Chuvas podem causar transtornos no Nordeste

Até o fim da semana o litoral nordestino pode receber a quantidade de chuva esperada para o mês de Fevereiro. Enquanto isso na Região Sul, o tempo fica mais seco e as temperaturas diminuem.

As chuvas aumentam no litoral do Nordeste.

As chuvas aumentam no litoral do Nordeste nos próximos dias. Os ventos que sopram do oceano em direção ao continente contribuem para a formação de nuvens carregadas entre o Alagoas e o Rio Grande do Norte. A previsão é de chuva ao longo do dia, alternando com períodos de melhoria até o fim da semana. Alertas para as regiões urbanas, principalmente as capitais Maceió, Recife, João Pessoa e Natal, que podem ter problemas com os volumes de chuva de até 150 mm.

O verão é uma estação de poucas chuvas no litoral leste do nordeste, com acumulados entre 100 e 200 mm. O mês de Fevereiro passa a chover mais que os meses de Dezembro e Janeiro, porém os acumulados são baixos e ficam entre 80 e 140 mm. Portanto, a chuva dos próximos dias pode superar a quantidade esperada em média para o mês de Fevereiro.

No litoral norte do Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua atuante e ao sul da sua posição climatológica. A previsão para essa região é muito semelhante, com ocorrendo ao longo do dia alternando com breves períodos de melhoria. No entanto, na porção entre os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte os acumulados podem chegar aos 200 mm.

Previsão do acumulado de chuva de hoje (14) até sexta-feira (16) do modelo ECMWF.

Enquanto isso na Região Sul, uma massa de mais fria que já vem atuando desde a terça-feira (13), se mantém sobre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e proporciona sensação de frio nas manhãs e noites, e sensação amena ao longo dos dias. As temperaturas mínimas dos próximos dias podem ficar abaixo dos 10°C nas regiões serranas.

Em relação à chuva não há grandes destaques. O sol aparece entre nuvens em boa parte da Região, com previsão de chuva fraca nas áreas mais ao leste. Somente no Paraná que as chuvas se mantêm com maior intensidade devido à atuação de um sistema frontal.

Já no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, esse mesmo sistema, deixa o tempo nublado e chuvoso. Os acumulados previstos podem chegar aos 200 mm entre o litoral norte paulista e o sul do Rio de Janeiro até a sexta-feira (16). Portanto atenção nas estradas, além da pista molhada a visibilidade pode ficar reduzida.