Chuvas em São Paulo: deslizamentos, transbordamentos e 19 mortos

Um fim de semana de muita chuva e trágico no estado de São Paulo. Chuvas de mais de 150 mm em 24 horas atingiram o interior paulista neste domingo provocando transbordamentos de rios e deslizamentos. Até o momento, 19 mortos.

Neste fim de semana uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deixando o tempo instável entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. É normal chuvas volumosas quando há esse tipo de formação, no entanto, neste domingo (30), a formação de uma baixa pressão próxima a costa do Sudeste potencializou a precipitação. Nada que não estava previsto. O que não se esperava era a grande quantidade de uma vez só. O que se esperava para ocorrer em 48 horas, aconteceu em 24 horas.

As estações do Inmet e os pluviômetro do Cemanden registraram volumes de 130 a 155 mm na região de Jundiaí, de Franco da Rocha, de Bauru e de Jaú, além de acumulados de 60 a 90 mm pela região metropolitana da capital paulista e também em outras localidades do interior, como na cidade de Piracicaba.

O resultado de tanta chuva: transbordamentos de rios, alagamentos, trechos de estradas levados pela água, deslizamentos de terra, desalojados e mortes. O município de Várzea Paulista, região de Jundiaí, foi palco de uma tragédia. Cinco pessoas da mesma família morreram após um desmoronamento atingir a residência. As vítimas são um casal, um bebê de um ano e duas crianças, uma de 10 e outra de 12 anos. Em Embu das Artes, na Grande São Paulo, houve três mortes após um deslizamento de terra. As vítimas também eram da mesma família.

Das regiões atingidas até o norte do estado, mais mortes foram contabilizadas até o momento por afogamento e soterramento, totalizando 19 vítimas fatais. Além disso, há 4 pessoas desaparecidas. Segundo o governador João Doria (PSDB), cerca de 500 pessoas estão desabrigadas em 11 cidades do estado. O governo do estado irá liberar 15 milhões de reais para as cidades afetadas.

As imagens refletem bem o estado caótico que eventos extremos de precipitação proporcionam tanto no aumento considerável da vazão dos rios em Piracicaba e Presidente Prudente quanto na destruição de estradas e nos fatais deslizamentos de terra.

No estado de São Paulo a previsão é de que as chuvas continuem nesta segunda-feira (31) e reduzam de intensidade no decorrer da semana, se concentrando mais na porção norte. Ainda há potencial para transtornos neste início de semana.