Como fica o tempo no fim de semana em todo o Brasil

Neste fim de semana as chuvas diminuem no Rio de Janeiro e no litoral paulista. No Nordeste há alertas de chuva volumosa. No Sul do país a massa de ar frio perde força e a chance de chuva aumenta.

Previsão de tempo instável em boa parte do país.

Nesta sexta-feira (16) o sistema frontal que contribui para a chuva volumosa no Rio de Janeiro, se afasta em direção ao oceano diminuindo o potencial de chuva forte em todo o litoral paulista e do Rio de Janeiro. Mesmo assim, instabilidades ainda se formam e são esperadas chuvas mais fracas ao longo do fim de semana, porém ainda podem ocorrer de forma moderada, principalmente no litoral norte de São Paulo. Para as demais localidades do Sudeste, o sol aparece entre nuvens e chove em forma de pancadas na parte da tarde em todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e triângulo mineiro.

No Centro-Oeste as chuvas mais volumosas se concentram nas áreas de fronteira com o Paraguai e Bolívia, com volumes de até 100 mm nos próximos 3 dias. O estado do Mato Grosso do Sul é o que registra os maiores acumulados. Nas demais localidades da Região chove de maneira mais isolada e nos períodos da tarde e noite.

Acumulado de chuva da sexta-feira (16) até o domingo (18) referente ao modelo ECMWF.

No Sul, a sexta-feira (16) é tempo firme em boa parte da Região. Previsão de chuva fraca na parte da tarde no leste de Santa Catarina e do Paraná. No interior do estado paranaense, a combinação de umidade e calor contribui para a formação de instabilidades e de pancadas de chuva mais isoladas, principalmente no oeste do estado. 

No sábado a previsão praticamente se mantém, porém há o aumento da intensidade das pancadas no oeste do Paraná e passa a chover no oeste catarinense na parte da tarde. Mas é no domingo que o tempo muda na Região. Instabilidades que se forma no Paraguai, avançam em direção em direção a fronteira ao longo do dia e no período da tarde são esperados temporais na metade oeste do Paraná e de Santa Catarina, e no norte Rio Grande do Sul.

Alertas de chuva

Com o afastamento do sistema frontal, as chuvas no litoral do Sudeste diminuem, mas ainda há potencial de chuva fraca a moderada, o que mantém o alerta, principalmente para as regiões serranas. Já no Nordeste, a combinação da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) com os ventos mais intensos de leste, contribuem para volumes elevados nos próximos dias. 

Da faixa leste que vai de Recife até o sul do estado do Rio Grande do Norte, são esperados em torno de 100 mm até o domingo (18). Entre Natal e Fortaleza os acumulados podem chegar aos 200 mm. Nas regiões mais para o interior dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, chove forte e há potencial para a ocorrência de descargas elétricas.