Temperaturas amenas, calor e muita chuva na véspera e no Natal

Confira a atualização da previsão do Natal para o Brasil! Nos próximos dias teremos regiões com temperaturas amenas, com muito calor e alerta de chuvas volumosas.

Previsão Natal
Nos próximos dias há chuvas volumosas, tempo firme e quente e céu nublado com temperaturas mais amenas. Confira os destaque para a véspera e o Natal.

Como já anunciado pela meteorologista Amanda Souza, há alerta máximo de precipitação para os próximos dias para o Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. No entanto, há outras áreas do centro-norte que passaram a mostrar um maior potencial para volumes elevados.

Além das chuvas, o calor e o alívio do mesmo também é destaque para parte das regiões Sul e Sudeste. Confira os detalhes a seguir.

Alerta de chuvas volumosas e potencial elevado para transtornos

Chuvas já vem ocorrendo no centro-norte do país, principalmente no Nordeste com volume nas últimas 24 horas que passam de 50 mm no interior da Bahia e do Piauí. Em outras áreas nordestinas, os acumulados ficaram entre 20 e 30 mm. Volumes estes que também foram observados no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Em virtude do avanço de uma frente fria pelo Sudeste, a organização da umidade melhora sobre a Região, o Centro-oeste e o Nordeste. Assim, já nesta quinta-feira (23), durante a tarde e noite há alerta de chuvas intensas no Espírito Santo, centro-leste, norte e sul da Bahia, em Minas Gerais, no norte de São Paulo, no centro-sul de Goiás e no Mato Grosso. No Mato Grosso do Sul, oeste paulista e região do MATOPIBA, há potencial para tempestades isoladas.

Nos próximos dias até o Natal, os volumes podem chegar, novamente, aos 300 mm no sul da Bahia.

Na sexta-feira (24), véspera de Natal, a frente fria se encontra mais avançada e atuando na altura do sul da Bahia. Assim, o dia fica nublado e chuvoso em todo o território baiano, interior do Nordeste, norte de Minas Gerais, no Espírito Santo, em Goiás e no Mato Grosso.

Há alerta de elevados volumes já de madrugada no leste e sul baiano, com diminuição da intensidade das chuvas ao longo da manhã e retorno da precipitação intensa a partir de meados da tarde, que deixam em alerta também o norte mineiro e capixaba e os estados de Pernambuco e de Sergipe.

No Natal, o sistema frontal se desloca mais para norte e se mantém sobre o Nordeste e as chuvas continuam a proporcionar condições de transtorno no estado da Bahia, em Tocantins, no norte de Goiás e no nordeste do Mato Grosso. Os maiores volumes estão previstos para o sul da Bahia e a partir de meados da tarde, a tempestade pode atingir o norte da Bahia, Sergipe e Pernambuco.

Tempo nublado e com temperaturas mais agradáveis

Uma parte das regiões Sul e Sudeste não sofrerão com eventos extremos, nem de temperatura e nem de precipitação. Devido ao avanço da frente fria até o Nordeste, uma massa de ar frio se desloca juntamente e atua mais no oceano, favorecendo o transporte de umidade e de um ar mais frio desde o litoral norte do Rio Grande do Sul até o sul do Espírito Santo.

Em ambos os dias, véspera e Natal, o tempo fica mais nublado, com sol aparecendo entre nuvens ao longo do dia, baixa chance de chuva e temperaturas mais amenas, chegando no máximo aos 26°C no leste de Santa Catarina. A exceção fica para o sul catarinense, onde, em Criciúma, as máximas chegam aos 28°C.

Previsão de chuva fraca ou até mesmo chuvisco na manhã do dia 24 no norte de Santa Catarina, no leste do Paraná, na faixa leste de São Paulo, incluindo a região metropolitana da capital e no Rio de Janeiro. Por volta do fim do dia, há previsão de pancadas isoladas entre o litoral norte paulista e o sul fluminense. No dia 25, previsão de pancadas isoladas somente por volta do fim da tarde no interior de Santa Catarina e no sul do Paraná.

Sol e muito calor

No Rio Grande do Sul, interior das demais áreas da Região Sul, interior paulista, sul e Triângulo Mineiro e no Mato Grosso do Sul, além das previsão de chuvas isoladas em algumas áreas já comentadas anteriormente, o predomínio de tempo firme, ensolarado e com temperaturas acima dos 30°C, podendo chegar aos 35°C no oeste e noroeste do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul tanto na véspera quanto no Natal.