Muito calor à frente e máximas em torno de 40°C em parte do centro-sul

Os últimos dias de 2021 prometem ser muito quente em parte do centro-sul do país, especialmente nos estados do Sul e no Mato Grosso do Sul, onde as máximas podem ficar em torno dos 40°C.

onda de calor
Calor se intensifica na próxima semana e as máximas podem chegar aos 40°C em parte do Centro-Oeste e do Sul.

Apesar da diminuição das temperaturas em parte do leste da Região Sul, mas principalmente no leste do Sudeste, o calor ainda é presente no interior dessas regiões e no Brasil Central. As mínimas ficaram em torno dos 15°C e 16°C nas áreas mais ao leste e as máximas estão ficando acima dos 35°C no extremo oeste da Região Sul e no Mato Grosso do Sul.

Na última semana do ano, principalmente nos últimos dias de 2021, as temperaturas devem subir muito no centro-sul do país com máximas podendo atuar em patamares acima dos 40°C. Isso sem falar nas condições previstas para o norte da Argentina e para o Paraguai, onde as temperaturas podem atingir os 50°C.

Oscilação Antártica (AAO) ou Modo Anular Sul (SAM)

Além da influência do fenômeno La Niña, que contribui para um padrão médio de irregularidade de chuvas na Região Sul, a Oscilação Antártica (AAO) ou Modo Anular Sul (SAM) é o fator influente no curto prazo e o responsável pelo padrão mais seco e quente que será observado na última semana.

SAM; AAO; climate factor
A tendência positiva registrada nos últimos dias do SAM é o que justifica ou influencia o cenário mais quente e seco neste final de ano.

Tendo em vista que a tendência negativa que proporcionou o aumento das chuvas entre as regiões Sul e Sudeste, bem como a incursão de uma massa de frio de forma mais oceânica, a tendência positiva que está sendo observada nos últimos dias favorece a condição mais seca e quente no centro-sul e principalmente no Cone Sul da América do Sul.

Anomalia de temperatura e máximas da semana

Antes de apresentar os mapas é importante ressaltar que se trata de uma tendência, ou seja, o evento de calor irá acontecer, no entanto, a intensidade e os valores exatos podem sofrer alterações nos próximos dias.

O modelo ECMWF de até 46 dias prevê anomalias positivas de até 6°C na temperatura média da próxima semana no sul do Mato Grosso do Sul, no oeste dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, oeste, noroeste e norte do Paraná. Nas demais áreas do interior da Região Sul, do estado do Mato Grosso do Sul e no centro-oeste de São Paulo, as anomalias são de até 3°C.

Com já sabemos, o calor já é destaque no interior do centro-sul e as projeções do modelo ECMWF apontam para um novo período quente que será mais intenso e abrangente. Mas qual a intensidade de fato?

Isso é melhor apresentado pelo modelo ECMWF de curto prazo através das máximas da próxima semana que devem atingir valores máximos no Mato Grosso do Sul e no Paraná até meados da semana. No Rio Grande do Sul, o calor mais intenso ocorre na quinta-feira e na sexta-feira. As máximas podem chegar aos 40°C e no extremo sudoeste do Mato Grosso do Sul, acima deste valor.

O Interessante de se observar também são os valores previstos para o norte da Argentina e o Paraguai, onde as máximas atingem valores próximos dos 50°C.