Alerta de chuva forte na Região Sudeste neste fim de semana

Ao longo dessa sexta-feira (23) e fim de semana o tempo se mantém instável na metade norte do país trazendo chuvas volumosas para os estados MG, RJ e ES. 

Tiago Robles Tiago Robles 23 Fev. 2018 - 07:12 UTC

Alerta de chuva forte na faixa litorânea do norte de São Paulo ao Espírito Santo.

Uma frente fria próximo a costa do Rio de Janeiro vem persistindo sobre o estado desde o meio da semana, contribuindo para a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Ao longo dessa sexta-feira (23) o sistema frontal se mantém na altura do Rio de Janeiro provocando chuva a qualquer hora do dia do litoral norte paulista ao sul do Espírito Santo. Há potencial para chuva forte nessas regiões, principalmente na parte da tarde.

Nas demais áreas da região, chove forte apenas no estado de Minas Gerais, com risco para alagamentos e descargas elétricas. Em São Paulo ocorre chuva fraca apenas na faixa leste devido a ventos que sopram do oceano em direção a costa.

Acumulado de chuva da sexta-feira (23) até o domingo (25) segundo o modelo ECMWF.

No fim de semana, o sistema frontal avança mais para o norte e se afasta em direção ao oceano, deixando o sábado (24) e o domingo (25) com bastante nebulosidade sobre o estado do Espírito Santo, e norte do Rio de Janeiro e de Mina Gerais. Há previsão de pancadas de chuva para essas áreas, principalmente para o estado capixaba, onde são esperados volumes elevados.

Nos estados pertencentes ao cone sul, o tempo fica firme com maior concentração de nebulosidade no leste de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Há potencial para chuva fraca na parte da tarde do fim de semana nessas localidades. No Rio Grande do Sul a nebulosidade aumenta no domingo (25) em decorrência de uma condição mais instável nos níveis mais altas da atmosfera, o que proporciona pancadas de chuva isoladas no centro-sul do estado.

Tendência para a próxima semana

Na próxima semana a tendência é que as chuvas ocorram mais no Centro-Sul do país, trazendo alívio ao Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, o tempo se mantém instável com pancadas de chuva mais isoladas na parte da tarde e noite. Tempo mais firme do norte de Minas Gerais até o interior do Nordeste.

Publicidade