1ª semana de 2022 com possibilidade de ZCAS e de ciclone subtropical

O que tudo indica é que a primeira semana de janeiro deve manter o tempo instável em boa parte do país, com formação de ZCAS próximo da sua posição climatológica e com a atuação de um ciclone subtropical. Confira aqui a tendência.

ZCAS; ciclone subtropical
Primeira semana de 2022 promete ser chuvosa com formação de ZCAS e atuação de um ciclone subtropical.

Os últimos dias de dezembro apresentaram uma pequena mudança de padrão através do deslocamento a convergência de umidade mais para o sul, dando uma trégua nas chuvas intensas entre o sul da Bahia, o norte de Minas Gerais e o Espírito Santo.

Por outro lado, esse deslocamento proporcionou eventos de precipitação volumosos em outras regiões mineiras e no Centro-Oeste, bem como tempestades pontuais na Região Sul que vieram acompanhadas de granizo.

A mudança foi impulsionada pela Oscilação Antártica (AAO), um fator climático que é bastante influente em 7 a 15 dias, que vem apresentando uma tendência negativa com previsão deste comportamento até o início de janeiro. Isso acaba por proporcionar uma intensificação do Jato em Altos Níveis Subtropical e, consequentemente, favorecendo o aumento das chuvas na porção centro-sul. Como a AAO, ainda atua em valores positivos a banda de umidade acaba por atuar mais sobre o Sudeste.

Em vista disso, essa influência deve se manter na próxima semana com chuvas ocorrendo tanto no Sudeste e Centro-Oeste quanto na Região Sul. Vejamos a seguir a última atualização do modelo ECMWF para 46 dias e a possibilidade da formação de um ciclone subtropical.

Anomalia de precipitação do modelo ECMWF

A última atualização do modelo ECMWF divulgada no último dia 30 de dezembro, manteve o canal de umidade para a primeira semana de 2022, o que está representado pelas anomalias positivas de precipitação (manchas verdes) para o período de 03 a 10 de janeiro, que, ao olharmos com atenção, é muito semelhante a distribuição de um evento de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

zcas, janeiro
Anomalia de precipitação para o período 03 a 10 de janeiro, segundo o modelo ECMWF.

E de fato, pode ser um evento de ZCAS uma vez que teremos em altos níveis da atmosfera a Alta da Bolívia e o Vórtice Ciclônico do Nordeste e nos níveis mais baixos um cavado ajudando a sustentar a banda de umidade no sentido Norte-Sudeste. Além disso, por volta dos dias 06 e 07, um ciclone subtropical pode contribuir para a manutenção das ZCAS.

O ciclone subtropical

Já sabemos da manutenção do cenário chuvoso para a próxima semana com possibilidade de ZCAS. E o ciclone? Bom, sabemos também que a previsão de mais de uma semana para um sistema subtropical está sujeita a muitas alterações, no entanto, as projeções podem “errar” à estrutura (tipo) do sistema, mas a distribuição da precipitação (não o volume) é muito difícil de sofrer grandes alterações.

De qualquer forma, trata-se de um evento interessante. Segundo a projeção do modelo GFS, o sistema nasce na quinta-feira (06) com características mais próximas de um ciclone extratropical, com seu núcleo mais frio e profundo e também coincidente com o seu local mais para o sul. Evoluindo ao longo da sexta-feira (07) para um ciclone subtropical, com seu núcleo mais quente, simétrico e raso, sendo esta última característica coerente com o período do ano, quando os sistemas subtropicais não são tão intensos.

Além de o sistema contribuir para a manutenção da ZCAS, pode favorecer a ocorrência de chuvas no norte e leste da Região Sul com potencial para tempestades e precipitação volumosa em Santa Catarina e no Paraná. No momento, trata-se de uma tendência que possui sim uma coerência, no entanto, a questão são os detalhes do cenário projetado.