Fim de semana com ZCAS e muita chuva em boa parte do Brasil

Fortes áreas de instabilidade persistem ao longo desse fim de semana nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Já no Sul as temperaturas entram em elevação e faz bastante calor.

ZCAS provoca temporais em boa parte do país e na Região Sul as temperaturas entram em elevação.

Nesta sexta-feira (09) um ciclone no oceano contribui para a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), mantendo o tempo instável em boa parte do país. No decorrer do dia bastante nebulosidade e chuva para os estados do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A chuva mais forte ocorre na parte da tarde deixando em alerta essas localidades.

Atenção especial para as localidades mais costeiras do norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia, onde a chuva de moderada a forte intensidade se mantém ao longo do dia podendo acumular valores em torno dos 100 mm, com potencial para alagamentos.

Acumulado de chuva para a sexta-feira segundo o modelo ECMWF.

No Cone-Sul o tempo fica mais firme com sol aparecendo durante boa parte do dia. Mais para o fim da manhã instabilidades que se formaram no Paraguai, avançam em direção ao Brasil e provocam pancadas de chuva isoladas em todo o Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, Paraná, norte e oeste de Santa Catarina.

Em decorrência da circulação de ventos que  transportam umidade do oceano para o costa, a faixa que vai de Florianópolis até o sul do Rio de Janeiro, fica com o tempo mais nublado e chuva de fraca a moderada intensidade ocorrendo a partir da tarde. No litoral paulista as chuvas ocorrem com maior intensidade. No Rio Grande do Sul, o predomínio é tempo firme e calor na parte da tarde.

Previsão para o fim de semana

Neste fim de semana a ZCAS se mantém atuante e provocando bastante chuva em boa parte do país. Na Região Sul o tempo começa a mudar com aumento da umidade e das temperaturas, trazendo sensação de abafamento.

No sábado (10) o dia começa com bastante nebulosidade e chuva no Centro-Oeste, Norte, Sudeste, oeste do Nordeste e parte da Região Sul. Os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, chove de maneira fraca e bastante pontual, o que permite o aparecimento do sol. Já no litoral desses estados a concentração de nuvens é mais elevada, com chuva fraca a moderada pela manhã e redução a partir da tarde.

No restante do país o período da tarde é de bastante chuva e trovoadas. Todo o Centro-Norte fica em alerta para temporais, principalmente os estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Pará, Espírito Santo e sul da Bahia.

Acumulado de chuva da sexta-feira até o domingo segundo o modelo ECMWF.

No domingo (11), a ZCAS começa a perder intensidade, mas ainda segue atuante provocando bastante chuva em Goiás Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Essa chuva ocorre ao longo do dia, com maior intensidade na parte da tarde, mantendo o alerta para essas áreas.

No entanto o destaque fica para a mudança do tempo na Região Sul. Uma frente fria que se forma no Uruguai, avança em direção ao estado gaúcho, provocando aumento da temperatura em toda a Região. Essa condição intensifica as chuvas na parte da tarde no Paraná e em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul a sensação é de abafamento e previsão de ventos forte e chuva no fim do dia na metade sul do estado.