente com uma baixa pressão atmosférica no leste da Argentina, contribui para a formação de instabilidades que provocam temporais no fim do dia no oeste e centro-sul gaúchos. Esses dois sistemas se fundem formando um intenso sistema frontal, que ao longo da noite e madrugada distribui a chuva para todo o estado gaúcho e oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Na manhã de quinta-feira (14), a frente fria se encontra mais deslocada para norte e, no extremo oeste gaúcho e nas regiões de fronteira com o Uruguai, o dia começa com tempo mais firme e sensação de frio. Já da metade norte do Rio Grande do Sul até o sul e oeste do Paraná, o tempo fica instável com previsão de bastante chuva.

No decorrer do dia, com o avanço do sistema a chuva diminui, juntamente com a nebulosidade, no estado gaúcho e chove fraco somente nas áreas mais ao norte. As temperaturas diminuem e a mínima ocorre no fim do dia. Já nos demais estados da Região Sul o tempo se mantém instável com redução gradativa da intensidade da chuva.

Previsão para sexta-feira e tendência para o fim de semana

Na sexta-feira (16), uma massa de ar mais fria passa a atuar em boa parte da Região Sul, provocando diminuição das temperaturas e mínimas de 16°C em Porto Alegre e de 10°C nas áreas de serra. A partir da tarde, instabilidades ainda se formam do norte do Rio Grande do Sul até o Paraná, provocando pancadas de chuva isoladas.

Em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, a frente fria deixa o tempo nublado com previsão de chuva a qualquer hora do dia e temperaturas amenas. As mínimas ocorrem no fim do dia.

No fim de semana as temperaturas voltam a subir no Sul e a chuva retorna para o estado gaúcho tanto no sábado (17) em forma de pancadas isoladas quanto no fim do domingo (18) com uma nova frente fria. No Sudeste tempo instável no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Publicidade