Chuvas abrangentes e volumosas voltam a ocorrer em boa parte do país

A quebra do bloqueio representa uma mudança de padrão nos próximos dias e será caracterizada pelo aumento expressivo das chuvas nas regiões Sul e Centro-Oeste, além da queda das temperaturas. Confira a seguir os detalhes.

chuvas, tempestades
Mudança de padrão e muita chuvas voltando a ocorrer na Região Sul e em boa parte do país.

Após quase 15 dias de chuvas muito irregulares e temperaturas extremamente elevadas, que chegam a figurar entre as mais altas no período de 100 anos no estado do Rio Grande do Sul.

Já no início desta semana um aumento da umidade já pôde ser observado em boa parte do país com pancadas atingindo boa parte das Regiões Norte e Nordeste, oeste do Centro-Oeste e na Região Sul.

Nos próximos dias, as instabilidades começam a se organizar melhor e a precipitação passa a ser mais abrangente e volumosa. Confira os detalhes a seguir.

Alertas e destaques até o fim da semana

A quarta-feira (26) inicia com chuvas de moderada a forte intensidade atingindo o leste do Nordeste, principalmente do estado da Bahia e parte norte do Centro-Oeste. Na Região Norte núcleos intensos também ocorrem no norte do Amazonas. Já no restante do Sudeste e na Região Sul, uma manhã quente e ensolarada.

Por volta do fim da manhã e início da tarde, uma frente fria que estava sobre o Uruguai começa a avançar e contribui para uma mudança nas condições do tempo no estado do Rio Grande do Sul. Há alerta de tempestades na região de fronteira no sul e no oeste do estado e de pancadas isoladas no norte, nordeste e leste.

No decorrer do período, uma região de cavado, que se trata de uma extensão de uma baixa entre o Paraguai e a Argentina, ajuda a desenvolver e espalhar as instabilidades pela Região Sul. Assim, até o fim do período, tempestades e chuvas intensas deixam em alerta em todas as regiões do Rio Grande do Sul, o meio-oeste e sul de Santa Catarina, sul, oeste e noroeste do Paraná.

No restante do país, também há alertas de tempestades pontuais por todo o Centro-Oeste, Região Norte e Nordeste. Já no Sudeste, o padrão segue mais irregular, mas há potencial de chuvas intensas no centro-norte de Minas Gerais. Pancadas isoladas ocorrem no norte e centro-leste de São Paulo.

As chuvas são mais duradouras, abrangentes e intensas, principalmente nos estados de Santa Catarina do Paraná, com volumes que podem superar facilmente os 150 mm nas próximas 72 horas.

Quinta-feira (27), de avanço da frente fria que inicia já na madrugada provocando chuva forte, com potencial tempestivo na metade sul e leste do Rio Grande do Sul e a partir do meio da manhã na metade norte do estado, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre. O mesmo sistema frontal favorece a ocorrência de chuvas intensas também em todo o estado de Santa Catarina e do Paraná e no centro-sul e oeste do Mato Grosso do Sul.

No período da tarde, a frente fria mantém o tempo instável e as chuvas de moderada a forte intensidade entre o norte e leste do Rio Grande do Sul até o estado do Mato Grosso do Sul, com maiores volumes no nordeste gaúcho, leste catarinense e sul mato-grossense-do-sul.

alerta chuvas volumosas
Chuvas volumosas a partir da tarde de quinta-feira (27) deixa em alerta toda a faixa leste de Santa Catarina e do Paraná, onde devem ser registrados os maiores volumes nos próximos dias.

No restante do país, há alerta de tempestade para toda a Região Norte, para o Mato Grosso, centro-norte de Goiás, oeste e norte da Região Nordeste. Já à Região Sudeste, tempo firme e muito quente, com previsão de pancadas isoladas somente no extremo oeste e norte de Minas Gerais.

Na sexta-feira (28), mais um dia de muita chuva na Região Sul. Devido à atuação da frente fria o tempo fica bastante chuvoso sobre os estados de Santa Catarina e do Paraná. No Rio Grande do Sul, devido à atuação da massa de ar frio, o tempo fica firme com chuvas pela manhã somente no norte do estado. No Mato Grosso do Sul, o tempo também fica chuvoso, com um padrão isolado pela manhã e intenso e abrangente a partir do início da tarde.

Na Região Sudeste, a frente fria passa a atuar já no fim da manhã no sul de São Paulo, onde há previsão de chuvas volumosas. A presença do sistema ao longo do dia, contribui para a formação de instabilidades na faixa leste do estado e no Rio de Janeiro, deixando em alerta para tempestades, que também podem ocorrer no sul de Minas Gerais.

Restante do Centro-Oeste, com pancadas isoladas e maior potencial para tempestade no oeste e sul do Mato Grosso. Já na região Norte e Nordeste, sem grandes mudanças.