Forte tempestade solar pode atingir a Terra nesta terça-feira, 19 de julho

Modelos preditivos da NASA indicam que uma tempestade solar forte pode atingir a Terra em um impacto direto nesta terça-feira (19), causando problemas em satélites, radios, GPS e até mesmo na rede de energia elétrica.

Forte tempestade solar pode atingir a terra nesta terça-feira (19)
Modelos preditivos da NASA indicam que uma tempestade solar forte pode atingir a Terra em um impacto direto nesta terça-feira (19).

O ano de 2022 está sendo marcado por uma atividade solar muito frequente e intensa. De acordo com agências meteorológicas governamentais nos EUA e no Reino Unido, somente em março, a Terra foi atingida por duas tempestades geomagnéticas separadas.

Embora o evento não tenha causado problemas severos, ele foi suficiente para colocar o assunto novamente em pauta - e com razão, uma vez que tempestades solares intensas podem causar grandes danos em aparatos tecnológicos que utilizamos em nosso dia-a-dia.

Em 1989, por exemplo, uma tempestade solar forte interrompeu o fornecimento de energia para 6 milhões de pessoas. A mesma tempestade travou a bolsa de valores de Toronto após danificar seus computadores. E em fevereiro deste ano, 40 satélites SpaceX Starlink foram perdidos após uma tempestade solar tirá-los de órbita.

O fato é que ainda estamos despreparados para uma tempestade geomagnética forte. A internet global depende de cabos submarinos cujos repetidores desprotegidos serão facilmente danificados pela próxima tempestade solar forte, o que pode interromper a conexão mundial por semanas ou até mesmo meses.

A preocupação aumenta já que as últimas semanas têm sido atipicamente ativas. No início deste mês, uma nova tempestade geomagnética atingiu a terra e causou auroras brilhantes sobre o Canadá. Na sexta-feira, uma erupção solar causou apagões de rádio em muitas partes do mundo.

E agora, modelos preditivos da NASA indicam a possibilidade de uma tempestade solar forte atingir em cheio o nosso planeta.

Dra. Tamitha Skov, uma especialista em clima espacial, foi às mídias sociais para compartilhar a notícia junto com um vídeo do modelo de previsão da NASA. Skov é cientista pesquisadora da Aerospace Corporation e educadora premiada.

De acordo com a cientista, os modelos indicam uma erupção lançada para o espaço em uma zona capaz de causar um impacto direto em nosso planeta nesta terça-feira (19).

A orientação magnética da tempestade solar, no entanto, é difícil de ser prevista. Se o campo magnético desta tempestade estiver orientado para o sul, é possível que sejamos atingidos por uma tempestade de categoria G2 ou até mesmo G3 (forte).

Alguns dos efeitos possíveis de tempestades nesta categoria (G3) são:

  • Auroras intensas;
  • Interrupções no sistema GPS;
  • Interrupções em transmissões de rádio;
  • Falsos alarmes em dispositivos de segurança;
  • Danos em transformadores de energia;
  • Interrupções pequenas na transmissão de energia elétrica;
  • Além dos danos e problemas que podem ocorrer em diversos satélites ao redor do planeta.

O Sol está entrando em uma fase ativa do seu ciclo solar, então a tendência é de que, infelizmente, incidentes como esses aumentem em frequência e intensidade ao longo dos próximos meses.