O início de 2022 vem sendo marcado por chuvas em boa parte do país, inclusive na Região Sul. Será que em fevereiro haverá a continuidade desse padrão? Mesmo com o La Niña há chances de a Região Sul receber boas chuvas? Saiba aqui.
O início de 2022 vem sendo marcado por chuvas em boa parte do país, inclusive na Região Sul. Será que em fevereiro haverá a continuidade desse padrão? Mesmo com o La Niña há chances de a Região Sul receber boas chuvas? Saiba aqui.
Um fim de semana de muita chuva e trágico no estado de São Paulo. Chuvas de mais de 150 mm em 24 horas atingiram o interior paulista neste domingo provocando transbordamentos de rios e deslizamentos. Até o momento, 19 mortos.
A atuação de uma frente fria e a formação de uma baixa pressão contribuem para o tempo instável em parte das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Os maiores volumes e potencial para transtornos estão entre o Paraná e o estado de São Paulo.
Muito se tem falado da mudança de padrão e do alívio do calorão, no entanto, pelo menos para o Rio Grande do Sul, não será duradouro, e o calor intenso retorna ao estado, com localidades que apontam para máximas próximas dos 40°C! Confira aqui a tendência.
A quebra do bloqueio representa uma mudança de padrão nos próximos dias e será caracterizada pelo aumento expressivo das chuvas nas regiões Sul e Centro-Oeste, além da queda das temperaturas. Confira a seguir os detalhes.
Bloqueio atmosférico continua atuante nos próximos e a combinação de umidade com temperaturas elevadas mantém o potencial para tempestades em boa parte do Centro-Sul.
A quebra do bloqueio atmosférico traz expectativas do retorno das chuvas para o centro-sul do país e arrefecimento das temperaturas. Quando deve ocorrer essa mudança? Há expectativa de chuvas volumosas no Sul?
Já nesta semana uma quebra do padrão de distribuição das chuvas será observado, com uma trégua de precipitação constante sobre boa parte do país. No entanto, chuvas intensas devem ocorrer nos extremos norte e sul.
Uma excepcional e pouco comum onda de calor irá atingir o cone sul da América do Sul, com máximas passando facilmente dos 40°C em parte da Região Sul. No entanto, nos dias seguintes chega às regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Mais chuva nas regiões Sudeste e Centro-Oeste! Nos próximos dias a Zona de Convergência do Atlântico Sul mantém o tempo instável e a precipitação constante em parte das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
Nos próximos dias o canal de umidade se organiza melhor sobre o centro-leste do país, proporcionando chuvas mais abrangentes no Sudeste. Além disso, uma massa de ar mais frio contribui para um período de alívio do calor em parte do Sul e também do Sudeste.
Neste mês de janeiro, mesmo sob influência do fenômeno La Niña, será observado uma mudança na distribuição da precipitação, o que traz esperança para a Região Sul. Saiba também o que é esperado para o restante do país.
O que tudo indica é que a primeira semana de janeiro deve manter o tempo instável em boa parte do país, com formação de ZCAS próximo da sua posição climatológica e com a atuação de um ciclone subtropical. Confira aqui a tendência.
O canal de umidade passa a atuar mais para o sul e os volumes mais elevados se concentram em boa parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Confira os destaques e alertas para os próximos dias.
Os últimos dias de 2021 prometem ser muito quente em parte do centro-sul do país, especialmente nos estados do Sul e no Mato Grosso do Sul, onde as máximas podem ficar em torno dos 40°C.
Confira a atualização da previsão do Natal para o Brasil! Nos próximos dias teremos regiões com temperaturas amenas, com muito calor e alerta de chuvas volumosas.
O processo de formação de um ciclone extratropical e sua frente fria traz de volta o risco de tempestade para parte das regiões Sul e Sudeste. Confira os detalhes.
A partir do próximo fim de semana há a previsão de retorno da precipitação extrema no centro-norte do país com elevado potencial para transtornos, principalmente na Região Nordeste. Confira a tendência é a razão do retorno das chuvas.
Mudança de padrão proporciona o retorno das chuvas para o Brasil Central contemplando toda a Região Centro-Oeste e boa parte do Sudeste. Há potencial de volumes elevados e para a ocorrência de temporais. Chuvas também atingem a Região Sul. Confira a previsão.
Neste fim de semana o calor volta a ser destaque na faixa leste das regiões Sul e Sudeste no fim de semana. Além disso, pancadas voltam a ocorrer em todo o Centro-Oeste e as chuvas diminuem no Nordeste. Confira os detalhes.