Fim de semana com ZCAS: dias chuvosos do Norte ao Sudeste

Mais chuva nas regiões Sudeste e Centro-Oeste! Nos próximos dias a Zona de Convergência do Atlântico Sul mantém o tempo instável e a precipitação constante em parte das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

ZCAS
ZCAS e muita, mas muita chuvas no Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Além disso, o sul da Bahia possuem alertas de chuvas intensas.

Mais uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se formou nesta semana proporcionando um início de janeiro chuvoso sobre boa parte do país, principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Não será diferente no próximo fim de semana! A ZCAS continua atuando e os maiores volumes são esperados para os estados de Goiás, de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Confira aqui os alertas e destaques.

Alertas e destaques para a sexta-feira

Sexta-feira (09) de tempo nublado e chuvoso em boa parte do Sudeste. Pela manhã, chuvas de fraca a moderada intensidade no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Já no estado de Minas Gerais, a precipitação ocorre com maior intensidade e com potencial para transtornos. No Centro-Oeste e na Região Norte, chove de forma mais isolada, com núcleos intensos ocorrendo entre Goiás e o Mato Grosso e no oeste e noroeste do Pará.

ZCAS
ZCAS e muita, mas muita chuvas no Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Além disso, o sul da Bahia possuem alertas de chuvas intensas.

No período da tarde, a chuva se espalha por boa parte do país e praticamente todo o Centro-Oeste e Sudeste, com exceção do centro-sul paulista, oeste do Mato Grosso do Sul e sudoeste do Mato Grosso. Chuvas de moderada a forte intensidade no norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no centro-sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no norte do Espírito Santo e de Goiás, onde há potencial para transtornos. Além dessas áreas, o sul e oeste da Bahia e o Tocantins, possuem alerta para tempestades.

Alertas e destaques para o fim de semana

No sábado (08), o tempo instável continua, bem como as chuvas, que acontecem com maior intensidade. Pela manhã, alerta de chuva forte na porção central e leste do estado de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, no norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo, no centro-norte de Goiás, no norte do Mato Grosso, no estado do Tocantins, no oeste e noroeste do Pará e no centro-leste do Amazonas. No norte e leste paulistas, chuva mais isolada ocorrendo de fraca a moderada intensidade.

Os acumulados podem superar facilmente os 120 mm até o domingo em Minas Gerais, no Espírito Santo e em Goiás, resultando em elevado potencial para transtornos.

No período da tarde, o potencial para transtornos continua, principalmente no território mineiro e capixaba, com acréscimo de chuvas intensas ocorrendo no norte e leste de São Paulo, no sul de Goiás e também no sul da Bahia.

Um domingo (09) ainda com presença da ZCAS. As chuvas diminuem em boa parte do Centro-Oeste, mas se mantêm intensas no estado de Goiás ao longo de todo o dia. Essa mesma condição é observada no Sudeste nos estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Em São Paulo, no norte e leste, há potencial para transtornos, porém as tempestades e chuvas intensas ocorrem a partir de meados da tarde. Além dessas, áreas, mais um dia com risco para o sul e oeste da Bahia e estado do Tocantins.