Fenômenos raros "hair ice" e "sincelo" registrados no Rio de Janeiro

Com a queda brusca de temperatura nos últimos dias, dois fenômenos meteorológicos raros se formaram no Parque Nacional do Itatiaia, que atingiu temperaturas baixíssimas de -7,6°C.

Hair Ice (lã de gelo) e Sincelo (nevoeiro congelado)
Parque Nacional do Itatiaia atingiu temperaturas negativas, permitindo a formação de dois fenômenos meteorológicos raríssimos. (imagens: Monitoramento Climático Fluminense)

A massa de ar frio que entrou no país na última semana causou uma série de fenômenos extremos. Geadas abrangentes se formaram na região Sul, especialmente na Serra Catarinense, e atingiram também estados do Sudeste e o Mato Grosso do Sul. Neve, chuva congelante e chuva congelada também foram vistos em diversos locais.

Mas alguns dos destaques mais exóticos aconteceram no Rio de Janeiro, um local conhecido pelo calor exorbitante. Uma estação meteorológica localizada no Parque Nacional do Itatiaia, no sul do Rio, registrou -7,6°C. Outra estação próxima, em Campo Belo, marcou valores de -9,2°C.

youtube video id=5cRngAm8uqA

O frio extremo e repentino trouxe condições para a formação de dois fenômenos meteorológicos muito raros, registrados pelo Monitoramento Climático Fluminense: A lã de gelo (hair ice), formação de gelo de beleza única; e o sincelo, uma espécie de nevoeiro congelado.

O que é Hair Ice (lã de gelo)?

Registrado pela primeira vez por Alfred Wegener em 1918, o fenômeno foi descrito como uma estranha formação que lembra cabelos de gelo saindo de madeiras apodrecidas. Foi apenas em 2015, quase cem anos depois, que um grupo de cientistas (Hofmann, Mätzler e Preuß) descobriu que o fenômeno se forma apenas na presença do fungo Exidiopsis Effusa.

O fungo permite com que os filamentos de gelo se estabilizem e se expandam a partir dos poros da madeira. Quando o fungo não está presente na madeira, o gelo até se forma, mas em uma estrutura semelhante a uma crosta comum.

Isso significa que condições muito específicas são necessárias para que a lã de gelo se forme: É necessária a presença de madeira úmida e podre, infectada com uma espécie de fungo muito específica, em um ambiente de ar úmido e temperaturas abaixo de 0°C. Mas o resultado dessa combinação é impressionante.

Como se forma o Sincelo (nevoeiro congelado)?

Já o sincelo ocorre quando gotículas líquidas de água super-resfriadas se congelam em superfícies. O fenômeno, registrado entre o Maciço das Prateleiras e o Morro das Antenas, foi causado pela presença de um nevoeiro denso, que saturou o ar com gotículas de água, e uma queda brusca de temperatura que resfriou as partículas.

vários tipos de sincelo, que podem variar entre formações pouco densas e semelhantes a açúcar até formas muito densas e transparentes, como cubos de gelo. O fenômeno carioca foi do tipo duro: o nevoeiro congela a barlavento, ou seja, no lado de onde um vento forte está soprando. Sincelos do mesmo tipo também foram registrados em Santa Catarina e Minas Gerais.

Na manhã da última sexta-feira (20/05), o Parque Nacional do Itatiaia não tinha registrado apenas uma temperatura baixa, mas sim a temperatura mais baixa de todo o país este ano. Com a chegada do inverno, fenômenos desse tipo ainda podem se repetir novamente nos próximos meses.