Alerta de chuva forte no litoral do Sudeste

Nos próximos dias a tendência é de tempo mais firme na Região Sul e de chuvas concentradas na metade norte do país. Alerta de temporais no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Alerta de chuva forte nos próximos dias no litoral de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.


Uma área de baixa pressão que se formou na Região Sul ontem (22) avançou em direção ao Sudeste ao longo dessa noite, contribuindo para a intensificação das instabilidades na Região Sudeste. No decorrer desta quarta-feira, o tempo fica nublado e com chuva a qualquer hora da metade norte de São Paulo até o norte de Minas Gerais. Alerta de chuva para a faixa que vai do litoral norte de São Paulo até o norte do estado do Rio de Janeiro.

Na porção do cone sul que vai do sul do Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul, o predomínio é de tempo firme. No leste e sul do estado gaúcho há previsão ainda de pancadas de chuva forte na parte da tarde. Na faixa leste de Santa Catarina e do Paraná a chuva ocorre mais a noite e de moderada intensidade.

Acumulado de chuva da quarta-feira (21) até a sexta-feira (23) segundo o modelo ECMWF.

Na quinta-feira (22) as chuvas se mantêm no Centro-Norte do país. O dia fica bastante nublado na porção central do país, com chuva ocorrendo a qualquer hora do dia na faixa que vai do Rio de Janeiro até o oeste da Região Norte. Mais ao sul do país ventos a incursão de uma massa de ar mais fria e seca mantém o tempo firme e com temperaturas mais baixas na madrugada. Ainda há previsão de chuva fraca no leste da Região Sul.

Na sexta-feira (23) a umidade se concentra mais para o norte. As chuvas no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro diminuem bastante, mas ainda há potencial para pancadas no início do dia. No Espírito Santo alerta de chuva moderada a forte a partir da tarde. Na Região Sul o tempo segue firme e ensolarado, com maior concentração de nuvens na faixa leste, devido aos ventos que sopram do oceano em direção a costa.