Estudo sugere que a salinidade dos oceanos faz com que as descargas elétricas marítimas durante tempestades sejam mais intensas do que os raios que ocorrem em terra firme.
Estudo sugere que a salinidade dos oceanos faz com que as descargas elétricas marítimas durante tempestades sejam mais intensas do que os raios que ocorrem em terra firme.
O fenômeno ocorreu no último sábado (2) e foi possível ver seu brilho mesmo durante o dia. Enquanto se desintegrava na atmosfera, o objeto causou um estrondo que assustou moradores da região.
Cientistas estudaram 270 anos de dados de ciclos solares e manchas solares, identificando padrões de comportamento do sol. Os resultados sugerem que o próximo ciclo pode ser o mais intenso já registrado. Entenda a previsão.
A previsão indica retorno das chuvas para diversas regiões do Brasil durante a virada do ano. Confira como vai ficar o tempo na sua região!
Entre ondas de calor intensas e degelo, incêndios florestais de proporções colossais e furacões incessantes, fenômenos meteorológicos quebraram todos os tipos de recordes em 2020.
O verão é o período onde há maior incidência de raios no Brasil. Esteja onde você estiver, a tendência é que você se depare com várias tempestades ao longo dos próximos meses, e em todas elas existe o risco de ser atingido por um raio. Descubra como se proteger!
Uma tempestade Nor’Easter atingiu Nova Iorque, nos Estados Unidos, e trouxe mais neve em um único dia do que a soma de toda a neve registrada nos últimos dois invernos. Entenda o fenômeno
Pesquisadores descobriram que um aglomerado de ilhas no Alasca pode na verdade ser um enorme supervulcão, interconectado por uma caldeira subterrânea gigantesca.
Experimentos sugerem que carrapatos preferem sangue humano com o aumento da temperatura. Isso significa que pode haver maior disseminação de doenças transmitidas por carrapatos com as mudanças climáticas.
Frutos foram encontrados congelados durante pesquisas na Rússia e a planta foi cultivada com sucesso pelos cientistas, batendo o recorde anterior que era de apenas 2000 anos.
Chuvas causaram estragos no centro da capital e, de acordo com o INMET, choveu mais de 65% da chuva esperada para todo o mês de novembro em apenas seis horas.
Partículas de microplástico foram encontradas em amostras de neve e água do Monte Everest, o que indica que nem o pico está a salvo da poluição. Em sua maioria são fibras de poliéster, provenientes dos alpinistas e de transporte por vento.
Encontrado durante pesquisa de helicóptero com carneiros selvagens em Utah, nos Estados Unidos, é possível que o objeto esteja há décadas no local. Os responsáveis pela estrutura e seu objetivo não foram identificados.
Esta semana, tempestades severas causadas por uma frente fria e uma região de baixa pressão trouxeram altos acumulados de chuva para o estado de São Paulo, causando alagamentos em diversas cidades.
As mudanças climáticas podem impossibilitar o cultivo de várias culturas em diferentes regiões do país, o que vai desestruturar a agricultura brasileira caso o agricultor não esteja informado e preparado para enfrentar os próximos anos.
A taxa de mortalidade das árvores em toda a bacia Amazônica está aumentando, e uma pesquisa feita por cientistas de diversos países indica que o processo tem relação com as mudanças climáticas.
No início da semana, chuvas torrenciais provocaram grandes inundações que danificaram estradas, arrastaram carros e invadiram casas na ilha de Creta, a mais populosa da Grécia
Relatório do IPBES indica que a exploração da natureza e o contato com animais selvagens aumentará o número de pandemias nos próximos anos, com potencial de causar mais danos que a COVID-19.
Fenômeno raro consiste no aparecimento de uma lua cheia adicional dentro de um determinado período de tempo. É a segunda lua cheia que vemos no mês de Outubro, coincidindo com o Halloween.
Estudos da biometeorologia apontam que as variáveis meteorológicas e o clima são responsáveis pelas diferenças na aparência dos seres humanos em partes distintas do planeta.