Verão: na virada do mês o calor intenso retorna ao Rio Grande do Sul

Muito se tem falado da mudança de padrão e do alívio do calorão, no entanto, pelo menos para o Rio Grande do Sul, não será duradouro, e o calor intenso retorna ao estado, com localidades que apontam para máximas próximas dos 40°C! Confira aqui a tendência.

calor
Calor retorna ao Rio Grande do Sul e podem se registrar temperaturas próximas do 40°C em meados da próxima semana.

Muitos estão ansiosos pelo fim definitivo do bloqueio atmosférico e para o alívio do calor, além da expectativa das chuvas. No entanto, nem tudo são flores e não podemos nos esquecer de que estamos no verão! Então mais dias de calor serão registrados e intercalados com períodos mais frescos, como é o caso do Rio Grande do Sul na próxima semana.

Já se sabe que uma frente fria irá avançar nos próximos dias pelo Sul, proporcionando chuva em boa parte da Região. Com esse avanço, uma massa de ar frio contribui para a queda das temperaturas e para a sensação agradável.

Como se trata de uma alta pressão (circulação anti-horária) devido ao seu deslocamento para o oceano, os ventos passam atuar de quadrante norte. Essa condição, aliada ao tempo firme proporciona um ganho térmico considerável ao longo dos dias. É isso que será observado a partir do domingo (30) e o início da próxima semana no Rio Grande do Sul.

Calor de 40°C pode retornar ao Rio Grande do Sul

A massa de ar frio avança já iniciou o seu avanço na manhã desta quinta-feira (27), provocando ventos e sensação amena ao longo do dia em todo o Rio Grande do Sul. As máximas em boa parte do estado não passam dos 25°C, somente no oeste e parte da região central podem registrar temperaturas de até 27°C e 28°C. Pelo fato de o avanço do ar frio ocorrer ao longo do dia, as mínimas do dia serão registradas no período da noite e podem chegar até os 14°C da Serra. Em Porto Alegre, máxima de 25°C e mínima de 20°C.

Sábado (29) e domingo (30) são os dias que se registram as menores mínimas, com temperaturas no início do dia podendo chegar abaixo dos 10°C na Serra. No restante do estado, as mínimas variam entre 11°C e 18°C.

No entanto, é a partir do domingo (30) que os ventos passam a atuar de nordeste e o ganho térmico ao longo do dia é mais efetivo, com máximas chegando aos 31°C em Porto Alegre e podendo passar dos 35°C na região Central e no Oeste.

O acréscimo de temperatura continua no início da semana e, juntamente com a umidade elevada, a sensação de abafamento é bastante incômoda. Na segunda-feira (31), máximas de até 35°C na região metropolitana de Porto Alegre, de 37°C na região Central e de 38°C no Oeste. No decorrer da semana, as máximas podem voltar a atingir os 40°C de leste a oeste.

Os valores de temperatura podem sofrer alterações por ainda se tratar de uma tendência. Há a possibilidade de as máximas serem mais baixas, no entanto, o calor ainda será intenso e persistente ao longo da próxima semana.