Centro-Sul: muito calor e chuvas isoladas, mas com risco de tempestade

Bloqueio atmosférico continua atuante nos próximos e a combinação de umidade com temperaturas elevadas mantém o potencial para tempestades em boa parte do Centro-Sul.

onda de calor; tempestades
Bloqueio atmosférico continua, onda de calor e chuvas cada vez mais isoladas. No entanto, há risco de tempestades no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Dias de muito calor estão sendo registrados em boa parte do país, com destaque para a Região Sul, onde as máximas continuam a atingir valores em torno próximos de 40°C e sensação térmica mais elevada, por conta, principalmente da umidade elevada acima de 50%.

Essa condição somada à atuação de cavado, vem proporcionando eventos extremos de precipitação na porção leste da Região Sul, com destaque para o recente acontecimento em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, onde há indícios da ocorrência de uma microexplosão, também conhecido como downburst.

Nos próximos dias, as condições se mantêm muito semelhantes com temperaturas elevadas em todo o centro-sul e alerta de tempestades pontuais. Confira os detalhes nas regiões com maior potencial para transtornos.

Alertas e destaques para os próximos dias

Uma manhã de quarta-feira (19) ensolarada e quente em todo o centro-sul, com maior concentração de nuvens e ocorrência com probabilidade de chuva fraca e isolada no norte de São Paulo, na região do Triângulo Mineiro, no norte do Mato Grosso do Sul e entre o sudeste do Mato Grosso e o sul de Goiás.

No período da tarde, como nos últimos dias, instabilidades se desenvolvem e levam potencial para tempestades isoladas desde Santa Catarina até o sul do Mato Grosso. As áreas com maior potencial para eventos mais extremos são: o centro-norte do Mato Grosso do Sul, centro-norte e oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro e extremo sul de Goiás. O estado do Rio Grande do Sul, possui pouca chance de chuva.

Na quinta-feira (20), mais um dia ensolarado, mas agora com menor concentração de nuvens em boa parte do centro-sul. Previsão de chuva na primeira parte do dia, somente na porção central e oeste do Mato Grosso do Sul, onde também há potencial de precipitação de moderada à forte intensidade.

No período da tarde, não há tanto desenvolvimento de instabilidades nas regiões Sul e Sudeste. As chuvas intensas e com potencial para tempestades ficam para o Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso. No Rio Grande do Sul, pancadas isoladas ocorrem no sudeste do estado e na região metropolitana de Porto Alegre.

Na sexta-feira (21), o potencial de chuvas em boa parte do Brasil Central e do centro-sul continua baixo. Ao longo do dia o sol brilha, o calor predomina e há pouca formação de nuvens. Entre o meio da tarde e o fim do dia, pancadas muito isoladas, podendo ocorrer na forma de tempestades no Paraná, no estado de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Mato Grosso do Sul. Trata-se de um padrão bastante isolado de precipitação.