Risco de tempo severo diminui com chegada de ar frio no Brasil

Chuvas intensas estão atingindo o Sul, mas a tendência é de que o tempo mude ao longo do fim de semana. As tempestades cessam, deixando o tempo seco na maior parte das cidades, e uma massa de ar frio faz as temperaturas despencarem ao longo da semana que vem no país.

Redução das chuvas e retorno do frio para o Brasil
Neste fim de semana, as chuvas cessam no Sul, deixando o tempo seco na maior parte do Brasil. Uma massa de ar frio fará as temperaturas despencarem.

Nos últimos dias, os Estados da região Sul foram assolados por chuvas intensas e temporais que trouxeram acumulados acima da média - foram registrados mais de 100 mm em parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, um valor incomum para este período do ano.

Só nesta quarta-feira (22), Passo Fundo (RS) registrou 92 mm, enquanto Campos Novos (SC) registrou 79 mm de chuva.

Enquanto isso, na região Sudeste e no Centro-Oeste, as chuvas praticamente cessaram ao longo dos últimos dias. Acumulados baixos foram registrados no início da semana em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, mas nada muito significativo.

Agora, a entrada de uma nova massa de ar frio promete mudar o tempo no país, inclusive com possibilidade de geadas a partir deste fim-de-semana. Confira:

Tendência de redução das chuvas no país no fim de semana

A frente fria que atinge o Sul está se dirigindo para o oceano e vai se dissipar nos próximos dias, dando uma trégua para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina com uma janela de sol e tempo aberto que poderá ser bem aproveitada no fim de semana.

Mapa de previsão de chuva para o fim de semana
Mapa de chuvas da Tempo.com mostra que há apenas possibilidade de chuvas leves na região litorânea do Sudeste ao longo do fim de semana.

O sistema ainda pode causar chuvas fracas no Sudeste ao longo do fim de semana, especialmente nas regiões litorâneas de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, mas não são esperados acumulados significativos de chuva.

Ao longo da semana seguinte, o tempo se mantém predominantemente aberto e seco em todo o Sul, Sudeste e Centro-Oeste - Há apenas risco de chuvas mais fracas atingirem o Rio Grande do Sul por volta dos dias 27 e 29.

Massa de ar frio traz risco de geadas a partir do fim de semana

A entrada de uma massa de ar frio ao longo da semana que vem fará as temperaturas caírem no Sul. Já neste fim de semana, o frio será sentido no Rio Grande do Sul e há risco de geadas localizadas no Estado na madrugada de domingo (26).

temperatura mínima
Mapa de temperaturas mostra a entrada de uma massa de ar frio ao longo do fim de semana, fazendo as temperaturas caírem especialmente no Rio Grande do Sul.

Ao longo da semana que vem, uma massa de ar frio penetrará o continente trazendo um frio mais generalizado. Embora não seja uma onda de frio extremamente intensa, ainda há risco de geadas localizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sul do Paraná.

Uma leve queda das temperaturas também será sentida em São Paulo e Mato Grosso do Sul, embora a diferença seja pequena e não cause um contraste térmico elevado. Os demais estados do Sudeste e Centro-Oeste não sentirão os efeitos da massa de ar frio e nem mudanças significativas na temperatura ao longo da semana que vem.