Massa de ar polar avança nos próximos dias e espalha o frio pelo centro-sul

Uma frente fria finalmente quebra o bloqueio atmosférico e penetra o continente, trazendo consigo uma massa de ar frio que fará as temperaturas caírem tanto no Sudeste quando no Sul, onde há risco de geada.

Massa de ar polar avança nos próximos dias e espalha o frio pelo centro-sul
Uma frente fria finalmente quebra o bloqueio e penetra o continente, trazendo uma massa de ar frio que fará as temperaturas caírem no Sul e Sudeste.

Ao longo desta quinta-feira (28), chuvas intensas atingem o Rio Grande do Sul, com possibilidade de queda de granizo. As tempestades são o resultado da formação de um ciclone e sua frente fria associada, e podem causar chuvas de até 50 mm e rajadas fortes de vento de até 85 km/h.

O tempo severo causar corte na energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos. Entre quinta e sexta-feira (29), o sistema também deve causar chuvas em Santa Catarina, Paraná e nas áreas litorâneas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Mas além do tempo severo, a frente traz uma massa de ar frio que deve fazer as temperaturas caírem rapidamente no Sul e em boa parte do Sudeste.

O frio se espalha e traz risco de geadas

A frente fria avançará rapidamente pelo Sul. Já na madrugada desta sexta-feira, temperaturas próximas de zero graus serão registradas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. risco de geada em ambos os Estados, especialmente na região serrana.

Risco de geadas nos três estados da Região Sul, com eventos de até forte intensidade nas regiões de Serra e de Planalto.

As temperaturas baixíssimas também chegam ao Paraná na madrugada do sábado (30), trazendo risco de geadas especialmente ao centro-sul, sudeste e sudoeste do Estado.

Massa de ar polar avança nos próximos dias e espalha o frio pelo centro-sul
Previsão de temperaturas mínimas para a madrugada do sábado (30) mostra valores próximos de 0 graus e possibilidade de geada no RS, em SC e também PR.

Graças a ocorrência de um bloqueio atmosférico, que inibiu a entrada de frentes frias em São Paulo, o INMET registrou o mês de julho mais quente da história - Isto é, desde a abertura da série histórica, em 1943.

Isso significa que este é, possivelmente, o inverno mais quente dos últimos 80 anos em São Paulo. Além de ser um óbvio sinal de que as mudanças climáticas também atingem o Brasil, o clima quente e seco prejudica a saúde e auxilia na formação de focos de incêndio.

O frio também chega ao Sudeste e as temperaturas mínimas ficam abaixo dos 10 graus em parte do estados de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Felizmente, o avanço da frente fria vai amenizar o calor em São Paulo, promovendo rajadas de vento, chuvas esparsas e uma queda acentuada da temperatura. Sábado espera-se uma mínima de 9 graus e máxima de 17 na capital paulista.

Massa de ar polar avança nos próximos dias e espalha o frio pelo centro-sul
Previsão de temperaturas mínimas para a madrugada do domingo (31) mostra uma queda das temperaturas em grande parte do Sudeste, especialmente em SP e sul de MG.

Temperaturas baixas também serão registradas no Sul de Minas, com mínimas chegando a 7 graus em Poços de Caldas neste sábado. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, as temperaturas ficam mais amenas mas não caem de maneira tão intensa.

Embora a queda de temperaturas traga um alívio ao calor das últimas semanas, vale notar que as temperaturas não devem chegar a valores próximos de 0 graus e, portanto, não há risco de geadas no Sudeste.