StoreWindows10

Chuvas retornam ao RS e temperaturas se elevam no restante do Brasil

Nos próximos dias o padrão das chuvas passa a mudar. A umidade se concentra mais na Região Sul e as esperadas chuvas para o estado gaúcho retornam, dando um alívio ao calorão. Para o restante do país as chuvas passam a ocorrer de forma mais isolada e há elevação das temperaturas.

Tiago Robles Tiago Robles 11 Jan. 2018 - 12:24 UTC
Retorno das chuvas ao Rio Grande do Sul

Na tarde desta quinta-feira (11) as instabilidades ganham força e passa a chover em forma de pancadas em todo o estado de Santa Catarina, na metade sul do Paraná e no litoral norte gaúcho. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul a previsão é de pancadas isoladas somente no norte. Essa condição contribui para a manutenção da sensação de calor em todo o estado. Nas Regiões litorâneas fica o alerta para a ocorrência de descargas elétricas.

Há previsão também de pancadas isoladas em todo o Centro-Oeste e Norte do país. No Sudeste as chuvas só ocorrem no estado de São Paulo, sul e oeste de Minas Gerais. Essa condição é bastante favorável para quem ainda está passando as férias no litoral de todo o Sudeste.

O tempo se mantém assim até o domingo, firme ao longo do dia e com previsão de pancadas de chuva mais na parte da tarde. No Centro-Oeste e Norte as chuvas passam ocorrer de forma mais isolada, o que contribui para o aumento da temperatura e sensação de abafamento.

Previsão de chuva do modelo GFS para os dia 11, 12, 13 e 14 de Janeiro

A boa notícia fica para os gaúchos. Um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma na Argentina ao longo da madruga de domingo, avança em direção ao Rio Grande do Sul, provocando chuvas a partir da tarde, com exceção para o nordeste do estado.

Mas é na segunda-feira que as chuvas se tornam mais abrangente. A semana começa com tempo nublado e chuva em todo o território gaúcho, o que contribuí para o alívio do calarão. Os maiores acumulados são esperados para o norte, oeste e centro-sul do estado. À noite o tempo volta a ficar firme no oeste e sul. No restante da Região Sul, dia instável no oeste de SC e do PR, com previsão de pancadas de chuva isoladas para as demais áreas.

No restante do país, a concentração de umidade na Região Sul, vai representar a diminuição da abrangência das chuvas e aumento das temperaturas, principalmente na porção mais central do país. Já no litoral norte do Nordeste passa a chover de modo mais persistente, com pequenos períodos de tempo firme, e na faixa leste da Região, também chove, mas os volumes são menores e o sol aparece com mais facilidade.

Publicidade